É discutir através de uma abordagem prática as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. O curso concentra-se em negócios que, espera-se, não permaneçam pequenos durante toda sua existência, mas que se transformem em grandes empresas. O seu conteúdo abrange todo o espectro de atividades e habilidades empreendedoras, necessárias para o desenvolvimento em equipe de um plano de negócio. Goals:This is a course about starting and growing a high potential business. The course focuses on businesses that are not intended to be small throughout their duration, but rather those businesses that with hard work and good luck can be expected to develop into large and complex enterprises. The content covers entreprenerial activities and skills that are necessary for the team development of a business plan.
Empreendedorismo de “alto potencial”. Reconhecimento de oportunidade.Modelos de negócios. Marketing e posicionamento. Planos de negócio e requisitos financeiros. A equipe do empreendimento. Aspectos legais / propriedade intelectual /riscos / ética. Finanças. Capital de risco. Retirada e colheira. De plano de negócio para a realidade. Administrando o crescimento. Desenvolvendo uma estratégia empreendedora pessoal.Abstract:“High potential” entrepreneurship. Oportunity recognition. Business models. Marketing and positioning. Business plans and financial requirements. The entrepreneurship team. Legal aspects / IP/ risks / ethics. Finance. Venture capital. Exit and harvest. From business plan to reality. Managing growth.
1.INTRODUÇÃO O que é empreendedorismo “de alto potencial” e como funciona o processo empreendedorAs exigências do cursoDistribuição de questionário sobre o histórico e os interesses do alunoO plano de negócio: Critérios, a apresentação oral como um apelo de venda.2.RECONHECIMENTO DE OPORTUNIDADEEntender os critérios para avaliação de oportunidades de negócioDesenvolver uma estrutura de referência para a avaliação de oportunidadeAvaliar uma proposta de negócio3.MODELOS DE NEGÓCIOSDesenvolver a compreensão das dinâmicas do mercado e das oportunidades de negócioCompreender as implicações da Internet para análise de oportunidades de negócioAvaliar quando as tecnologia tem a oportunidade de serem disruptivas4.MODELOS DE NEGÓCIOExplorar diferentes modos de abordar o “mesmo” negócioBusca pelo “ajuste” – Análise do modelo de negócio5.MARKETING e POSICIONAMENTOEntender a localização e validação do clienteEntender como o processo de desenvolvimento do cliente afeta o plano de negócio6.PLANOS DE NEGÓCIO E REQUISITOS FINANCEIROSGanhar uma compreensão dos elementos do PNEntender as implicações do Modelo de Negócio sobre os Requisitos FinanceirosCompreender como se faz a análise dos requisitos financeiros e como se determina quanto de dinheiro sua empresa necessita e quando.7.A EQUIPE DO EMPREENDIMENTOCompreender aspectos centrais sobre a organização da equipe de fundadoresEstratégias de recrutamento para empregados em posições chave nos estágios iniciais do desenvolvimento da nova empresaProjeto das compensações para novos empreendimentosEstratégias para alavancar conselheiros e consultores8.ASPECTOS LEGAIS/PROPRIEDADE INTELECTUAL/RISCOS/ÉTICAEntender os aspectos legais fundamentais que devem ser considerados na fundação de uma empresaProteção do capital intelectualLidando com empregados, contratados e fornecedores de serviçoLeasing de espaço de escritório e de equipamentosLevantamento de fundos9.FINANÇAS: Construindo uma estratégia financeiraComo montar uma estratégia financeira para um novo empreendimentoAnjos e fontes alternativas de recursos – como diferem dos outros tipos de financiadores10.FINANCIAMENTO: Capital de RiscoComo funciona o capital de risco – estrutura do setor, atributos de investimentos, expectativas de taxas de retorno.Desenvolvimento de estratégias para a construção incremental de uma base de ativos com valor crescenteEntender como se estrutura um acordo com um investidor pessoa física (anjo) ou com uma empresa de capital de risco11.APRESENTAÇÃO DE MEIO DE CURSOApresentaçãoes em sala de aula dos PN (10 minutos, 10 slides no máximo)12.RETIRADA E COLHEITA Entender o processo de tornar a empresa públicaConsiderar os benefícios e detrimentos de obter liquidação através de uma venda ou de uma fusãoGanhar uma percepção, da perspectiva do investidor, de várias alternativas de liquidação13.DE PLANO DE NEGÓCIO PARA A REALIDADECompreender como são implementados diferentes modelos de negócio e estratégias.Considerar as circunstâncias especiais do Bioempreendedorismo14.ADMINISTRANDO O CRESCIMENTOInvestigar como questões éticas afetam a estratégia e a implementação de um empreendimentoEntender os desafios do crescimento de empresas empreendedoras, desde start-ups, ao longo de todo o arco empreendedor15.DESENVOLVENDO UMA ESTRATÉGIA EMPREENDEDORA PESSOAL Integrar o que foi aprendido sobre colaboração em uma equipe empreendedora16.Apresentações orais.Syllabus- 300021 - 1.GETTING STARTEDGain an understanding of what ‘high potential’ entrepreneurship is and how the process worksGain a thorough understanding of course requirementsDistribute questionnaire on student backgrounds and interestsThe business plan: Criteria, Oral Presentation as a Pitch 2.OPPORTUNITY RECOGNITION Develop an understanding of criteria for evaluating business opportunitiesDevelop a framework for opportunity assessmentEvaluate a business proposal3.BUSINESS MODELSSSharpen understanding of Market dynamics and business opportunityUnderstanding the implications of the Internet to business opportunity assessmentEvaluate when technologies have the opportunity to be ‘disruptive’4.BUSINESS MODELSExplore different ways of approaching the ‘same’ businessSearching for ‘fit’ – Business model analysis5.MARKETING and POSITONINGUnderstand Customer Discovery and Validation Understand How the Customer Development Process effects the business plan6.BUSINESS PLANS AND FINANCIAL REQUIREMENTSGain an understanding of the elements of the BP. Understand the implications of Business Model on Financial Requirements.Understand how to do financial requirements analysis, determining how much $$ your ventureneeds and when.7.THE ENTREPRENEURIAL TEAMUnderstand central issues about organizing a founding teamRecruiting strategies for key hires in the early stages of new venture developmentCompensation design for new venturesStrategies for leveraging advisors and consultants8.Legal/IP/ Entity selection/Product Liability/Risks/EthicsUnderstand the key legal issues of founding a business, protecting intellectual capital, having employees, dealing with contractors and service providers, leasing offices and equipment, and raising money9.FINANCE: Building a financial StrategyHow to build a financial strategy for a new ventureAngel and alternative equity sources – gain an understanding of how it differs and works with institutional venture capital10.FINANCE: Venture CapitalVenture capital and how it works – gain an understanding of the structure of the industry, attributes of appropriate investments, and expected rates of return.Develop strategies for incrementally building an appreciating equity baseUnderstand how to structure an angel investor or Venture Capital deal11.MID-TERM PRESENTATIONSMid term in class presentations (10 minutes, 10 power point slides max.)12.EXIT AND HARVESTGain an understanding of the process of going publicConsider the benefits and detriments of achieving liquidity through sale or mergerGain an appreciation of an investors perspective of various liquidity alternatives13.FROM BUSINESS PLAN TO REALITYUnderstand how different business models and strategies get implementedConsider the issues of women in leadershipConsider the unique circumstances of Bioentrepreneurship14.Managing GrowthInvestigate how ethical questions effect entrepreneurial strategy and implementationUnderstand the challenges of growing the entrepreneurial enterprise, from start-up through the complete entrepreneurial arc15.DEVELOPING A PERSONAL ENTREPRENEURSHIP STRATEGYIntegrate what we have learned about collaborating on an entrepreneurial team16.Oral Presentations
Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006