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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
 
Reprodução Animal
 
Disciplina: VRA2200 - Desenvolvendo competências e autogestão de carreira
Developing skills and career self-management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
O objetivo desta matéria optativa será tornar o aluno da FMVZ-USP competitivo e resiliente, para adentrar ao mercado de trabalho e até mesmo para finalizar a graduação com maior perspectiva de desempenho pessoal e psicológico, assim como, técnico e acadêmico.
Atualmente temos outros cursos de medicina veterinária, principalmente àqueles particulares, focando em habilidades não técnicas, seja com grupos de estudo bastante engajados junto aos alunos, seja com disciplinas totalmente voltadas ao empreendedorismo.
Nossa intenção com esta disciplina será não apenas mostrar aos alunos um pouco do que irão encontrar no mercado de trabalho, ao lidarem com pessoas (sejam colegas de trabalho ou com clientes), ao venderem o seu trabalho e suas qualidades, assim como, mostrar para eles também quais são as ferramentas e habilidades que podem desenvolver e aprimorar para se tornarem profissionais de destaque e com diferenciais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1463350 - Mayra Elena Ortiz D'Avila Assumpção
 
Programa Resumido
Qualidade máxima de atendimento
Preparando-se para atender o cliente
KPIs
Autoconhecimento
Comunicação é a alma do negócio
Mecanismos de defesa
Organização e planejamento futuro
 
 
 
Programa
Qualidade máxima de atendimento – A importância do visual para o profissional liberal 
Qualidade máxima de atendimento – Tipos de pessoas
Qualidade máxima de atendimento – Atendimento Pessoal 
Preparando-se para atender o cliente – Quem é o cliente? 
Preparando-se para atender o cliente – Profissionalismo 
Preparando-se para atender o cliente – Atendimento telefônico
Preparando-se para atender o cliente – Tipos de cliente e tipos de negócio
KPIs – O que são, como identificar os meus, para o que servem?
Autoconhecimento – Psicologia aplicada a negócios 
Comunicação é a alma do negócio: Verbal e não verbal 
Comunicação é a alma do negócio: Prática de Role-play
Comunicação é a alma do negócio: Compassiva, efetiva, empática
Comunicação é a alma do negócio: Feedback
Mecanismos de defesa: O que são, como identificar e como lidar com os meus e dos outros; 
Organização e planejamento futuro: mapas mentais, visão arquetípica, planos SMART, análise FOFA (identificação de pontos fortes e fracos);
Organização e planejamento futuro: mapas mentais, visão arquetípica, planos SMART, análise FOFA (identificação de pontos fortes e fracos) – prática.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação- Nota por participação e atividade prática Método: Aulas teóricas e práticas. Duas práticas interativas
Critério
Participação ativa
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
Pessoas de resultado (Livro texto, autor Luiz Fernando Garcia, editora Gente), 
O cavaleiro preso na armadura (Livro texto, autor Robert Fisher, editora Record), 
O cérebro de Buda (Livro texto, Rick Hanson, editora Alaúde), 
O jeito Harvard de ser feliz (livro texto, Shawn Achor, editora Benvirá), 
O cérebro de alta performance (livro texto, Luiz Fernando Garcia, editora Gente), 
A arte da Guerra (livro texto, Sun Tzu, editora Edipro), 
Equipes Brilhantes (livro texto, Daniel Coyle, editora sextante).
 

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