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Faculdade de Saúde Pública
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Saúde Pública
Disciplina: 0060014 - Necessidades Sociais de Alimentação: Atividade Integradora
Social Needs of Food: Integrative Activity
Créditos Aula:
2
Créditos Trabalho:
0
Carga Horária Total:
30 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
15/07/2019
Desativação:
Objetivos
Identificar as necessidades sociais de alimentação de diferentes grupos da população. Identificar os setores envolvidos na área de alimentação e nutrição. Entender a relação entre escolhas alimentares e processo saúde-doença Reconhecer o papel do nutricionista como agente promotor da saúde.
Docente(s) Responsável(eis)
460053 - Claudia Maria Bógus
Programa Resumido
Alimentação na perspectiva de diferentes grupos sociais. Espaços e cenários de atuação dos profissionais da área de alimentação e nutrição. Métodos e técnicas de entrevistas.
Programa
Setores envolvidos na área de alimentação e nutrição: agricultura, educação, saúde, desenvolvimento social e economia. Necessidades de saúde e alimentação da população. Métodos e técnicas de entrevista. Desenvolvimento de instrumentos para coleta de dados na área de alimentação e nutrição. Estratégias de ensino: O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: entrevistas; Trabalho de campo em grupo; estudo dirigido; seminário.
Avaliação
Método
Instrumentos de avaliação: A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: seminário; análise de casos; relatórios.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; Argumentação alicerçada em conceitos teóricos e/ou dados empíricos; Organização lógica das idéias e da argumentação apresentada; Execução de tarefas, considerando as atribuições dos membros da equipe; Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso; Responsabilidade com a sua própria educação; Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
Bibliografia
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3.Diez-Garcia RW. Reflexos da globalização na cultura alimentar: considerações sobre mudanças na alimentação urbana. Rev Nutr. 2003; 16 (3).
4.Pinheiro M, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ/ABRASCO; 2001.
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6.Jomori MM, Proença RP da C, Calvo MCM. Determinantes de escolha alimentar. Rev Nutr. 2008; 21 (1): 63-73.
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10.Schon D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed; 2000.
11.Rocha C; Burlandy L; Magalhães R. (Orgs.) Segurança Alimentar e Nutricional: perspectivas, aprendizados e desafios para as políticas públicas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013.
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