Complementar a formação e o aprimoramento acadêmico do estudante constituindo uma oportunidade para aquisição de experiência pré-profissional. Proporcionar ao estudante a oportunidade de vivenciar a prática diária de sua profissão.
Durante o desenvolvimento de seu estágio o aluno terá oportunidade de aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos, em uma ou mais das seguintes áreas: Agrobiologia, Biotecnologia e Manejo de Vida Silvestre. Entre as atividades que podem ser desenvolvidas em entidades públicas e privadas, sempre com a orientação de um professor e supervisor, estão: desenvolvimento de atividades educacionais; elaboração e execução de projetos de manejo ambiental; conservação da biodiversidade; participação de equipes multidisciplinares na pesquisa e no uso dos recursos naturais renováveis; gerenciamento e execução de tarefas técnicas nas diferentes áreas do conhecimento biológico; e, ainda, desenvolvimento de idéias e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
O Estágio Vivencial em Ciências Biológicas terá um programa para cada estudante ou grupo de estudantes, elaborado de comum acordo com o seu orientador. O conteúdo do programa será delineado de modo a enquadrar-se em uma das seguintes áreas de atuação: Pesquisa: Elaboração de projetos de pesquisa específicos, identificação de problemas, delineamento experimental, redação de projetos, execução, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório final de pesquisa. Ensino: Técnicas de ensino, princípios pedagógicos e didáticos. Avaliação do aprendizado e modelos de avaliação. Prática de ensino teórico e aplicado. Extensão: elaboração e execução de projetos de manejo ambiental; participação de equipes multidisciplinares na pesquisa e no uso de recursos naturais renováveis; gerenciamento e execução de tarefas técnicas nas diferentes áreas do conhecimento biológico.
A ser indicada pelo departamento responsável.