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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplina: 0060019 - Dieta, Alimentação e Cenários de Prática: Atividade Integradora
Diet, Food and Practical Setting: Integrative Activity

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Objetivos: 
Reconhecer os determinantes das escolhas alimentares nos diferentes ciclos da vida.
Verificar as barreiras e facilidades para a manutenção de uma alimentação saudável.
Utilizar métodos de observação e entrevista na aquisição de informações nos cenários de prática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2970406 - Fernanda Baeza Scagliusi
1403193 - Marly Augusto Cardoso
 
Programa Resumido
Determinantes das escolhas alimentares nos diferentes ciclos da vida. Planejamento de pesquisa de campo.
 
 
 
Programa
Determinantes biopsicossociais e culturais das escolhas alimentares. Responsabilidade técnica do nutricionista no planejamento dietético nos diferentes cenários de prática. Metodologia de pesquisa de diagnóstico do comportamento alimentar (pesquisa bibliográfica, observação, entrevista). A pesquisa como instrumento para tomada de decisão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino: O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aula expositiva, com a participação dos estudantes; estudo dirigido; atividades em grupo. Instrumentos de avaliação: A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: produções individuais e/ou coletivas.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); Coerência e fundamentação teórica na elaboração da resposta; Articulação da resposta com as correntes teóricas analisadas e a bibliografia indicada/pertinente; Ideias/posicionamento que expressam postura crítica e/ou humanista e/ou ética frente a situações ou casos; Responsabilidade com a própria educação.
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
1.Barreto SM, et al. Análise da estratégia global para alimentação saudável, atividade física e saúde, da OMS. Epidemiol Serv Saúde. 2005; 14 (1): 41-62. [Documento elaborado pelo Grupo Técnico Assessor instituído pela Portaria do MS nº 596, de 8 abr 2004]. Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/docEgFinalSubmetido.pdf
2.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação Geral da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília, DF, 2006. Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/guia_alimentar_conteudo.pdf
3.Diez-Garcia RW. Representações sociais da alimentação e saúde. Rev Saúde Colet. 1997; 7(2): 51-68.
4.Fisberg RM, Slater B, Marchioni DML, Martini LA, organizadoras. Inquéritos alimentares: métodos e bases científicas. 1 ed. Barueri: Manole; 2005.
5.Silva SMCS. Cardápio: guia prático para a elaboração. 2. ed. São Paulo: Roca; 2008.
 

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