O objetivo desta matéria optativa será tornar o aluno da FMVZ-USP competitivo e resiliente, para adentrar ao mercado de trabalho e até mesmo para finalizar a graduação com maior perspectiva de desempenho pessoal e psicológico, assim como, técnico e acadêmico. Atualmente temos outros cursos de medicina veterinária, principalmente àqueles particulares, focando em habilidades não técnicas, seja com grupos de estudo bastante engajados junto aos alunos, seja com disciplinas totalmente voltadas ao empreendedorismo. Nossa intenção com esta disciplina será não apenas mostrar aos alunos um pouco do que irão encontrar no mercado de trabalho, ao lidarem com pessoas (sejam colegas de trabalho ou com clientes), ao venderem o seu trabalho e suas qualidades, assim como, mostrar para eles também quais são as ferramentas e habilidades que podem desenvolver e aprimorar para se tornarem profissionais de destaque e com diferenciais.
Qualidade máxima de atendimento Preparando-se para atender o cliente KPIs Autoconhecimento Comunicação é a alma do negócio Mecanismos de defesa Organização e planejamento futuro
Qualidade máxima de atendimento – A importância do visual para o profissional liberal Qualidade máxima de atendimento – Tipos de pessoas Qualidade máxima de atendimento – Atendimento Pessoal Preparando-se para atender o cliente – Quem é o cliente? Preparando-se para atender o cliente – Profissionalismo Preparando-se para atender o cliente – Atendimento telefônico Preparando-se para atender o cliente – Tipos de cliente e tipos de negócio KPIs – O que são, como identificar os meus, para o que servem? Autoconhecimento – Psicologia aplicada a negócios Comunicação é a alma do negócio: Verbal e não verbal Comunicação é a alma do negócio: Prática de Role-play Comunicação é a alma do negócio: Compassiva, efetiva, empática Comunicação é a alma do negócio: Feedback Mecanismos de defesa: O que são, como identificar e como lidar com os meus e dos outros; Organização e planejamento futuro: mapas mentais, visão arquetípica, planos SMART, análise FOFA (identificação de pontos fortes e fracos); Organização e planejamento futuro: mapas mentais, visão arquetípica, planos SMART, análise FOFA (identificação de pontos fortes e fracos) – prática.
Pessoas de resultado (Livro texto, autor Luiz Fernando Garcia, editora Gente), O cavaleiro preso na armadura (Livro texto, autor Robert Fisher, editora Record), O cérebro de Buda (Livro texto, Rick Hanson, editora Alaúde), O jeito Harvard de ser feliz (livro texto, Shawn Achor, editora Benvirá), O cérebro de alta performance (livro texto, Luiz Fernando Garcia, editora Gente), A arte da Guerra (livro texto, Sun Tzu, editora Edipro), Equipes Brilhantes (livro texto, Daniel Coyle, editora sextante).