1. Conceituar o processo de estruturação de empreendimentos de base tecnológica visando explorar as oportunidades relacionadas com a resolução de problemas complexos de engenharia. 2. Conceituar e aplicar as principais abordagens da estratégia, de marketing, de design thinking, do canvas e da startup enxuta. 3. Apresentar e aplicar ferramentas e métodos para a prototipação digital e para a prototipação rápida. 4. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento integrado de produtos e serviços. 5. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para a estruturação de empreendimentos de base tecnológica. 6. Promover o trabalho em equipes multidisciplinares de maneira efetiva. 7. Promover o alinhamento dos empreendimentos resultantes com aceleradoras e incubadoras.
Estratégia: 5 forças competitivas, análise swot, estratégias genéricas, estratégia do oceano azul, fundamentos em marketing. design thinking: definição do desafio estratégico, imersão, ideação, prototipação; business modelcanvas; aprendizagem validada; fases de desenvolvimento de startups
1. Estratégia 2. Marketing 3. Design Thinking 4. Business Model Canvas 5. Lean Startup 6. Processos 7. Gerenciamento ágil de projetos 8. Ferramentas de gestão de projetos 9. Prototipação digital. 10. Prototipação rápida e impressão 3D.
Blank. S. The four steps to the epiphany. 2013Blank. S. Why the lean startup changes everything. Harvard Business Review, 2013Blank. S. Embrace failure to start up success. Nature, 2011Blank, S.; Dorf, B. The startup owner’s manual. K&S Ranch, 2012Brown, T. Design Thinking. Harvard Business Review, june 2008Brown, T. Design Thinking. Elsevier, 2010Croll; A. Yoskovitz, B. Lean Analytics. O´Reilly, 2012Gothelf, J.; Seiden, J. Lean UX. O’Reilly, 2012IDEO, Design thinking for educators toolkit, 2012IDEO. Human Centered Design. 2ª EdiçãoOsterwalder, A.; PIigneur, Y. Business model generation. 2010Rex, H.; Pyla, P. The UX Book. Elsevier, 2012, Ries, E. The Lean Startup. Crown Business, 2011Vianna, M.; Vianna, Y.; Adler, I.; Lucena, B.; Russo, B. Design Thinking. MJV Press, 2011