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Disciplinas Interdepartamentais da ESALQ
Disciplina: 0110152 - Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos
Research and Development of Food Products
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
3
Carga Horária Total:
150 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2022
Desativação:
Objetivos
Fortalecer as capacidades individuais e colaborativas dos alunos para identificar problemas e necessidades, desenvolver hipóteses sólidas, coletar e analisar informações significativas em um ambiente do mundo real, utilizando processo colaborativo para desenvolver soluções para o sistema agroalimentar com uma visão sistêmica.
Docente(s) Responsável(eis)
168175 - Eduardo Eugenio Spers
3425009 - Lucilio Rogerio Aparecido Alves
75290 - Marcos Milan
1907305 - Thais Maria Ferreira de Souza Vieira
Programa Resumido
Estratégias de desenvolvimento de produtos. Inovação e Tendências. Processo de design. Concepção do produto. Marketing. Análise financeira. Elaboração de projeto de desenvolvimento de protótipos. Visitas técnicas.
Programa
Estratégias de desenvolvimento de produtos e inovação na área agroalimentar utilizando Design Thinking e processo de design: Fundamentos de etnografia e geração de ideias; Desenvolvimento de conceitos Seleção de ideias; Elaboração de soluções e apresentação em formato consistente. Testes e prototipagem. Co-criação e aprendizagem (integração de partes interessadas no desenvolvimento, condução de experiências de forma efetiva levando a inovação às organizações). Visitas técnicas e desenvolvimento de atividades práticas. Os participantes desenvolverão atividades individuais e em grupo para o desenvolvimento ou aprimoramento de soluções significativas e transformadoras nas temáticas selecionadas.
Avaliação
Método
Atividades avaliativas semanais, apresentação de seminários sobre temas propostos e apresentação de projeto e protótipo do produto (apresentação oral e entrega de projeto impresso).
Critério
A nota final será obtida por meio da média de todas as notas: avaliações (peso 1), seminários (peso 1) e projeto final (peso 2).
Norma de Recuperação
Não se aplica.
Bibliografia
Básica: BECKLEY, J. H.; FOLEY, M. M.; HERZOG, L. J. (Ed.). Accelerating new food product design and development. John Wiley & Sons, 2017 (E Book, Online ISBN: 9780470277621) KRAMER, Frank. Managing the product development process. Food product development: Based on experience, p. 21-29, 2002. (E book, Online ISBN: 9780470376898) KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo. Prentice Hall, 2000. MOSKOWITZ, H.R.; PORRETTA, S.; SILCHER, M. Concept research in food product design and development. John Wiley & Sons, 2008. (E Book, Online ISBN: 9780470290132) MOSKOWITZ, H.R.; BECKLEY, J. H.; RESURRECCION, A.V.A. Sensory and consumer research in food product design and development. John Wiley & Sons, 2012. (E book, Online ISBN: 9780470277706) Complementar: RAHMAN, S.; AHMED, J. (Ed.). Handbook of food process design. John Wiley & Sons, 2012. (E Book, Online ISBN: 9781444398274)
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