Identificar as necessidades sociais de alimentação de diferentes grupos da população. Identificar os setores envolvidos na área de alimentação e nutrição. Entender a relação entre escolhas alimentares e processo saúde-doença Reconhecer o papel do nutricionista como agente promotor da saúde.
Alimentação na perspectiva de diferentes grupos sociais. Espaços e cenários de atuação dos profissionais da área de alimentação e nutrição. Métodos e técnicas de entrevistas.
Setores envolvidos na área de alimentação e nutrição: agricultura, educação, saúde, desenvolvimento social e economia. Necessidades de saúde e alimentação da população. Métodos e técnicas de entrevista. Desenvolvimento de instrumentos para coleta de dados na área de alimentação e nutrição. Estratégias de ensino: O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: entrevistas; Trabalho de campo em grupo; estudo dirigido; seminário.
1.Azevedo E, Pelicioni MCF. Agroecologia e promoção da saúde no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2012; 31(4):290-5. 2.Britten N. Entrevistas qualitativas. In: Pope C, Mays N. (Orgs.) Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Trad. de AP Fajardo. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2009. Capítulo 2, p. 23-31.3.Diez-Garcia RW. Reflexos da globalização na cultura alimentar: considerações sobre mudanças na alimentação urbana. Rev Nutr. 2003; 16 (3). 4.Pinheiro M, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ/ABRASCO; 2001.5.Poulain JP, Proença R. Reflexões metodológicas para o estudo das práticas alimentares. Rev Nutr. 2003; 16 (4): 365-386. 6.Jomori MM, Proença RP da C, Calvo MCM. Determinantes de escolha alimentar. Rev Nutr. 2008; 21 (1): 63-73. 7.Navolar TS, Tesser CD, Azevedo E. Contribuições para a construção da Nutrição Complementar Integrada. Interface 2012; 16(41): 515-528. 8.Oliveira SP de, Thébaud-Mony A. Estudo do consumo alimentar: em busca de uma abordagem multidisciplinar. Rev Saúde Pública 1997; 31(2): 201-8. 9.Rossi A, Moreira EAM, Rauen MS. Determinantes do comportamento alimentar: uma revisão com enfoque na família. Rev. Nutr. 2008; 21 (6): 739-48.10.Schon D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed; 2000.11.Rocha C; Burlandy L; Magalhães R. (Orgs.) Segurança Alimentar e Nutricional: perspectivas, aprendizados e desafios para as políticas públicas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013.