Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplina: 0060018 - Comunicação e Informação: Atividade Integradora
Communication and Information: Integrative Activity

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Conhecer os princípios e conceitos sobre o acesso e uso da informação especializada, técnica e científica, de interesse à área de alimentação e nutrição; Identificar os meios de Conhecer os princípios e conceitos sobre o acesso e uso da informação especializada, técnica e científica, de interesse à área de alimentação e nutrição; Compreender o impacto na ciência das informações produzidas sobre alimentação e nutrição; Saber como hierarquizar e organizar criticamente uma informação visando a sua divulgação; Apresentar ao graduando as bases de dados bibliográficas e as etapas que compõem um trabalho acadêmico. A escrita do trabalho acadêmico
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
615336 - Angela Maria Belloni Cuenca
 
Programa Resumido
Orientar o estudante no acesso à informação especializada, técnica e científica, de interesse para a área de alimentação e nutrição abordando temas como os principais sistemas de comunicação científica em nível nacional e mundial, tipos e características da literatura publicada, uso da Biblioteca da FSP, das bases de dados de interesse para a nutrição, além das bibliotecas virtuais em saúde. Da mesma forma, orientar o aluno na construção de um texto acadêmico a partir das informações obtidas nas diversas fontes de informação, ou seja, a prática da elaboração de um trabalho acadêmico. Ao final, o aluno deve ser capaz de elaborar um texto de natureza acadêmica com os resultados de busca obtido no uso das publicações indexadas nos sistemas bibliográficos de informação e divulgá-lo em um texto acadêmico, ou jornalístico, ou em redes sociais.
 
 
 
Programa
Bases de dados bibliográficas. Formas de acesso à informação. Hierarquização e organização crítica da informação. Comunicação social. Métodos e técnicas de comunicação em alimentação e nutrição. Estruturação e apresentação de estudos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do desempenho do estudante, que tem como foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: exercícios; prática em sala de aula e habilidade na busca da informação; escrita do trabalho acadêmico.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Coerência na explicitação de conceitos; Uso apropriado de conceitos na realização de atividades acadêmicas; Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; Organização lógica das ideias e argumentação apresentadas; Capacidade de trabalhar em equipe; Responsabilidade com a própria educação.
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
1.Castells M. A sociedade em rede. Madrid: Alianza; 2009. 2.Cuenca AMB. et al. A biblioteca virtual e o acesso às informações científicas e acadêmicas. Revista USP 2008(80): 72-83. 3. Cuenca AMB et al. Informação em saúde pública e atualização do conhecimento. In: Rocha A de A, Cesar CLG, editores. Saúde Pública: bases conceituais. 2ª ed. São Paulo: Atheneu;2013. p. 369-386 4.Darnton R. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São Paulo: Companhia das Letras; 2010. 5. Russo, M. Ética e integridade na ciência: da responsabilidade do cientista à responsabilidade coletiva. Estudos Avançados 2014 28(80), 189-98. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142014000100016 6.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Biblioteca CIR. Guia de apresentação de teses. 2ª ed. São Paulo (SP); 2018 online. Disponível em http://www.biblioteca.fsp.usp.br/guia 7.Volpato GL. Ciência: da filosofia à publicação. 6ª ed. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2013.
 

Clique para consultar os requisitos para 0060018

Clique para consultar o oferecimento para 0060018

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP