O Estágio Curricular Obrigatório do curso de Medicina Veterinária da FMVZ-USP, em regime intensivo e exclusivo, regido pelas normativas da USP, é um requisito para a conclusão do curso que tem por finalidade propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, constituindo-se em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, preparando o aluno para o exercício profissional. O Estágio Curricular Obrigatório é uma atividade curricular, devendo ser realizado em tempo integral, no décimo semestre, junto as instituições de ensino, empresas, institutos de pesquisa e profissionais liberais, e outras entidades de direito público ou privado ligados aos campos de atividades profissionais ou áreas afins da Medicina Veterinária.
São partes essenciais do estágio: o Plano de Estágio, as atividades propriamente ditas, a elaboração do relatório na forma de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a defesa formal do TCC
O estágio poderá ser realizado após cumpridas as exigências que constam do Projeto Político Pedagógico do curso de Medicina Veterinária da FMVZ-USP. O estágio deverá ter duração mínima de 480 horas distribuídas entre as atividades a seguir: a) Plano de Estágio: estabelecido em comum acordo entre o aluno, o orientador e o supervisor, devendo ser entregue à Comissão de Graduação antes do início das atividades do estágio, a fim de convalidar sua matrícula no Serviço de Graduação da FMVZ-USP. b) Atividade de estágio propriamente dita: compreende um mínimo de 15 créditos-trabalho (450 horas) de atividades desenvolvidas no local de estágio. c) TCC: elaborado pelo aluno após o término das atividades do estágio, devendo conter a descrição das atividades desenvolvidas e ser apresentado segundo as normas da ABNT. À essa atividade serão atribuídos dois créditos-aula (30 horas). d) Defesa pública do TCC: atividade curricular em que o aluno, perante banca examinadora indicada pelo orientador e homologada pela Comissão de Graduação, será avaliado quanto ao seu preparo, considerando-se os conhecimentos técnicos-científicos, postura profissional e senso crítico.
Todas aquelas que constam das ementas das disciplinas obrigatórias do curso de Medicina Veterinária.