Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Politécnica
 
Disciplinas Interdepartamentais da Escola Politécnica
 
Disciplina: 0303212 - Criação de Negócios Tecnológicos
Technology Based Business Development

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
1. Conceituar o processo de estruturação de empreendimentos de base tecnológica visando explorar as oportunidades relacionadas com a resolução de problemas complexos de engenharia. 2. Conceituar e aplicar as principais abordagens da estratégia, de marketing, de design thinking, do canvas e da startup enxuta. 3. Apresentar e aplicar ferramentas e métodos para a prototipação digital e para a prototipação rápida. 4. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento integrado de produtos e serviços. 5. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para a estruturação de empreendimentos de base tecnológica. 6. Promover o trabalho em equipes multidisciplinares de maneira efetiva. 7. Promover o alinhamento dos empreendimentos resultantes com aceleradoras e incubadoras.
 
1 Conceptuailze the process of structuring technology-based enterprises with focus on exploring emerging opportunities related with the resolution of complex engineering problems. 2 Conceptualize and implement design thinking, Business Model Canvas and Lean Startup initiatives. 3 Present and apply tools and methods for digital prototyping and rapid prototyping. 4 Present and apply methods, techniques and tools for the integrated development of products and services. 5 Present and apply methods, techniques and tools for structuring technology-based enterprises. 6 Promote team work in multidisciplinary environments. 7 Promote the alignment between resulting projects and accelerators and incubators.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
486545 - André Leme Fleury
422971 - Eduardo de Senzi Zancul
54251 - Roseli de Deus Lopes
 
Programa Resumido
Estratégia: 5 forças competitivas, análise swot, estratégias genéricas, estratégia do oceano azul, fundamentos em marketing. design thinking: definição do desafio estratégico, imersão, ideação, prototipação; business modelcanvas; aprendizagem validada; fases de desenvolvimento de startups
 
Strategy: 5 competitive forces, swot analysis, generic strategies, blue ocean strategy, marketing fundamentals. design thinking: defining the strategic challenge, immersion, ideation, prototyping; modelcanvas business; validated learning; development phases of startups
 
 
Programa
1. Estratégia 2. Marketing 3. Design Thinking 4. Business Model Canvas 5. Lean Startup 6. Processos 7. Gerenciamento ágil de projetos 8. Ferramentas de gestão de projetos 9. Prototipação digital. 10. Prototipação rápida e impressão 3D.
 
1. Strategy 2. Marketing 3. Design Thinking 4. Business ModelCanvas 5. Lean Startup 6. Processes 7. Agile project management 8. Tools for agile project management 9. Digital prototyping. 10. Rapid prototyping and 3D printing.
 
 
Avaliação
     
Método
O curso é composto por aulas teórico-práticas e pelo desenvolvimento de um empreendimento de base tecnológica em equipe. O empreendimento deve buscar explorar a oportunidade resultante da resolução de um problema real, complexo e multidisciplinar de engenharia. O projeto deve resultar em solução viável tanto tecnicamente como economicamente. O resultado final do projeto é um protótipo funcional e o plano de negócios completo do empreendimento de base tecnológica.
A avaliação é composta pela avaliação do projeto completo do empreendimento e de seu protótipo e por uma nota individual de atividades realizadas em classe ao longo do semestre.
Critério
Média de duas notas
Norma de Recuperação
Uma prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Blank. S. The four steps to the epiphany. 2013
Blank. S. Why the lean startup changes everything. Harvard Business Review, 2013
Blank. S. Embrace failure to start up success. Nature, 2011
Blank, S.; Dorf, B. The startup owner’s manual. K&S Ranch, 2012
Brown, T. Design Thinking. Harvard Business Review, june 2008
Brown, T. Design Thinking. Elsevier, 2010
Croll; A. Yoskovitz, B. Lean Analytics. O´Reilly, 2012
Gothelf, J.; Seiden, J. Lean UX. O’Reilly, 2012
IDEO, Design thinking for educators toolkit, 2012
IDEO. Human Centered Design. 2ª Edição
Osterwalder, A.; PIigneur, Y. Business model generation. 2010
Rex, H.; Pyla, P. The UX Book. Elsevier, 2012,
Ries, E. The Lean Startup. Crown Business, 2011
Vianna, M.; Vianna, Y.; Adler, I.; Lucena, B.; Russo, B. Design Thinking. MJV Press, 2011
 

Clique para consultar os requisitos para 0303212

Clique para consultar o oferecimento para 0303212

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP