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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
 
Disciplinas Interdepartamentais da FMVZ
 
Disciplina: 0105103 - ECFS: Medicina Veterinária Preventiva
CIIST: Preventive Veterinary Medicine

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 8
Carga Horária Total: 240 h ( Estágio: 240 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
O objetivo geral do estágio curricular de formação em serviço (ECFS) é possibilitar aos alunos do 9º semestre do curso de Medicina Veterinária a vivência prática e integrada de tópicos essenciais das áreas de saúde animal, clínicas médica e cirúrgica veterinárias, medicina veterinária preventiva, saúde pública, zootecnia, produção e reprodução animal e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal junto aos serviços próprios da FMVZ.
Praticar e aplicar os conceitos de Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública, Saúde Animal e Inspeção de Produtos de Origem Animal, subsidiado pela práxis reflexiva na resolução de problemas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1122119 - Frederico Azevedo da Costa Pinto
1030785 - José Roberto Kfoury Junior
1128004 - Lilian Gregory
3494477 - Marcelo Demarchi Goissis
1203273 - Marcos Veiga dos Santos
7749147 - Oswaldo Santos Baquero
 
Programa Resumido
O estágio é organizado segundo o Método do Arco de Charles Maguerez, no qual o sujeito percorre as etapas de: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução, e aplicação na realidade, de modo a permitir e estimular a práxis reflexiva, completando o processo ação-reflexão-ação. Os discentes irão executar, do começo ao fim, um estudo epidemiológico com vistas à formulação de políticas de intervenção que promovam a saúde pública e a saúde animal. Serão percorridas as etapas de aquisição de informação sobre ocorrência de um agravo à saúde, realização de testes diagnósticos e/ou laboratoriais adequados, e elaboração de políticas de intervenção.
 
 
 
Programa
No início do estágio os alunos irão receber instrução sobre os objetivos do mesmo e sobre o agravo à saúde a ser trabalhado durante aquele oferecimento.
Os alunos irão então percorrer o Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de
-	observação da realidade: reconhecimento e apropriação do problema proposto
-	pontos-chave: levantamento de pontos relevantes para o agravo, como possíveis causas determinantes e suficientes para o aparecimento do agravo, fatores de risco específicos de uma dada realidade, condições sócio-econômicas relevantes, testes diagnósticos e análises laboratoriais, medidas de mitigação de risco e outros pontos relevantes
-	teorização: resgate e aplicação de conceitos relevantes para o entendimento do problema e para o controle e erradicação do agravo, como tipos de estudos epidemiológicos (transversal, caso-controle, coorte), características dos testes diagnósticos envolvidos (sensibilidade, especificidade, custo, tempo de resposta), cadeia epidemiológica do agravo, efetividade de medidas de prevenção e controle do agravo e demais conceitos aplicados ao agravo; 
-	hipóteses de solução: avaliar possíveis planos de intervenção, incluindo os já propostos pelos diferentes atores envolvidos no agravo, como setor público, setor privado, ONGs, etc
-	aplicação à realidade: planejamento e execução de estudo epidemiológico, análise dos resultados e criação de plano de intervenção para mitigação do agravo e promoção da saúde pública e saúde animal.
Atividades práticas as serem executadas durante o estágio: 
Delineamento de estudo epidemiológico, incluindo descrição detalhada do tipo de estudo, população alvo, cálculo amostral, elaboração de questionário (se aplicável); Coleta amostral; Escolha e realização de análise laboratorial (método diagnóstico, isolamento, antibiograma, etc) para o objetivo da vigilância proposto; Levantamento de Pontos Críticos de Controle pertinentes ao problema em questão, e apresentação de interface do problema com inspeção de Produtos de Origem Animal, em qualquer das etapas da cadeia de produção (produção, fracionamento, varejo, etc); Elaboração de estratégia de intervenção, com justificativa das medidas de prevenção e mitigação de risco propostas; Elaboração de relatório contendo todo o processo percorrido, destacando o aprendizado adquirido durante a execução do estágio.

A cada oferecimento os alunos serão apresentados a situações problemas e agravos iguais ou mesmo diferentes, variando em função da incidência, disponibilidade de insumos e sazonalidade de ocorrência, mas todas tendo em comum a mesma transversalidade de áreas abordadas e o estímulo ao raciocínio epidemiológico, de modo a trabalhar todas as dimensões e conteúdos propostos.

Em cada oferecimento, a turma será dividida em 4 grupos de trabalho, com 5 alunos cada, de maneira a permitir que todos os alunos se engajem com as atividades, respeitando as boas práticas de laboratório e biossegurança. Em todos os módulos estão designados docentes capacitados a discutir e supervisionar todas as atividades propostas, incluindo delineamento de estudos epidemiológicos, análises laboratoriais, epidemiologia e controle de doenças infecto contagiosas e parasitárias e inspeção e higiene de alimentos.

O programa estimula desenvolver habilidades humanísticas importantes para o exercício profissional, como trabalho em equipe, organização, planejamento e comunicação. Ainda, busca formar sujeito com raciocínio crítico, preparado para transformar a realidade na qual construiu seu aprendizado. Como descrito, o discente irá trabalhar a todo momento nos níveis mais altos da pirâmide de objetivos pedagógicos da taxonomia de Bloom (aplicar, analisar, avaliar e criar), desde aplicar e analisar conhecimentos e conceitos de Medicina Veterinária Preventiva e Inspeção de Produtos de Origem Animal, até avaliar e criar planos de intervenção em saúde, com vistas à promoção da Saúde Animal e da Saúde Pública.

Competências trabalhadas
●	Promover, monitorar e manter ambiente de trabalho seguro e saudável; demonstrar conhecimento de sistemas de controle de qualidade, aplicar princípios de gerenciamento de risco na prática profissional.
●	Comunicação eficaz com o público, colegas profissionais e autoridades, utilizando linguagens apropriadas para a o público envolvido com total respeito à confidencialidade e privacidade.
●	Trabalhar de maneira eficiente como membro de uma equipe multidisciplinar
●	Ser capaz de revisar e avaliar literatura e apresentações de maneira crítica.
●	Utilizar capacidades profissionais para contribuir com o avanço do conhecimento veterinário e da Saúde Única, de maneira a promover a saúde animal e bem-estar, a qualidade do cuidado animal e a saúde pública veterinária.
●	Demonstrar habilidade de lidar com informação incompleta, lidar com contingências e se adaptar a mudanças.
●	Reconhecer limites pessoais e profissionais, e saber quando buscar orientação, assistência e suporte profissionais quando necessário.
●	Demonstrar habilidade de aprendizado contínuo e comprometimento com o desenvolvimento profissional. Inclui refletir sobre experiências profissionais e tomar medidas para melhorar performance e competência.
●	Participar de auto avaliações e processos de revisão por pares de maneira a melhorar performance.
●	Coletar, preservar e transportar amostras, selecionar testes diagnósticos adequados, interpretar e entender as limitações de resultados de testes diagnósticos.
●	Aplicar corretamente princípios de biossegurança.
●	Realizar inspeção de produtos de origem animal, incluindo inspeção post-mortem e de tecnologia relacionada.
●	Orientar e implementar programas de controle e erradicação apropriados à cada espécie e em sintonia com padrões de saúde animal, bem-estar e de saúde pública.

Conhecimentos subjacentes utilizados
●	Princípios de prevenção e erradicação de doenças e promoção de saúde e bem-estar.
●	Saúde pública veterinária: epidemiologia, epizootias transfronteiriças, zoonoses e doenças transmitidas por alimentos, doenças emergentes e reemergentes, higiene e tecnologia dos alimentos.
●	Princípios de interação interpessoal efetiva, incluindo comunicação, liderança, gerenciamento de equipes e cooperação.

Áreas de conhecimento envolvidas
●	Saúde Pública Veterinária, Qualidade e Segurança de Alimentos, Saúde Única
●	Legislação veterinária e serviços regulatórios
●	Controle de qualidade de alimentos e produtos de origem animal
●	Higiene e microbiologia de alimentos
●	Zoonoses

Competências específicas e avançadas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)
●	Epidemiologia
●	Zoonoses e doenças transmitidas por alimentos
●	Doenças emergentes e reemergentes
●	Organização de serviços veterinários
●	Programas de controle e prevenção de doenças
●	Regulação de comércio internacional
●	Procedimentos de certificação e inspeção
●	Higiene de alimentos
●	Produtos veterinários
●	Bem-estar animal
●	Ética e legislação veterinárias
●	Habilidades de comunicação
●	Aplicação de análise de risco
●	Pesquisa
●	Administração e gerenciamento

Justificativa das atividades:

Todas as atividades propostas neste módulo, independente do tema central, abordarão os seguintes pontos, referentes à área de Medicina Veterinária Preventiva (segundo a Resolução 3 de 15/08/2019 do ME/CNE/CES):
1.	Planejamento
2.	Epidemiologia
3.	Prevenção, controle e erradicação de doenças
4.	Saúde Pública e Animal
5.	Higiene de Alimentos


Descrição das atividades:

Atividade A: “Saúde Única em Periferias”

- Revisão de literatura / legislação;
- Diagnóstico situacional e diálogo com a comunidade;
- Desenho e aplicação de questionário;
- Preparação e análise dos dados;
- Estratégias e métodos diagnósticos sorológicos e moleculares de doenças infecciosas/zoonóticas;
- Treinamento em bioinformática;
- Investigação de surto de doenças transmitidas por alimentos (DTA);
- Agricultura familiar e periferias urbanas;
- Entrevistas;
- Atividade educativa.


Atividade B: “Avaliação e recomendações sobre segurança de alimentos a estabelecimentos comerciais”

- Divisão de dois subgrupos;
- Revisão de literatura / legislação;
- Elaboração de check-list de possíveis inconsistências;
- Definição de tamanhos de amostras para detecção de patógenos (carne de frango);
- Prospecção de estabelecimento comercial;
- Aplicação do check-list e coleta de amostras;
- Análises laboratoriais para isolamento de Salmonella sp., Listeria sp. e Campilobacter sp. (são patógenos com elevada chance de isolamento e grande consumo pela população, realização no LZB, LSS e LHA);
- Elaboração de material de divulgação / educação;
- Elaboração de relatório;
- Devolutiva ao estabelecimento comercial;
- Discussão dos resultados entre os grupos.

Atividade C: “Investigação de surto de raiva”

- Práticas laboratoriais e biossegurança;
- Apresentação de situação problema;
- Revisão de literatura / legislação;
- Descrição do sistema de vigilância de raiva;
- Elaboração de questionário de avaliação de laboratórios;
- Envio, transporte e recepção de amostras;
- Observação de sintomas em camundongos;
- Realização de imunofluorescência direta;
- Realização de extração de RNA e transcrição reversa para raiva;
- Realização de PCR para o vírus da raiva;
- Filogenia para determinação das variantes do vírus da raiva;
- Definição de parâmetros de resposta perifocal;
- Geoprocessamento de endereços, bloqueio vacinal e sobreposição com mapas temáticos;
- Estimativas populacionais (animal e humana);
- Elaboração de mapas temáticos;
- Planejamento logístico de ação de campo;
- Definição de parâmetros para uma campanha de vacinação;
- Implementação de um modelo matemático para a raiva animal;
- Análises de epidemia, cobertura vacinal e população a ser vacinada;
- Avaliação do sistema de vigilância da raiva.
- Elaboração de relatório e proposta para o sistema de vigilância;
- Apresentação e discussão.

Atividade D: “Fiscalização e bem-estar animal, controle da leishmaniose visceral, manejo de animais domésticos no entorno de áreas de preservação e de animais silvestres em empreendimentos imobiliários”

- Transporte de animais e acidentes;
- Plataforma Unificada de Resposta aos Acidentes Envolvendo Animais (PURAA);
- Avaliação crítica, seminários e entrevistas com profissionais do serviço oficial;
- Motivação sobre leishmaniose visceral;
- Métodos diagnósticos (sorológicos, parasitológicos e moleculares) de leishmaniose visceral;
- Métodos de controle (coleiras, vacinas e outros);
- Entrevistas com profissionais do serviço oficial;
- Motivação de problemas de manejo de animais domésticos e silvestres;
- Elaboração de propostas de atuação e discussão;
- Avaliação do andamento e equacionamento de dúvidas
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação das atividades será continuada, em conjunto com os docentes responsáveis para a avaliação do andamento do aprendizado. Será criado um espaço de corresponsabilidade com os alunos, com uma avaliação formativa dialogada (preceptoria), para o acompanhamento da performance, frequência, dúvidas e sugestões para a melhoria do aprendizado (por exemplo através de uma auto-avaliação). Ao final do estágio, será feita uma avaliação somativa, mediante a apresentação de um relatório de atividades que contemple a proposta de resolução dos problemas propostos nas atividades, bem como as críticas, forças, fraquezas e oportunidades.
Critério
Rendimento no estágio; Nível de conhecimento teórico e prático; Organização e método no trabalho; Iniciativa; Assiduidade e pontualidade; Disciplina; Trabalho em equipe e cooperação; Responsabilidade e conduta ética.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Berbel, Neusi Aparecida Navas. (1998). A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2(2), 139-154. https://doi.org/10.1590/S1414-32831998000100008
Bordenave JD, Pereira AMP. Estratégias de ensino-aprendizagem. 25ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes; 2004.
David R. Krathwohl (2002) A Revision of Bloom's Taxonomy: An Overview, Theory Into Practice, 41:4, 212-218, DOI: 10.1207/s15430421tip4104_2
Prado, Marta Lenise do, Velho, Manuela Beatriz, Espíndola, Daniela Simoni, Sobrinho, Sandra Hilda, & Backes, Vânia Marli Schubert. (2012). Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Escola Anna Nery, 16(1), 172-177. https://doi.org/10.1590/S1414-81452012000100023
 

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