O objetivo geral do estágio curricular de formação em serviço (ECFS) é possibilitar aos alunos do 9º semestre do curso de Medicina Veterinária a vivência prática e integrada de tópicos essenciais das áreas de saúde animal, clínicas médica e cirúrgica veterinárias, medicina veterinária preventiva, saúde pública, zootecnia, produção e reprodução animal e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal junto aos serviços próprios da FMVZ. Praticar e aplicar os conceitos de Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública, Saúde Animal e Inspeção de Produtos de Origem Animal, subsidiado pela práxis reflexiva na resolução de problemas.
O estágio é organizado segundo o Método do Arco de Charles Maguerez, no qual o sujeito percorre as etapas de: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução, e aplicação na realidade, de modo a permitir e estimular a práxis reflexiva, completando o processo ação-reflexão-ação. Os discentes irão executar, do começo ao fim, um estudo epidemiológico com vistas à formulação de políticas de intervenção que promovam a saúde pública e a saúde animal. Serão percorridas as etapas de aquisição de informação sobre ocorrência de um agravo à saúde, realização de testes diagnósticos e/ou laboratoriais adequados, e elaboração de políticas de intervenção.
No início do estágio os alunos irão receber instrução sobre os objetivos do mesmo e sobre o agravo à saúde a ser trabalhado durante aquele oferecimento. Os alunos irão então percorrer o Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de - observação da realidade: reconhecimento e apropriação do problema proposto - pontos-chave: levantamento de pontos relevantes para o agravo, como possíveis causas determinantes e suficientes para o aparecimento do agravo, fatores de risco específicos de uma dada realidade, condições sócio-econômicas relevantes, testes diagnósticos e análises laboratoriais, medidas de mitigação de risco e outros pontos relevantes - teorização: resgate e aplicação de conceitos relevantes para o entendimento do problema e para o controle e erradicação do agravo, como tipos de estudos epidemiológicos (transversal, caso-controle, coorte), características dos testes diagnósticos envolvidos (sensibilidade, especificidade, custo, tempo de resposta), cadeia epidemiológica do agravo, efetividade de medidas de prevenção e controle do agravo e demais conceitos aplicados ao agravo; - hipóteses de solução: avaliar possíveis planos de intervenção, incluindo os já propostos pelos diferentes atores envolvidos no agravo, como setor público, setor privado, ONGs, etc - aplicação à realidade: planejamento e execução de estudo epidemiológico, análise dos resultados e criação de plano de intervenção para mitigação do agravo e promoção da saúde pública e saúde animal. Atividades práticas as serem executadas durante o estágio: Delineamento de estudo epidemiológico, incluindo descrição detalhada do tipo de estudo, população alvo, cálculo amostral, elaboração de questionário (se aplicável); Coleta amostral; Escolha e realização de análise laboratorial (método diagnóstico, isolamento, antibiograma, etc) para o objetivo da vigilância proposto; Levantamento de Pontos Críticos de Controle pertinentes ao problema em questão, e apresentação de interface do problema com inspeção de Produtos de Origem Animal, em qualquer das etapas da cadeia de produção (produção, fracionamento, varejo, etc); Elaboração de estratégia de intervenção, com justificativa das medidas de prevenção e mitigação de risco propostas; Elaboração de relatório contendo todo o processo percorrido, destacando o aprendizado adquirido durante a execução do estágio. A cada oferecimento os alunos serão apresentados a situações problemas e agravos iguais ou mesmo diferentes, variando em função da incidência, disponibilidade de insumos e sazonalidade de ocorrência, mas todas tendo em comum a mesma transversalidade de áreas abordadas e o estímulo ao raciocínio epidemiológico, de modo a trabalhar todas as dimensões e conteúdos propostos. Em cada oferecimento, a turma será dividida em 4 grupos de trabalho, com 5 alunos cada, de maneira a permitir que todos os alunos se engajem com as atividades, respeitando as boas práticas de laboratório e biossegurança. Em todos os módulos estão designados docentes capacitados a discutir e supervisionar todas as atividades propostas, incluindo delineamento de estudos epidemiológicos, análises laboratoriais, epidemiologia e controle de doenças infecto contagiosas e parasitárias e inspeção e higiene de alimentos. O programa estimula desenvolver habilidades humanísticas importantes para o exercício profissional, como trabalho em equipe, organização, planejamento e comunicação. Ainda, busca formar sujeito com raciocínio crítico, preparado para transformar a realidade na qual construiu seu aprendizado. Como descrito, o discente irá trabalhar a todo momento nos níveis mais altos da pirâmide de objetivos pedagógicos da taxonomia de Bloom (aplicar, analisar, avaliar e criar), desde aplicar e analisar conhecimentos e conceitos de Medicina Veterinária Preventiva e Inspeção de Produtos de Origem Animal, até avaliar e criar planos de intervenção em saúde, com vistas à promoção da Saúde Animal e da Saúde Pública. Competências trabalhadas ● Promover, monitorar e manter ambiente de trabalho seguro e saudável; demonstrar conhecimento de sistemas de controle de qualidade, aplicar princípios de gerenciamento de risco na prática profissional. ● Comunicação eficaz com o público, colegas profissionais e autoridades, utilizando linguagens apropriadas para a o público envolvido com total respeito à confidencialidade e privacidade. ● Trabalhar de maneira eficiente como membro de uma equipe multidisciplinar ● Ser capaz de revisar e avaliar literatura e apresentações de maneira crítica. ● Utilizar capacidades profissionais para contribuir com o avanço do conhecimento veterinário e da Saúde Única, de maneira a promover a saúde animal e bem-estar, a qualidade do cuidado animal e a saúde pública veterinária. ● Demonstrar habilidade de lidar com informação incompleta, lidar com contingências e se adaptar a mudanças. ● Reconhecer limites pessoais e profissionais, e saber quando buscar orientação, assistência e suporte profissionais quando necessário. ● Demonstrar habilidade de aprendizado contínuo e comprometimento com o desenvolvimento profissional. Inclui refletir sobre experiências profissionais e tomar medidas para melhorar performance e competência. ● Participar de auto avaliações e processos de revisão por pares de maneira a melhorar performance. ● Coletar, preservar e transportar amostras, selecionar testes diagnósticos adequados, interpretar e entender as limitações de resultados de testes diagnósticos. ● Aplicar corretamente princípios de biossegurança. ● Realizar inspeção de produtos de origem animal, incluindo inspeção post-mortem e de tecnologia relacionada. ● Orientar e implementar programas de controle e erradicação apropriados à cada espécie e em sintonia com padrões de saúde animal, bem-estar e de saúde pública. Conhecimentos subjacentes utilizados ● Princípios de prevenção e erradicação de doenças e promoção de saúde e bem-estar. ● Saúde pública veterinária: epidemiologia, epizootias transfronteiriças, zoonoses e doenças transmitidas por alimentos, doenças emergentes e reemergentes, higiene e tecnologia dos alimentos. ● Princípios de interação interpessoal efetiva, incluindo comunicação, liderança, gerenciamento de equipes e cooperação. Áreas de conhecimento envolvidas ● Saúde Pública Veterinária, Qualidade e Segurança de Alimentos, Saúde Única ● Legislação veterinária e serviços regulatórios ● Controle de qualidade de alimentos e produtos de origem animal ● Higiene e microbiologia de alimentos ● Zoonoses Competências específicas e avançadas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) ● Epidemiologia ● Zoonoses e doenças transmitidas por alimentos ● Doenças emergentes e reemergentes ● Organização de serviços veterinários ● Programas de controle e prevenção de doenças ● Regulação de comércio internacional ● Procedimentos de certificação e inspeção ● Higiene de alimentos ● Produtos veterinários ● Bem-estar animal ● Ética e legislação veterinárias ● Habilidades de comunicação ● Aplicação de análise de risco ● Pesquisa ● Administração e gerenciamento Justificativa das atividades: Todas as atividades propostas neste módulo, independente do tema central, abordarão os seguintes pontos, referentes à área de Medicina Veterinária Preventiva (segundo a Resolução 3 de 15/08/2019 do ME/CNE/CES): 1. Planejamento 2. Epidemiologia 3. Prevenção, controle e erradicação de doenças 4. Saúde Pública e Animal 5. Higiene de Alimentos Descrição das atividades: Atividade A: “Saúde Única em Periferias” - Revisão de literatura / legislação; - Diagnóstico situacional e diálogo com a comunidade; - Desenho e aplicação de questionário; - Preparação e análise dos dados; - Estratégias e métodos diagnósticos sorológicos e moleculares de doenças infecciosas/zoonóticas; - Treinamento em bioinformática; - Investigação de surto de doenças transmitidas por alimentos (DTA); - Agricultura familiar e periferias urbanas; - Entrevistas; - Atividade educativa. Atividade B: “Avaliação e recomendações sobre segurança de alimentos a estabelecimentos comerciais” - Divisão de dois subgrupos; - Revisão de literatura / legislação; - Elaboração de check-list de possíveis inconsistências; - Definição de tamanhos de amostras para detecção de patógenos (carne de frango); - Prospecção de estabelecimento comercial; - Aplicação do check-list e coleta de amostras; - Análises laboratoriais para isolamento de Salmonella sp., Listeria sp. e Campilobacter sp. (são patógenos com elevada chance de isolamento e grande consumo pela população, realização no LZB, LSS e LHA); - Elaboração de material de divulgação / educação; - Elaboração de relatório; - Devolutiva ao estabelecimento comercial; - Discussão dos resultados entre os grupos. Atividade C: “Investigação de surto de raiva” - Práticas laboratoriais e biossegurança; - Apresentação de situação problema; - Revisão de literatura / legislação; - Descrição do sistema de vigilância de raiva; - Elaboração de questionário de avaliação de laboratórios; - Envio, transporte e recepção de amostras; - Observação de sintomas em camundongos; - Realização de imunofluorescência direta; - Realização de extração de RNA e transcrição reversa para raiva; - Realização de PCR para o vírus da raiva; - Filogenia para determinação das variantes do vírus da raiva; - Definição de parâmetros de resposta perifocal; - Geoprocessamento de endereços, bloqueio vacinal e sobreposição com mapas temáticos; - Estimativas populacionais (animal e humana); - Elaboração de mapas temáticos; - Planejamento logístico de ação de campo; - Definição de parâmetros para uma campanha de vacinação; - Implementação de um modelo matemático para a raiva animal; - Análises de epidemia, cobertura vacinal e população a ser vacinada; - Avaliação do sistema de vigilância da raiva. - Elaboração de relatório e proposta para o sistema de vigilância; - Apresentação e discussão. Atividade D: “Fiscalização e bem-estar animal, controle da leishmaniose visceral, manejo de animais domésticos no entorno de áreas de preservação e de animais silvestres em empreendimentos imobiliários” - Transporte de animais e acidentes; - Plataforma Unificada de Resposta aos Acidentes Envolvendo Animais (PURAA); - Avaliação crítica, seminários e entrevistas com profissionais do serviço oficial; - Motivação sobre leishmaniose visceral; - Métodos diagnósticos (sorológicos, parasitológicos e moleculares) de leishmaniose visceral; - Métodos de controle (coleiras, vacinas e outros); - Entrevistas com profissionais do serviço oficial; - Motivação de problemas de manejo de animais domésticos e silvestres; - Elaboração de propostas de atuação e discussão; - Avaliação do andamento e equacionamento de dúvidas
Berbel, Neusi Aparecida Navas. (1998). A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2(2), 139-154. https://doi.org/10.1590/S1414-32831998000100008 Bordenave JD, Pereira AMP. Estratégias de ensino-aprendizagem. 25ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes; 2004. David R. Krathwohl (2002) A Revision of Bloom's Taxonomy: An Overview, Theory Into Practice, 41:4, 212-218, DOI: 10.1207/s15430421tip4104_2 Prado, Marta Lenise do, Velho, Manuela Beatriz, Espíndola, Daniela Simoni, Sobrinho, Sandra Hilda, & Backes, Vânia Marli Schubert. (2012). Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Escola Anna Nery, 16(1), 172-177. https://doi.org/10.1590/S1414-81452012000100023