Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Disciplinas Interdepartamentais da ESALQ
 
Disciplina: 0110660 - Estágio Vivencial em Engenharia Agronômica
Experimental Internship in Agriculture

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 8
Carga Horária Total: 270 h ( Estágio: 270 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Complementar a formação e o aprimoramento acadêmico do estudante constituindo uma oportunidade para aquisição de experiência pré-profissional. Proporcionar ao estudante a oportunidade de vivenciar a prática diária de sua profissão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93551 - Sonia Maria de Stefano Piedade
 
Programa Resumido
Durante o desenvolvimento de seu estágio o aluno terá oportunidade de aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos relacionados com as áreas de Produção, Pesquisa, Ensino, Transformação, Administração e Extensão. As atividades poderão ser desenvolvidas em entidades públicas e privadas, sempre com a orientação de um professor e supervisor.
 
This internship will enable students to develop their theoretical and practical knowledge related to the following fields: Production, Processing, Management, Research and Consumption Economics. The activities can be developed in public and private entities with the advisory of a professor and supervisor.
 
 
Programa
Produção: Análise de recursos, projeto de implantação e cronograma de implantação, técnicas de execução, previsão de produção e planejamento econômico. Manejo de recursos naturais e insumos. Pesquisa: Elaboração de projetos de pesquisa específicos, identificação de problemas, delineamento experimental, redação de projetos, execução, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório final de pesquisa. Ensino: Técnicas de ensino, princípios pedagógicos e didáticos. Avaliação do aprendizado e modelos de avaliação. Prática de ensino teórico e aplicado. Transformação: Estudo, acompanhamento e execução de casos específicos de transformação de matéria prima de origem agropecuária. Estudos dos processos envolvidos em seus aspectos, de engenharia e de avaliação qualitativa, tanto na esfera rural quanto na industrial. Administração: Análise e planejamento da gerência de projetos agropecuários. Extensão: Estudo e aplicação dos princípios e técnicas de divulgação de conhecimentos e práticas visando o aumento da produtividade e da eficiência nas operações de produção.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Para a avaliação, o aluno deverá entregar a cada membro da banca uma cópia do relatório, com impressão frente e verso, com a antecedência mínima de cinco dias úteis à data de avaliação. O relatório de atividades conterá: resumo do projeto inicial, descrição detalhada das atividades desenvolvidas, metodologia utilizada, resultados obtidos, discussão e conclusão, ou outros itens, a critério da CDE. A avaliação será feita pela Banca Avaliadora e referendada pela CDE, observada a data máxima para entrega, pelos docentes, das Listas de Avaliação Final em cada semestre, estabelecidos em Calendário Escolar da USP.
Critério
A Banca Avaliadora atribuirá nota de zero a dez para cada um dos itens, abaixo: 1) Desempenho das atividades previstas (assiduidade e empenho no desenvolvimento das atividades propostas) - peso 4 2) Apresentação do Relatório (aspecto estético e qualidade) - peso 2 3) Conteúdo do Relatório (compatibilidade das atividades desenvolvidas) - peso 4. A nota dos membros (NMB) da Banca Avaliadora será a soma das notas (N) multiplicada pelo peso (P) de cada item acima descrito, dividido por 10. A média final do aluno será dada pela soma das notas de cada membro dividido pelo número total de membros. O orientador deve informar a média final do aluno no Boletim de Frequência e Notas, no prazo máximo de entrega de notas do semestre. A não entrega do relatório no prazo a ser estabelecido pelo orientador, implicará a não realização da avaliação do Estágio, com consequente reprovação do aluno na disciplina de Estágio Vivencial final será feita mediante apresentação e julgamento do relatório final.
Norma de Recuperação
Não há recuperação na disciplina de Estágio Vivencial.
 
Bibliografia
     
7. BIBILOGRAFIA BÁSICA: a ser indicada pelo departamento responsável.
 

Clique para consultar os requisitos para 0110660

Clique para consultar o oferecimento para 0110660

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP