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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplina: 0060013 - Nutrição e Prática Profissional: Atividade Integradora
Nutrition and Professional Practice: Integrative Activity

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Conhecer a profissão do nutricionista e os cenários de prática profissional; Reconhecer nesses cenários de prática as ações de saúde e alimentação; Compreeender o significado dos cenários de prática profissional como espaços de formação; Utilizar método de observação na aquisição de informações nos cenários de prática; Demonstrar uma postura ética nas relações estabelecidas nesses cenários de prática
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8056056 - Maria Laura da Costa Louzada
2808630 - Wolney Lisbôa Conde
 
Programa Resumido
Histórico da profissão. Cenários de prática profissional do Nutricionista e as ações de saúde e alimentação. Legislação profissional. Universidade, extensão universitária e serviço comunitário.
 
 
 
Programa
Histórico da profissão. Cenários de prática profissional (hospital, restaurante, unidade básica de saúde, indústria de alimentos, secretarias municipais e estaduais). Técnicas de observação. Regulamentação da profissão. Associações profissionais. Missão da universidade. Formação profissional e extensão universitária. Estratégias de ensino: O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: entrevistas; Observação; Trabalhos de campo em grupo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Instrumentos de avaliação: A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: relatórios.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Uso apropriado de conceitos na realização de atividades laboratoriais e/ou experimentais; Articulação da resposta com as correntes teóricas analisadas e a bibliografia indicada/pertinente; Argumentação alicerçada em conceitos teóricos e/ou dados empíricos; Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisões fundamentadas em evidências científicas; Organização lógica das idéias e da argumentação apresentadas; Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou caso de estudo; Respeito à diversidade; Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
1.Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 5. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em nutrição. 2001.
2.Brasil. Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991. Regulamenta a profissão de nutricionista e determina outras providências. Diário Oficial da União. 18 de setembro de 1991. Disponível em: http://www.cfn.org.br/novosite/conteudo.aspx?IDMenu=56
3.Calado CLA. A expansão dos cursos de nutrição no Brasil e a nova Lei de Diretrizes e Bases LDB. 2004. Disponível em: http://www.cfn.org.br/variavel/destaque/expansao.doc
4.Cascudo LC. História da Alimentação no Brasil. São Paulo: Global; 2004.
5.CFN - Conselho Federal de Nutricionistas. Resolução nº. 334, de 10 de maio de 2004. Dispõe sobre o Código de Ética do Nutricionista e dá outras providências. 2004. Disponível em: http://www.cfn.org.br/novosite/pdf/res/2000_2004/res334.pdf
6.CFN – Conselho Federal de Nutricionistas. Resolução nº 380, de 28 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições e estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação, e dá outras providências. Diário Oficial da União. 10 de janeiro de 2006; Seção 1. Disponível em: http://www.cfn.org.br/novosite/pdf/res/2005/res380.pdf
7.Vasconcelos FAG. O nutricionista no Brasil: uma análise histórica. Rev Nutr. 2002; 15(2): 127-138. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rn/v15n2/11829.pdf
8.Alves-Mazzotti A, Gewandsznajder F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira; 1998.
9.Luna S. Planejamento de pesquisa: uma Introdução. São Paulo: EDUC; 1996.
10.Minayo MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 11. ed. Petrópolis: Vozes; 1999.
 

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