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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Disciplinas Interdepartamentais da ESALQ
 
Disciplina: 0111000 - Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Agronômica
Final Report in Agriculture

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1) Proporcionar aos alunos o aprimoramento técnico-científico, com a realização de um trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso; 2) Acelerar a maturidade profissional do graduando em Engenharia Agronômica através de um trabalho de caráter profissional, sob orientação de um docente da ESALQ. Por "caráter profissional"; entende-se que o TCC apresenta nível técnico-científico compatível com a atividade dos Engenheiros Agrônomos em exercício na sociedade brasileira; e 3) Consolidar o perfil acadêmico e profissional do aluno em final de Curso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93551 - Sonia Maria de Stefano Piedade
 
Programa Resumido
O TCC-EA, de acordo com a sua natureza, abrangerá uma das seguintes categorias: 1) Uma Monografia que apresente um estudo teórico sobre um problema técnico ou científico da Engenharia Agronômica ou da realidade agropecuária brasileira; 2) Um ensaio técnico abordando o trabalho de definição e solução de um problema ou caso agropecuário efetivamente trabalhado em atividades internas ou externas à universidade; 3) Um texto referente a um trabalho desenvolvido por meio de atividade de iniciação científica, atividade devidamente reconhecida pela Universidade de São Paulo.
 
The final report must fall into one of the following categories: a final report presenting a theoretical study on a technical or scientific subject related to agriculture or to the Brazilian agribusiness context; a technical report focusing the definition and problem solving of an agribusiness case effectively developed inside or outside the university; a scientific report developed under a undergraduate research internship recognized by the University of São Paulo.
 
 
Programa
Orientação individual. De comum acordo com o orientador escolhido pelo aluno, deve haver a elaboração do Plano de Trabalho com o respectivo cronograma de execução. O Plano de Trabalho deverá ser aprovado pelo Departamento ao qual pertence o orientador antes da matrícula na disciplina. Execução do plano, acompanhado pelo orientador. Preparação e entrega do trabalho de conclusão de curso na versão impressa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Acompanhamento regular da elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC), de acordo com o cronograma estabelecido pelo orientador, com avaliação periódica do seu desenvolvimento. Apresentação perante banca do Trabalho de Conclusão de Curso. A Banca Avaliadora será composta de, no mínimo, três membros, sendo um deles o orientador. A escolha dos membros será sugerida pelo orientador e referendada pelo Departamento. Os membros da banca avaliadora deverão ter pelo menos o título referente à formação de graduação (engenheiro, bacharel ou equivalente). A apresentação do TCC poderá ser realizada por videoconferência.
Critério
A Banca Avaliadora atribuirá nota (N) de zero a dez para os seguintes itens: 1 – Análise do Trabalho, considerando o conteúdo do texto, aspecto estético, clareza, concisão, organização (Peso 4); 2 – Clareza e preparo da apresentação oral (Peso 3); 3 – Respostas à arguição da Banca (Peso 3). A nota final (NF) de cada membro da Banca Avaliadora será o resultado da soma da nota dada a cada item acima descrito, multiplicada pelo seu respectivo peso, dividida por 10 (NF = somatória de (N x P)/10). A média final (MF) do aluno será dada pela soma das notas finais de cada membro da Banca Avaliadora, dividida pelo número total de membros (MF = somatória da NF/3). O aluno será considerado aprovado se a sua média final for igual ou superior a cinco (5,0).
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Será aquela específica para o trabalho e definida em conjunto com o orientador, sendo necessária a inclusão de um manual de redação de trabalho científico.
 

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