Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Disciplinas Interdepartamentais da ESALQ
 
Disciplina: 0110501 - Estágio Profissionalizante em Engenharia Agronômica
Professional Internship in Agriculture

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 21
Carga Horária Total: 660 h ( Estágio: 660 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Complementar a formação e o aprimoramento acadêmico do estudante constituindo uma oportunidade para aquisição de experiência pré-profissional. Proporcionar ao estudante a oportunidade de vivenciar a prática diária de sua profissão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93551 - Sonia Maria de Stefano Piedade
 
Programa Resumido
O estudante candidato à Estágio Profissionalizante em Engenharia Agronômica deverá planejar, juntamente com o seu orientador, um programa em que seja considerada uma das alternativas seguintes: a) Unidade de produção agrícola, florestal ou agroindustrial. O programa deverá contemplar a participação do estudante nas atividades relacionadas à produção na unidade e seu envolvimento com a identificação de problemas, a proposta de soluções e o emprego dessas soluções. b) Instituições de pesquisa, de ensino, ou de extensão rural oficiais ou privadas. O programa deverá contemplar a participação do estudante em projetos específicos a se iniciarem, já iniciados ou em andamento nessas áreas. c) Entidades públicas ou privadas atuantes na área de produção. O programa deverá contemplar a elaboração de projetos de utilização de recursos naturais ou manufaturados para a produção de alimento, fibras, energia ou materiais de abrigo.
 
The students taking the Professional Internship in Agriculture should plan, together with their advisor, a program considering one of the following options: a) Agricultural, forest or agroindustrial production unit. The program includes participation in activities related to the unit production, and problem identification, solution proposal and application; b) Public or private organizations for the research, education and rural extension. The program includes the student participation in new or ongoing specific projects; c) Public and private research institutions. This program includes project developments using natural or manufactured resources for the food, fiber, energy and shelter building material production.
 
 
Programa
O Estágio Profissionalizante em Engenharia Agronômica terá um programa para cada estudante ou grupo de estudantes, elaborado de comum acordo com o seu orientador. O conteúdo do programa será delineado de modo a enquadrar-se em uma das seguintes áreas de atuação: Produção: Análise de recursos, projeto de implantação e cronograma de implantação, técnicas de execução, previsão de produção e planejamento econômico. Manejo de recursos naturais e insumos. Pesquisa: Elaboração de projetos de pesquisa específicos, identificação de problemas, delineamento experimental, redação de projetos, execução, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório final de pesquisa. Ensino: Técnicas de ensino, princípios pedagógicos e didáticos. Avaliação do aprendizado e modelos de avaliação. Prática de ensino teórico e aplicado. Transformação: Estudo, acompanhamento e execução de casos específicos de transformação de matéria prima de origem agropecuária. Estudos dos processos envolvidos em seus aspectos, de engenharia e de avaliação qualitativa, tanto na esfera rural quanto na industrial. Administração: Análise e planejamento da gerência de projetos agropecuários. Extensão: Estudo e aplicação dos princípios e técnicas de divulgação de conhecimentos e práticas visando o aumento da produtividade e da eficiência nas operações de produção.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Para a avaliação, o aluno deverá entregar a cada membro da banca uma cópia do relatório, com impressão frente e verso, com a antecedência mínima de cinco dias úteis à data de avaliação. O relatório de atividades conterá: resumo do projeto inicial, descrição detalhada das atividades desenvolvidas, metodologia utilizada, resultados obtidos, discussão e conclusão, ou outros itens, a critério da CDE. Para a avaliação, o aluno fará apresentação oral para a Banca Avaliadora em data, horário e local sugerido pelo orientador e referendada pela CDE. A apresentação deve ser realizada no mínimo com cinco dias úteis da data máxima para entrega, pelos docentes, das Listas de Avaliação Final em cada semestre, estabelecidos em Calendário Escolar da USP. É permitida a apresentação do trabalho por videoconferência
Critério
A Banca de Avaliação atribuirá nota de zero a dez para cada um dos itens, contido no formulário de avaliação: 1) Análise do Relatório Final (peso 4) 2) Clareza e preparo da exposição pelo estagiário (peso 3) 3) Respostas à arguição feita pela banca (peso 3) A nota dos membros (NMB) da Banca Avaliadora será a soma das notas (N) multiplicada pelo peso (P) de cada item acima descrito, dividido por 10. A média final do aluno será dada pela soma das notas de cada membro dividido pelo número total de membros. O orientador deverá informar a média final do aluno no Boletim de Frequência e Notas e enviar a cópia do Formulário de Avaliação ao SVG, no prazo máximo de entrega de notas do semestre. A não entrega do relatório no prazo a ser estabelecido pelo orientador, e/ou a não apresentação oral, implicará a não realização da avaliação do Estágio, com consequente reprovação do aluno na disciplina de Estágio Profissionalizante.
Norma de Recuperação
Não há recuperação na disciplina de Estágio Profissionalizante
 
Bibliografia
     
A ser indicada pelo departamento responsável.
 

Clique para consultar os requisitos para 0110501

Clique para consultar o oferecimento para 0110501

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP