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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplina: 0060020 - Avaliação Nutricional e Alimentar de Populações: Atividade Integradora
Nutritional and Dietary Assessment in Populations: Integrative Activity

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Conhecer e interpretar causas de problemas nutricionais;
Aplicar os métodos de inquérito alimentar em cenários de prática;
Aplicar métodos da abordagem quantitativa para análise do consumo alimentar;
Analisar as condições de nutrição de indivíduos e grupos;
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2143661 - Regina Mara Fisberg
 
Programa Resumido
Determinantes socioeconômicos, biológicos, culturais e ambientais das condições nutricionais. Integração de métodos e técnicas de avaliação nutricional e situação epidemiológica. Desenvolvimento de um modelo geral de determinação do estado nutricional.
 
 
 
Programa
Instrumentos de coleta de dados de consumo alimentar, avaliação do estado nutricional e determinantes das condições nutricionais. Delineamento de estudos nutricionais. Sistematização, análise e interpretação dos dados coletados. Dados coletados e sua relação com problemas nutricionais brasileiros.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino: O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aula expositiva, com a participação dos estudantes; exercícios práticos; trabalho em grupo. Instrumentos de avaliação: A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: provas; produções individuais e/ou coletivas; análise de casos.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; Ideias/posicionamento que expressam postura crítica e/ou humanista e/ou ética frente a situações ou casos; Capaz de aplicar conhecimentos na execução das atividades propostas; Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso; Demonstração de autonomia e colaboração na execução de tarefas; Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
Não oferece 2ª avaliação.
 
Bibliografia
     
1.Bingham SA. Biomarkers in nutritional epidemiology. Public Health Nutrition. 2002; 5(6): 821-827. Disponível em: http://journals.cambridge.org/download.php?file=%2FPHN%2FPHN5_6a%2FS136898000200109Xa.pdf&code=3d4565cb52aecfc24579326df0a7aa58
2.Fisberg RM, Slater B, Marchioni DML, Martini LA. Inquéritos alimentares: métodos e bases científicos. São Paulo: Editora Manole; 2005.
3.Jenab M, Slimani N, Bictash M, Ferrari P, Bingham SA. Biomarkers in nutritional epidemiology: applications, needs and new horizons. Human Genet. 2009; 125: 507-525. Disponível em: http://www.springerlink.com/content/hh00r02971u22122/fulltext.pdf
4.WHO – World Health Organization. Physical Status: the use and interpretation of anthropometry. Report of a WHO expert committee. Geneva: WHO; 1995. [Technical Report Series 854]. Disponível em: http://whqlibdoc.who.int/trs/WHO_TRS_854.pdf
5.WHO - World Health Organization. Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. Report of a joint WHO/FAO expert consultation. Geneva: WHO; 2003. [WHO Technical Report Series, 916]. Disponível em: http://whqlibdoc.who.int/trs/who_trs_916.pdf
 

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