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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplina: 0060018 - Comunicação e Informação: Atividade Integradora
Communication and Information: Integrative Activity

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 31/12/2016

Objetivos
Conhecer as diferentes formas de uso e de acesso ao conhecimento.
Identificar os meios de comunicação e informação de temas relacionados à alimentação e nutrição.
Compreender o impacto e a abrangência das informações sobre alimentação e nutrição.
Produzir material informativo em nutrição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
615336 - Angela Maria Belloni Cuenca
 
Programa Resumido
Acesso e uso à informação.  Conceito de comunicação e os diferentes meios de comunicação. Comunicação e legislação. Mídia, corpo e nutrição. A informação nutricional.
 
 
 
Programa
Bases de dados bibliográficos. Formas de acesso. Hierarquização e organização crítica da informação. Comunicação científica. Comunicação social. Métodos e técnicas de comunicação em alimentação e nutrição. Estruturação e apresentação de estudos. Informações nutricionais direcionadas a públicos específicos. Material escrito e audiovisual.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do desempenho do estudante, que tem como foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: exercícios; prática em sala de aula e habilidade na busca da informação; escrita do trabalho acadêmico.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Coerência na explicitação de conceitos; Uso apropriado de conceitos na realização de atividades acadêmicas; Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; Organização lógica das ideias e argumentação apresentadas; Capacidade de trabalhar em equipe; Responsabilidade com a própria educação.
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
1.Castells M. A sociedade em rede. Madrid: Alianza; 2009. 
2.Cuenca AMB. et al. A biblioteca virtual e o acesso às informações científicas e acadêmicas. Revista USP 2008(80): 72-83.
3. Cuenca AMB et al. Informação em saúde pública e atualização do conhecimento. In: Rocha A de A, Cesar CLG, editores. Saúde Pública: bases conceituais. 2ª ed. São Paulo: Atheneu;2013. p. 369-386 
4.Darnton R. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São Paulo: Companhia das Letras; 2010. 
5. Russo, M. Ética e integridade na ciência: da responsabilidade do cientista à responsabilidade coletiva. Estudos Avançados 2014 28(80), 189-98.  https://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142014000100016
6.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Biblioteca CIR. Guia de apresentação de teses. 2ª ed. São Paulo (SP); 2018 online. Disponível em http://www.biblioteca.fsp.usp.br/guia
 7.Volpato GL. Ciência: da filosofia à publicação. 6ª ed. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2013.
 

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