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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
 
Disciplina: 0410109 - Fauna, Flora e Ambiente
Fauna, Flora and Environment

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Estabelecer o conceito de diversidade biológica incluindo os fatores ambientais moduladores dessa diversidade. Promover a integração de conceitos fundamentais para o estudo da diversidade, tais como evolução, adaptação e seleção natural, e a sua relação com fatores bióticos e abióticos. Prover a compreensão da diversidade como base e resultado dos processos evolutivos. Discutir temas ligados à conservação dessa diversidade e ao impacto do ser humano sobre ela. Fomentar a reflexão sobre o papel do professor em sala de aula mediante a discussão das estratégias usadas na própria disciplina pelo corpo docente. Capacitar o aluno para abordagens usadas pelos biólogos em pesquisas de campo, fornecendo noções de seus princípios teóricos e fundamentos metodológicos. Fundamentar o entendimento do papel do biólogo na sociedade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2091006 - Antonio Carlos Marques
2143719 - Carlos Arturo Navas Iannini
2801060 - Marcio Roberto Costa Martins
2792356 - Paulo Takeo Sano
 
Programa Resumido
1. Biodiversidade: padrões e processos
2. Fatores bióticos e abióticos como moduladores da evolução
3. Fundamentos da teoria evolutiva
4. Fundamentos da pesquisa em biologia
5. Papel do biólogo na sociedade
6. O biólogo como professor (tema transversal)
 
 
 
Programa
1. Conceito de diversidade biológica e suas aplicações.
2. Fatores moduladores da evolução e da diversidade biológica.
3. Interações biológicas como parte da diversidade e como elemento modulador da própria diversidade.
4. Fundamentos da teoria evolutiva, incluindo conceitos como seleção natural, adaptação, processos microevolutivos e macroevolução.
5. Obtenção e análise de dados em estudos de fauna e flora e dos ambientes nos quais estes ocorrem.
6. Apresentação de resultados de pesquisa científica.
7. Papel do biólogo na sociedade
8. O biólogo como professor
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina está composta por três eixos de desenvolvimento e um momento síntese dos três: o primeiro centrado em conteúdos teóricos; o segundo voltado ao desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à pesquisa em biologia; e o terceiro relacionado com papel do biólogo na sociedade, com realce para sua atuação como docente. A síntese dos três eixos ocorre em uma expedição a campo na qual a abordagem teórica e a prática são correlacionadas.

O primeiro eixo é desenvolvido mediante discussões teóricas, exposições sistematizadas do conteúdo, atividades em grupo e dinâmicas diversas na sala de aula. A segunda parte envolve visitas dirigidas a ambientes externos (Fitotério do IBUSP, Reserva da CUASO) e uma viagem de campo obrigatória, com o objetivo de capacitar para a observação de elementos relevantes da flora, da fauna e do ambiente, assim como o aprendizado de métodos básicos de trabalho biológico no campo.
Critério
Provas parciais
Prova final
Notas de trabalhos em grupo
Notas de trabalhos individuais
Norma de Recuperação
Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos)
Aprovação com média igual ou superior a 5,0 (cinco). Uma única avaliação de recuperação com todo o programa trabalhado durante o semestre.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:

Darwin, C. 1859. A Origem das Espécies. (versões eletrônicas em inglês e português disponíveis no site da disciplina)
Martins, M. e P. T. Sano. 2009. Biodiversidade Tropical. Coleção Paradidáticos, Série Evolução. São Paulo: Editora UNESP. 128 pp.
Meyer, D. e El-Hani, C. N. 2005. Evolução, o sentido da Biologia. Coleção Paradidáticos, Série Evolução. São Paulo: Editora UNESP. 136 pp.
Ridley, M. Evolução. Artmed, Porto Alegre. 752 pp.
Townsend, C. R., M. Begon e J. L. Harper 2010. Fundamentos em Ecologia. 3 ed. Artmed, Porto Alegre.
Wilson, E. O. & Peter, F. M. (Ed.) 1988. Biodiversity. National Academy Press, Washington, 521 p
Disponível em http://www.nap.edu/catalog/989/biodiversity
 

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