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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Disciplinas Interdepartamentais da ESALQ
 
Disciplina: 0110690 - Estágio Vivencial em Gestão Ambiental
Experimental Internship in Environmental Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 8
Carga Horária Total: 270 h ( Estágio: 270 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Complementar a formação e o aprimoramento acadêmico do estudante constituindo uma oportunidade para aquisição de experiência pré-profissional. Proporcionar ao estudante a oportunidade de vivenciar a prática diária de sua profissão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7023989 - Taciana Villela Savian
 
Programa Resumido
O estudante deverá desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso que relate o seu aprimoramento, em termos de conhecimentos teóricos e práticos, em uma ou mais das seguintes áreas: Administração, Gerência Ambiental, Política e Legislação Ambiental, Auditoria e Certificação Ambiental, Educação Ambiental, Comunicação e Sociologia.  As atividades poderão ser desenvolvidas em entidades públicas e privadas, sempre com a orientação de um professor e supervisor.
 
The student will have the opportunity to improve his theoretical and practical knowledge related to the areas: Administration, Environmental Management, Environmental Policy and Legislation, Environmental audit and certification, environmental education, communication and sociology; The activities can be developed in public and private entities with the advising of a professor and supervisor.
 
 
Programa
1.Administração. Diagnóstico institucional e ambiental. Desenvolvimento de planos de ação. Processo decisório. Gestão de projetos. Gerenciamento de resistência a mudanças. Negociação e administração de conflitos. Desenvolvimento organizacional. Planejamento, implementação e controle de Projetos. Planejamento e monitoramento do uso de recursos e serviços ambientais.  Adoção de sistemas de gestão ambiental. 
2. Gerência Ambiental. Acompanhamento dos processos de decisão, envolvendo a alocação de recursos e serviços ambientais.  Elaboração de estudos e relatórios de impacto ambiental.
3. Política e Legislação Ambiental. Definição de políticas públicas, fortalecimento de instituições políticas e não governamentais, acompanhamento de ações civís e da atuação dos orgãos da administração pública ambiental.
4. Auditoria e Certificação Ambiental. Participação em processos de aplicação de padrões de certificação e auditagem ambiental.  Desenvolvimento e estudo de critérios e indicadores de sustentabilidade.
5. Educação Ambiental, Comunicação e Sociologia. Envolvimento em programas de conscientização ambiental, educação e cidadania. Desenvolvimento de meios de comunicação e marketing que contribuam para o aumento da sensibilidade e percepção dos problemas ambientais. Atenuação de conflitos sociais resultantes da ação conflituosa com o meio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Para a avaliação, o aluno deverá entregar a cada membro da banca uma cópia do relatório, com impressão frente e verso, com a antecedência mínima de cinco dias úteis à data de avaliação. O relatório de atividades conterá: resumo do projeto inicial, descrição detalhada das atividades desenvolvidas, metodologia utilizada, resultados obtidos, discussão e conclusão, ou outros itens, a critério da CDE. A avaliação será feita pela Banca Avaliadora e referendada pela CDE, observada a data máxima para entrega, pelos docentes, das Listas de Avaliação Final em cada semestre, estabelecidos em Calendário Escolar da USP.
Critério
A Banca Avaliadora atribuirá nota de zero a dez para cada um dos itens, abaixo: 1) Desempenho das atividades previstas (assiduidade e empenho no desenvolvimento das atividades propostas) - peso 4 2) Apresentação do Relatório (aspecto estético e qualidade) - peso 2 3) Conteúdo do Relatório (compatibilidade das atividades desenvolvidas) - peso 4. A nota dos membros (NMB) da Banca Avaliadora será a soma das notas (N) multiplicada pelo peso (P) de cada item acima descrito, dividido por 10. A média final do aluno será dada pela soma das notas de cada membro dividido pelo número total de membros. O orientador deve informar a média final do aluno no Boletim de Frequência e Notas, no prazo máximo de entrega de notas do semestre. A não entrega do relatório no prazo a ser estabelecido pelo orientador, implicará a não realização da avaliação do Estágio, com consequente reprovação do aluno na disciplina de Estágio Vivencial final será feita mediante apresentação e julgamento do relatório final.
Norma de Recuperação
Não há recuperação na disciplina Estágio Vivencial.
 
Bibliografia
     
ADYZES, I. Gerenciando as mudanças. São Paulo, Pioneira, 1995. CAMPOS, Vicente F. Qualidade total. Belo Horizonte, FCO, 1992. CHIAVENATTO, Idalberto. Administração dos novos tempos. Rio de Janeiro, Campus, 2000. CLEGG, Stewart R. et all. Handbook de estudos organizacionais. São Paulo, Atlas, 2001. COLTRO, Alex & Coltro, Deborah F.P. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. Campinas, SP, Conhecimento e Sabedoria, 2004. 92 pp. COOPER, D.R., SCHINDLER, P.S. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo. Bookman, 7ª ed. 2001. 640 p. CURY, Antônio. Organização & Métodos: Uma visão holística: Perspectiva comportamental & Abordagem Contingencial. São Paulo, Atlas, 1998. DRUCKER, Peter. Administrando para o futuro. São Paulo, Pioneira, 1999. ETZIONI, Amitai. Organizações complexas. São Paulo, Atlas, 1988. FLEURY, Maria T. L. & Fischer, Rosa M. Cultura e poder nas organizações. São Paulo, Atlas, 1990. MARTINS, G.de A., LINTZ, A. Guia para Elaboração de Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso. São Paulo. Atlas. 2000, 108 p. MAXIMIANO, Antônio C.A. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. São Paulo, Atlas, 2004. MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: Estruturas em cinco configurações. São Paulo, Atlas, 1998. MOTTA, Fernando C.P. Teoria geral da administração. São Paulo, Pioneira, 1991. ROBBINS, Stephen  P. Administração: Mudanças e perspectivas. São Paulo, Saraiva, 2000.
 

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