Conhecer a produção da gestão em diferentes equipamentos e espaços de gestão do SUS.
Discutir diferentes possibilidades de compreender e exercer a gestão em saúde no âmbito do SUS. Desenvolver ferramentas analíticas e estratégias de observação participativa em diferentes espaços de gestão. Oferecer oportunidades de vivência da gestão em diferentes espaços do SUS. Analisar criticamente as experiências vividas.
1.Gestão em saúde – diferentes perspectivas teóricas. 2.Ferramentas analíticas do trabalho em saúde. 3.Observação participante. Diário de campo . 4.Trabalho de campo. 5. Seminários.
1. Altoé, S. René Lourau: Analista Institucional em Tempo Integral. São Paulo: Hucitec, 2004. 2. Hess, R.; Weigand, G. A escrita implicada. Cadernos de Educação, Cadernos de Educação, Reflexões e Debates, n.11, pp. 14-25, 2006. 3. Mendes, V. M. et al. Ocupações poÉticas de si e do outro: cartografando encontros entre arte, cultura e produção da vida. Psicologia Política, v. 19, n. 45. pp. 351-369, 2019. 4. Paulon, S. M. A Análise de Implicação como Ferramenta na Pesquisaintervenção. Psicologia & Sociedade, v. 17, n. 3, pp. 18-25, 2005. 5. Pêssoa, L. R. Manual do Gerente: desafios da média gerência na saúde. Rio de Janeiro: ENSP, 2011.208 p. 6. Queiroz, D. T. et al. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Revista de Enfermagem UERJ, v. 15, n. 2, pp. 276-283, 2007. 7. Rolnik, S. Cartografia Sentimental, Transformações contemporâneas do desejo. 2ª ed. São Paulo: UFRGS, 2016.