Conhecer os princípios e conceitos sobre o acesso e uso da informação especializada, técnica e científica, de interesse à área de alimentação e nutrição; Identificar os meios de Conhecer os princípios e conceitos sobre o acesso e uso da informação especializada, técnica e científica, de interesse à área de alimentação e nutrição; Compreender o impacto na ciência das informações produzidas sobre alimentação e nutrição; Saber como hierarquizar e organizar criticamente uma informação visando a sua divulgação; Apresentar ao graduando as bases de dados bibliográficas e as etapas que compõem um trabalho acadêmico. A escrita do trabalho acadêmico
Orientar o estudante no acesso à informação especializada, técnica e científica, de interesse para a área de alimentação e nutrição abordando temas como os principais sistemas de comunicação científica em nível nacional e mundial, tipos e características da literatura publicada, uso da Biblioteca da FSP, das bases de dados de interesse para a nutrição, além das bibliotecas virtuais em saúde. Da mesma forma, orientar o aluno na construção de um texto acadêmico a partir das informações obtidas nas diversas fontes de informação, ou seja, a prática da elaboração de um trabalho acadêmico. Ao final, o aluno deve ser capaz de elaborar um texto de natureza acadêmica com os resultados de busca obtido no uso das publicações indexadas nos sistemas bibliográficos de informação e divulgá-lo em um texto acadêmico, ou jornalístico, ou em redes sociais.
Bases de dados bibliográficas. Formas de acesso à informação. Hierarquização e organização crítica da informação. Comunicação social. Métodos e técnicas de comunicação em alimentação e nutrição. Estruturação e apresentação de estudos.
1.Castells M. A sociedade em rede. Madrid: Alianza; 2009. 2.Cuenca AMB. et al. A biblioteca virtual e o acesso às informações científicas e acadêmicas. Revista USP 2008(80): 72-83. 3. Cuenca AMB et al. Informação em saúde pública e atualização do conhecimento. In: Rocha A de A, Cesar CLG, editores. Saúde Pública: bases conceituais. 2ª ed. São Paulo: Atheneu;2013. p. 369-386 4.Darnton R. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São Paulo: Companhia das Letras; 2010. 5. Russo, M. Ética e integridade na ciência: da responsabilidade do cientista à responsabilidade coletiva. Estudos Avançados 2014 28(80), 189-98. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142014000100016 6.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Biblioteca CIR. Guia de apresentação de teses. 2ª ed. São Paulo (SP); 2018 online. Disponível em http://www.biblioteca.fsp.usp.br/guia 7.Volpato GL. Ciência: da filosofia à publicação. 6ª ed. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2013.