Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
 
Disciplinas Interdepartamentais da FMVZ
 
Disciplina: 0105105 - ECFS: Medicina Veterinária de Rebanho. Ênfase: Medicina Veterinária em produção de gado de corte
CIIST: Veterinary Herd Medicine. Emphasis: Veterinary Medicine in beef cattle production

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 8
Carga Horária Total: 240 h ( Estágio: 240 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
O objetivo geral do estágio curricular de formação em serviço (ECFS) é possibilitar aos alunos do 9º semestre do curso de Medicina Veterinária a vivência prática e integrada de tópicos essenciais das áreas de saúde animal, clínicas médica e cirúrgica veterinárias, medicina veterinária preventiva, saúde pública, zootecnia, produção e reprodução animal e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal junto aos serviços próprios da FMVZ. 
O Módulo Medicina Veterinária de Rebanho proporcionará ao aluno vivência nos diferentes aspectos da criação, reprodução e zootecnia de animais de produção. Abordará também aspectos de manejo, nutrição, patologia, bem-estar, ambiência, sanidade, inspeção higiênica, sanitária e processamento industrial preparando o aluno para ações em sistemas de produção, nas agroindústrias, empresas fornecedoras de insumos ou em serviços oficiais.

Objetivos Específicos da Ênfase Medicina Veterinária em Produção de Gado de Corte
Promover a capacitação técnico-científica dos discentes para atuação na cadeia produtiva da carne, contemplando as áreas de produção, reprodução, sanidade, bem-estar animal e tópicos em inspeção e tecnologia dos produtos de origem animal. Além disso, pretende-se tornar o aluno apto para o uso de ferramentas de planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio da carne, contribuindo para a formação do médico veterinário capacitado para analisar o sistema produtivo de carne como um todo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3257750 - Angélica Simone Cravo Pereira
2207762 - Fabio Celidonio Pogliani
8210767 - Guilherme Pugliesi
2801164 - Marcelo Bahia Labruna
5257090 - Rodrigo Romero Corrêa
91736 - Silvana Lima Gorniak
 
Programa Resumido
Gestão de sistemas de produção de carne; Fases da Produção, incluindo cria, recria e terminação; Particularidades dos sistemas de criação extensivo, semi-intensivo e intensivo (confinamento) de bovinos, bubalinos e pequenos ruminantes.
 
 
 
Programa
Programa Resumido
Gestão de sistemas de produção de carne; Fases da Produção, incluindo cria, recria e terminação; Particularidades dos sistemas de criação extensivo, semi-intensivo e intensivo (confinamento) de bovinos, bubalinos e pequenos ruminantes. 

Teórico e prático
1) Estudos de Mercado e Análise de Conjuntura Econômica no Segmento da Carne
2) Bem-Estar no Sistema de Produção
3) Clínica Médica e Cirúrgica
4) Nutrição e Problemas Metabólicos
5) Sistemas de Produção
6) Reprodução e Melhoramento Genético
7) Sanidade e Terapêutica na Cadeia da Carne
9) Tópicos em Inspeção e Tecnologia na Cadeia Produtiva da Carne
10) Qualidade da Carne e Influências no Produto Final
11) Toxicologia
12) Sustentabilidade
13) Realizar o diagnóstico da eficiência reprodutiva dos rebanhos; montar e implantar programa reprodutivo numa propriedade ou rebanho; executar atividades operacionais, tais como palpação retal, exame ultrassonográfico, inseminação artificial, coleta e transferência de embriões, aspiração folicular, diagnóstico de gestação, entre outros.
14) Aspectos administrativos de gerenciamento de propriedades rurais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Nivelamento por meio de simulação de casos com focos determinados. Palestras de profissionais ligados ao campo e envolvidos no segmento da carne a fim de facilitar e discutir conhecimentos práticos e de rotina da cadeia. Visita às propriedades incentivando o treinamento de abordagens, coleta de informações, equacionamento, desenvolvimento da capacidade de raciocínio e aplicação de conhecimento. Estas visitas poderão ser realizadas de acordo com os sistemas de criação (cria, recria e engorda a pasto e confinamento) dos animais a fim de facilitar o entendimento da solução dos possíveis problemas abordados em cada sistema Discussão em grupo que objetiva desenvolver a capacidade de julgamento, diagnóstico, e resolução de problemas, induzindo interpretação, discussão e solução dos casos abordados.
Critério
• Discussão de casos. O aluno deverá apresentar oralmente os casos em fórum de discussão e entregar um relatório objetivo. • Desenvolvimento de seminários a partir das aulas teórico-práticas, atividades a campo, visitas técnicas e conteúdo para estudo fornecido aos alunos. Os conteúdos de apoio são materiais para serem estudados e discutidos com professores e profissionais da área. As discussões serão também objeto de avaliação pelos docentes responsáveis. A não participação, ausência ou o não cumprimento das atividades prazos estabelecidos, conforme explicado na primeira semana do curso, resultará na obtenção de nota zero, naquele quesito. • uma nota de conceito por meio da observação do desempenho do aluno nas diferentes atividades práticas. Esta observação será realizada pelos docentes de forma sistemática e contínua e terá igual peso na nota final de cada setor, além de ser critério isolado de reprovação. • O Conceito: será atribuída à: Responsabilidade: frequência, pontualidade e atenção às necessidades e intercorrências dos setores; Relacionamento interpessoal: respeito, aos colegas e aos funcionários (capacidade de trabalhar em equipe). Respeito à hierarquia, dentro de um clima ético de relacionamento entre colegas; Desempenho cognitivo: conhecimento teórico, raciocínio e interesse no aprendizado dos assuntos apresentados e participação nas diversas atividades. • Ao final será realizada a média aritmética das apresentações orais e relatório individual e o aluno deverá obter média igual ou maior que 5,0 (cinco) • Frequência maior que 70%.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia
ANUÁRIO DA PECUÁRIA BRASILEIRA – ANUALPEC. São Paulo: Agra FNP Pesquisas Ltda.
ANFAR/Associação Nacional dos Fabricantes de Rações. Matérias-primas para Alimentação Animal - PADRÃO ANFAR. Ministério da Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria Nacional de Defesa Animal. Departamento Nacional de Defesa Animal, São Paulo, SP, 1998.
BALOWS. Manual of Clinical Microbiology. 6 ed., 1955.
BARUSELLI, P.S., MADUREIRA, E.H. (eds) Controle farmacológico do ciclo estral em ruminantes. São Paulo: Fundação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/USP, 2000. 332p.
BEER, J. Enfermidades infecciosas de los animals domesticos. 19 ed., Editora Acribia, Zaragoza, 1983, 450p.
BERCHIELLI, T.T., PIRES, A.V., OLIVEIRA, S.G. Nutrição de Ruminantes. 1ª edição. Funep, Jaboticabal – SP, 2006, 583 p.
BRASIL, Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Regulamento de inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. Brasília, 1980.
BORDON, R. M. Understanding Animal Breeding. Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ. 523p., 1997.
COUTINHO, E.S.; FUCHS, F. Phisiology and genetics of reprodution. Part B Plenun Press, New York, 1974.
CURCH, D.C. The ruminant animal: Digestive Physiology and Nutrition. Prentice Hall Inc., 1988.
DAWSON, F.L.M.; Reproduction and fertility. The Veterinary Press, 28, 1988.
Di MARCO, O.N.; BARCELOS, J.; Da COSTA, E.C. Crescimento de Bovinos de Corte. Porto Alegre: Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. 278p.
EDUARDO, P. Obstetrícia Veterinaria y Patologia de la Reproduccion (Theriogenogia). Hemisferio Sur: Buenos Aires, 1986.
FALCONER, D. S.; MACKAY, T. F. C. Introduccion a la genética cuantitativa. Zaragoza, Espanha, 4ª ed., 2001. 469 p.
FUBINI, S.L. & DUCHARME, N.G. Farm animal surgery. St Louis: Saunders, 2004. 607p.
GONÇALVES, P. B. D.; FIGUEIREDO, J. R.; FREITAS, V. J. F. Biotécnicas aplicadas à Reprodução Animal. Varela: São Paulo, 2002.
GUERREIRO, M. G. Virologia veterinária. Porto Alegre, Sulina, 1972.MIMS, C. A. The pathogenesis of infectious disease. Third Edition, Academic Press, 1988, 342p.
GREENOUGH, P. R. Lameness in cattle. 3. ed. Philadelphia: Saunders, 1997. 336p.
HAFEZ, E.S.E. Reprodução Animal. Ed Manole, 1985.
HEDRICK, H.B. et al. Principles of meat science. 3 ed. Dubuque, Iowa, Kendall, 1994.
HENDERSON, C.R. Applications of linear models in animal breeding. University of Guelph: Guelph, Canada, 1984, 462p.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 
FORREST, J.C., ABERLE, D.E., HEDRICK, J.B., JUDGE, M.D., MERKEL, R.A.   
LAWRIE, R. Ciência da carne. Porto Alegre: Artmed, 2005, 384 p.
McDONALD, L.E. Veterinary endocrinology and reproduction. 4th.ed., Philadelphia, Lea & Febiger, 1989, 571p.
McENTEE, K. Reproductive Pathology of Domestic Mammals. Academics Press: San Diego, 1990.MIES FILHO, A.
MIES FILHO, A. Inseminação Artificial. Sulina: Porto Alegre, 1987. MIES FILHO, A. Reprodução dos Animal. Sulina: Porto Alegre, 1987.
N.R.C. Nutrient Requeriments of Dairy Cattle - National Academy of Science, National Academy Press, Washington, D.C.,1989.
N.R.C. National Research Council. Nutrient Requeriments of Poultry, 9th ed. National Academy Press, Washington, D.C., 1994.
N.R.C. National Research Council. Nutrient Requeriments of Swine, 10th. National Academy Press, Washington, D.C., 1998.
N.R.C. National Research Council. Nutrient Requeriments of Beef Cattle, 7th ed. Reviewed edition. National Academy Press. Whasington, D.C., 1999.
Nutrient Requirements of Beef Cattle. 7 th ver . Ed. Natl. Acad. Press, Washington, DC 2000.
N.R.C. National Research Council. Nutreint Requeriments of Dairy Cattle, 6th ed. National Academy Press, Whashington, D.C., 2001.
KINGHORN, B.; VAN DER WERF, J.; RYAN, M. Melhoramento animal: uso de novas tecnologias. Piracicaba: FEALQ, 2006. p.15-26.
LUCHIARI FILHO, A.; MOURÃO, G.B. Melhoramento, raças e seus cruzamentos na pecuária de corte brasileira. Prisma, Piracicaba, 2006, 142p.
LUCHIARI FILHO, A. Pecuária da carne bovina. Vieira, São Paulo, 134p.
Os cruzamentos na pecuária bovina - Alberto Alves Santiago - Instituto de Zootecnia Secretaria da Agricultura de São Paulo, 1975. 
MASSONE, F. Anestesiologia Veterinária: farmacologia e técnicas. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2008. 326p.
MANUAL de Economia. Equipe de Professores da USP. São Paulo: Saraiva, 1998.
MRODE, R.A. Linear models for the prediction of animal breeding values. CAB International: Wallingford, Oxon, UK, 1996. 187p.
ORSKOV, E.R. The Feeding of Ruminants. 2o Ed. Chalcombe Publications, 2005
PARDI, M.C., SANTOS, I.F., SOUZA, E.R., PARDI, H.S. Ciência, Higiene e Tecnologia da carne: Volume I e II- Goiânia: Editora UFG, 2001.
PRATA, L.F. Manual de enfermidades transmitidas por alimentos. Jaboticabal: Funep, 1999. 212p.REICHERT, J.E.
RODRIGUES, P.H.M.; CASTRO, A.L.; ROBASSINI, S.L.D.A.; GODOY, G.L.A. Manual de práticas de laboratório - Bromatologia. Pirassununga: FMVZ – USP, 2001. 62p.
SAMUELSON, P.A.; NORDHAUS, W. D. Economia. São Paulo: McGraw Hill. 1988.
SILVA, D.J. Análise de alimentos (métodos químicos e biológicos). Viçosa: UFV, 1981. 166p.
TURNER, A. S.; McILWRAITH, C. W. Técnicas cirúrgicas em animais de grande porte. São Paulo: Roca. 1985. 341p.
VAN SOEST, P.J. Nutritional Ecology of the Ruminant. Cornell University Press: Ithaca, NY, 1994.
VARIAN, H.R. Microeconomia: Princípios Básicos. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
Veterinary Epidemiology, Michael ThrusfieldVeternary Epidemiology Principles and Methods, S W Martin, Alan H. Meek, P Willeberg Epidemiologia: Teoria e Prática, Maurício G. Pereira.

Referências Complementares:
Journal of Animal Science 
Theriogenology
Animal Reproduction Science
Journal of Animal Breeding and Genetics
BMC Genetics
BMC Genomics
Meat Science
Hoard's Dairyman 
Plos One
Associação brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne.  www.abiec.com.br
Temple Grandin. www.grandin.com
Beefpoint. www.beefpoint.com.br
www.saude.gov.br
www.anvisa.gov.br
www.agricultura.gov.br
www.dfasp.gov.br
www.cda.sp.gov.br
 

Clique para consultar os requisitos para 0105105

Clique para consultar o oferecimento para 0105105

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP