1. Conceituar o processo de desenvolvimento integrado de produtos visando resolução de problemas complexos de engenharia que exigem abordagem multidisciplinar.2. Conceituar as abordagens de design centrado no usuário e de identificação e de gestão de requisitos.3. Apresentar métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento integrado de produtos.4. Apresentar ferramentas e processos para a prototipação digital e para a prototipação rápida.5. Discutir abordagens para trabalho em equipes multidisciplinares de maneira efetiva para solução de problemas complexos de engenharia.6. Apresentar exemplos práticos de desenvolvimento de produtos inovadores.
Relevância e exemplos de desenvolvimento de produtos. Ciclo de vida de produtos. Sistemas produto-serviço. Processo integrado e times multidisciplinares para o desenvolvimento de produtos. Design centrado no usuário e design thinking. Gestão de requisitos. Métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento integrado de produtos. Gestão de dados de produto. Prototipação digital, prototipação rápida e impressão 3D. Avaliação de protótipos com usuários. Desenvolvimento de projeto em equipe.
1. Importância do desenvolvimento de produtos e exemplos de produtos de sucesso.2. Visão do ciclo de vida de produtos.3. Sistemas produto-serviço (PSS – Product Service Systems).4. Processo integrado para o desenvolvimento de produtos.5. Times multidisciplinares para o desenvolvimento de produtos.6. Design centrado no usuário e design thinking.7. Gestão de requisitos.8. Métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento integrado de produtos.9. Gestão de dados de produto e sistemas Product Lifecycle Management (PLM).10. Prototipação digital.11. Prototipação rápida e impressão 3D.12. Métodos para avaliação de protótipos com usuários.13. Os alunos devem desenvolver projeto em equipe multidisciplinar visando resolver um problema complexo de engenharia utilizando as abordagens apresentadas ao longo do curso.
BROWN, T. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. HarperBusiness. 2009.KAHN, K.B.. The PDMA Handbook of New Product Development. Wiley. 2012.KELLEY, T.; KELLEY, D. Creative Confidence: Unleashing the Creative Potential Within Us. Crown Business. 2013.ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F. A.; AMARAL, D. C.; DE TOLEDO, J. C.; DA SILVA, S. L.; ALLIPRANDINI, D. H.; SCALICE, R. K. Gestão de desenvolvimento de produtos uma referência para a melhoria do processo. Saraiva, 2006.ULRICH, K.; EPPINGER, S. Product Design and Development. McGraw-Hill/Irwin. 2011.