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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplina: 0060014 - Necessidades Sociais de Alimentação: Atividade Integradora
Social Needs of Food: Integrative Activity

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Identificar as necessidades sociais de alimentação de diferentes grupos da população.
Identificar os setores envolvidos na área de alimentação e nutrição. 
Entender a relação entre escolhas alimentares e processo saúde-doença 
Reconhecer o papel do nutricionista como agente promotor da saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
460053 - Claudia Maria Bógus
 
Programa Resumido
Alimentação na perspectiva de diferentes grupos sociais. Espaços e cenários de atuação dos profissionais da área de alimentação e nutrição. Métodos e técnicas de entrevistas.
 
 
 
Programa
Setores envolvidos na área de alimentação e nutrição: agricultura, educação, saúde, desenvolvimento social e economia. Necessidades de saúde e alimentação da população. Métodos e técnicas de entrevista. Desenvolvimento de instrumentos para coleta de dados na área de alimentação e nutrição.

Estratégias de ensino:
O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas:  entrevistas; Trabalho de campo em grupo; estudo dirigido; seminário.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Instrumentos de avaliação: A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: seminário; análise de casos; relatórios.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; Argumentação alicerçada em conceitos teóricos e/ou dados empíricos; Organização lógica das idéias e da argumentação apresentada; Execução de tarefas, considerando as atribuições dos membros da equipe; Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso; Responsabilidade com a sua própria educação; Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
1.Azevedo E, Pelicioni MCF. Agroecologia e promoção da saúde no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2012; 31(4):290-5. 
2.Britten N. Entrevistas qualitativas. In: Pope C, Mays N. (Orgs.) Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Trad. de AP Fajardo. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2009. Capítulo 2, p. 23-31.
3.Diez-Garcia RW. Reflexos da globalização na cultura alimentar: considerações sobre mudanças na alimentação urbana. Rev Nutr. 2003; 16 (3).
4.Pinheiro M, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ/ABRASCO; 2001.
5.Poulain JP, Proença R. Reflexões metodológicas para o estudo das práticas alimentares. Rev Nutr. 2003; 16 (4): 365-386.
6.Jomori MM, Proença RP da C, Calvo MCM. Determinantes de escolha alimentar. Rev Nutr. 2008; 21 (1): 63-73.
7.Navolar TS, Tesser CD, Azevedo E. Contribuições para a construção da Nutrição Complementar Integrada. Interface 2012; 16(41): 515-528.
8.Oliveira SP de, Thébaud-Mony A. Estudo do consumo alimentar: em busca de uma abordagem multidisciplinar. Rev Saúde Pública 1997; 31(2): 201-8.
9.Rossi A, Moreira EAM, Rauen MS. Determinantes do comportamento alimentar: uma revisão com enfoque na família. Rev. Nutr. 2008; 21 (6): 739-48.
10.Schon D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed; 2000.
11.Rocha C; Burlandy L; Magalhães R. (Orgs.) Segurança Alimentar e Nutricional: perspectivas, aprendizados e desafios para as políticas públicas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013.
 

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