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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Disciplinas Interdepartamentais da ESALQ
 
Disciplina: 0110152 - Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos
Research and Development of Food Products

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a desenvolver um projeto de desenvolvimento de produto, desde sua concepção até o lançamento do no mercado, por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos a partir das disciplinas básicas e aplicadas do curso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1907305 - Thais Maria Ferreira de Souza Vieira
 
Programa Resumido
Estratégias de desenvolvimento de produtos e inovação na área de ciência dos alimentos. Elaboração de projeto de desenvolvimento de um produto. Concepção do produto. Marketing, definição de marca e logotipo. Capacidade de produção. Aditivos e ingredientes. Formulação. Shelflife. Processamento. Embalagens. Seleção de equipamentos e utensílios. Estudo do arranjo físico (layout industrial). Rotulagem e Registro do Produto. Análise financeira. Elaboração de protótipos. Visitas a Feiras de aditivos e ingredientes. Visitas técnicas.
 
 
 
Programa
Estratégias de desenvolvimento de produtos e inovação na área de ciência dos alimentos. Tendências para o desenvolvimento de produtos alimentícios. Elaboração de projeto de desenvolvimento do produto: Percepção do Consumidor, pesquisa quantitativa e qualitativa, coleta de dados; Concepção do Produto, Desenvolvimento da estratégia de marketing; Formulação, processamento; Determinação da vida útil de produtos (Shelflife); Seleção do processo industrial e definição do programa de produção; Seleção de equipamentos e utensílios; Estudo do arranjo físico (layout industrial). Rotulagem e Registro do Produto; Análise financeira. Elaboração de protótipos. Visitas a Feiras de aditivos e ingredientes. Visitas técnicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Realização de avaliações com questões dissertativas, apresentação de seminários sobre temas propostos e apresentação de projeto e protótipo do produto (apresentação oral e entrega de projeto impresso).
Critério
A nota final será obtida por meio da média de todas as notas: avaliação (peso 1), seminários (peso 1) e projeto (peso 3).
Norma de Recuperação
Não se aplica.
 
Bibliografia
     
Básica: BECKLEY, J. H.; FOLEY, M. M.; HERZOG, L. J. (Ed.). Accelerating new food product design and development. John Wiley & Sons, 2017 (E Book, Online ISBN: 9780470277621) KRAMER, Frank. Managing the product development process. Food product development: Based on experience, p. 21-29, 2002. (E book, Online ISBN: 9780470376898) KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo. Prentice Hall, 2000. MOSKOWITZ, H.R.; PORRETTA, S.; SILCHER, M. Concept research in food product design and development. John Wiley & Sons, 2008. (E Book, Online ISBN: 9780470290132) MOSKOWITZ, H.R.; BECKLEY, J. H.; RESURRECCION, A.V.A. Sensory and consumer research in food product design and development. John Wiley & Sons, 2012. (E book, Online ISBN: 9780470277706) Complementar: RAHMAN, S.; AHMED, J. (Ed.). Handbook of food process design. John Wiley & Sons, 2012. (E Book, Online ISBN: 9781444398274)
 

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