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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Saúde Pública
 
Disciplina: 0060023 - Práticas Educativas com Grupos: Atividade Integradora
Educational Practices with Groups: Integrative Activity

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Planejar ações educativas voltadas para uma situação nutricional de um grupo populacional específico. Comparar a prescrição dietética e a ações educativas em nutrição. Reconhecer a função educativa do nutricionista na equipe multiprofissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1891410 - Sandra Maria Lima Ribeiro
 
Programa Resumido
Educação Nutricional: conceitos e objetivos. Programas e projetos educativos aplicados na área de Alimentação e Nutrição. Modelos e teorias aplicadas em Educação Nutricional. Barreiras e estratégias educativas em Educação Nutricional.
 
 
 
Programa
Educação Nutricional: conceitos e aplicações no contexto das políticas públicas. Modelos, teorias e estratégias aplicadas em projetos e programas. Planejamento e análise qualitativa de atividades educativas baseados no diagnóstico nutricional. Etapas para o planejamento e desenvolvimento de ações educativas com grupos populacionais específicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino: O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aulas interativas; implementação de ações educativas; visitas. Instrumentos de avaliação: A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: provas; trabalhos em grupo.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; Argumentação alicerçada em conceitos teóricos e/ou dados empíricos; Organização lógica das idéias e argumentação apresentadas; Opinião pessoal com argumentação; Ideias/posicionamentos que expressem postura crítica e/ou humanista e/ou ética frente a situações e ou casos; Planejamento e/ou execução e/ou avaliação de programas de educação nutricional; Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso; Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
Não oferece 2ª avaliação.
 
Bibliografia
     
1.Boog MCF. Educação nutricional: passado, presente, futuro. Rev Nutr PUCCAMP. 1997; 10 (1): 5-19.
2.Contento I, Bach GI, Bronner YL, Paige DM, Gross SM, Bisignani L et al. The effectiveness of nutrition education and implication for nutrition policy: a review of research. J Nutr Ed. 1995; 27(6)
3.Da Motta DG. Educação nutricional e diabetes tipo 2: compartilhando saberes, sabores e sentimentos. Piracicaba: Jacintha Editores; 2009.
4.Feuerwerker LCM. Educação na saúde: educação dos profissionais de saúde: um campo de saber e de práticas sociais em construção. Rev Bras Educ Med. 2007; 31: 3-4. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v31n1/01.pdf
5.Garcia RWD. Um enfoque simbólico do comer e da comida nas doenças. Rev Nutr PUCCAMP.1992; 5 (1): 70-80.
6.Motta GG, Boog MCF. Educação nutricional. 2. ed. São Paulo: IBRASA; 1987.
 

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