Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
 
Disciplina: 0410109 - Fauna, Flora e Ambiente
Fauna, Flora and Environment

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
Estabelecer o conceito de diversidade biológica incluindo os fatores ambientais moduladores dessa diversidade. Promover a integração de conceitos fundamentais para o estudo da diversidade, tais como evolução, adaptação e seleção natural, e a sua relação com fatores bióticos e abióticos. Prover a compreensão da diversidade como base e resultado dos processos evolutivos. Discutir temas ligados à conservação dessa diversidade e ao impacto do ser humano sobre ela. Fomentar a reflexão sobre o papel do professor em sala de aula mediante a discussão das estratégias usadas na própria disciplina pelo corpo docente. Capacitar o aluno para abordagens usadas pelos biólogos em pesquisas de campo, fornecendo noções de seus princípios teóricos e fundamentos metodológicos. Fundamentar o entendimento do papel do biólogo na sociedade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2091006 - Antonio Carlos Marques
2143719 - Carlos Arturo Navas Iannini
206232 - Cristina Yumi Miyaki
2801060 - Marcio Roberto Costa Martins
2792356 - Paulo Takeo Sano
 
Programa Resumido
1. Biodiversidade: padrões e processos
2. Fatores bióticos e abióticos como moduladores da evolução
3. Fundamentos da teoria evolutiva
4. Fundamentos da pesquisa em biologia
5. Papel do biólogo na sociedade
6. O biólogo como professor (tema transversal)
 
 
 
Programa
1. Conceito de diversidade biológica e suas aplicações.
2. Fatores moduladores da evolução e da diversidade biológica.
3. Interações biológicas como parte da diversidade e como elemento modulador da própria diversidade.
4. Fundamentos da teoria evolutiva, incluindo conceitos como seleção natural, adaptação, processos microevolutivos e macroevolução.
5. Obtenção e análise de dados em estudos de fauna e flora e dos ambientes nos quais estes ocorrem.
6. Apresentação de resultados de pesquisa científica.
7. Papel do biólogo na sociedade
8. O biólogo como professor
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação individual. Presença e participação na viagem didática. Trabalhos em grupo. Trabalhos individuais.
Critério
A avaliação individual consiste de avaliação de conteúdo conceitual e das habilidades de análise e síntese referentes aos temas trabalhados até a data de sua aplicação. A presença e a participação na viagem didática são consideradas indispensáveis para a obtenção de competências específicas do profissional biólogo, sendo, portanto obrigatórias. Os trabalhos em grupo visam o desenvolvimento de aprendizado coletivo e cooperativo, capacidade de diálogo, superação de conflitos, e potencialização de resultados. A presença em dias de apresentação dos trabalhos em grupo é considerada obrigatória. Os trabalhos individuais visam capacitar habilidades de análise de dados, interpretação de textos e leitura profissional. Os critérios de avaliação, nesse quesito, levarão em conta os resultados e o processo formativo.
Norma de Recuperação
Estarão aptos para Recuperação alunos com média final igual ou superior a 3,0 (três) e frequência igual ou superior a 70%. Será realizada uma única avaliação de recuperação, após o término da disciplina, compreendendo todo o programa do semestre.
 
Bibliografia
     
Darwin, C. 1859. A Origem das Espécies.
Martins, M. e P. T. Sano. 2009. Biodiversidade Tropical. Coleção Paradidáticos, Série Evolução. São Paulo: Editora UNESP. 128 pp.
Meyer, D. e El-Hani, C. N. 2005. Evolução, o sentido da Biologia. Coleção Paradidáticos, Série Evolução. São Paulo: Editora UNESP. 136 pp.
Townsend, C. R., M. Begon e J. L. Harper 2010. Fundamentos em Ecologia. 3 ed. Artmed, Porto Alegre.
Wilson, E. O. & Peter, F. M. (Ed.) 1988. Biodiversity. National Academy Press, Washington, 521 p. Disponível em http://www.nap.edu/catalog/989/biodiversity
 

Clique para consultar os requisitos para 0410109

Clique para consultar o oferecimento para 0410109

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP