Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
 
Disciplina: 0410111 - Estratégias e Instrumentos Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia
Educational strategies and resources for science and biological teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
Promover reflexões sobre temas pertinentes à formação do professor que atuará em Ciências para o Ensino Fundamental e Biologia para o Ensino Médio. Desenvolver no aluno habilidades como criatividade, organização e senso crítico para planejamento, execução e avaliação de seqüências didáticas utilizando instrumentos práticos e lúdicos, bem como para atividades de campo e outros tipos de excursões didáticas apropriadas para tais segmentos educacionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
176390 - Alessandra Fernandes Bizerra
52645 - Maria Aparecida Visconti
1944096 - Suzana Ursi
 
Programa Resumido
Introdução às estratégias didáticas e a metodologia dialética de ensino. Utilização de material biológico em sala de aula. Planejamento de laboratórios de Ciências e excursões. Planejamento e elaboração de instrumentos didáticos. Realização de aulas simuladas. Espaços não formais de ensino.
 
 
 
Programa
Programa Teórico
- Introdução às estratégias didáticas
- Introdução à metodologia dialética de ensino
- Utilização de material biológico em sala de aula
- Feiras de Ciências e o ensino por investigação
- Direitos autorais e criação de instrumentos didáticos
- Planejamento de laboratório de Ciências
- Planejamento de excursões didáticas
- Museus e suas possibilidades no ensino de Ciências
Programa Prático
- Planejamento e elaboração de instrumentos didáticos, realização de aulas simuladas utilizando tais instrumentos, elaboração de roteiros explicativos e realização de avaliações críticas sobre tais aulas.
- Elaboração de roteiro para visita didática a um museu de ciência e para trabalho de campo em um local apropriado para excursão didática (ex. Jardim Botânico, Zoológico, Aquário, Parque)
 
 
 
Avaliação
     
Método
1.Participação em aulas expositivas dialogadas e em discussões sobre estratégias e instrumentos educacionais desenvolvidos pelos alunos. 2.Elaboração e apresentação por parte dos alunos de estratégias e instrumentos educacionais. 3.Interação estudantes-instituições parceiras.
Critério
1.Espera-se que o aluno contribua com as discussões desenvolvidas em sala de aula, realizando análises críticas do trabalho desenvolvido por colegas, de seu próprio trabalho e sobre os referenciais teóricos abordados na disciplina. 2.Espera-se que o aluno: incorpore os subsídios referentes aos referenciais teóricos abordados na disciplina no processo de elaboração de estratégias e recursos didáticos; desenvolva estratégias com coerência entre objetivo, instrumento e avaliação; elabore roteiros claros e completos que descrevam as estratégias desenvolvidas; 3.Espera-se que o aluno realize as atividades propostas, seguindo os objetivos propostos.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Básica:
ANASTASIOU, L.G.C., ALVES L. Processos de Ensinagem na Universidade – pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2009.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999
BRASIL. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologia. Brasília: MEX/SEMTEC, 2002.
CACHAPUZ, A, GIL-PEREZ, D., CARVALHO, AM.P., PRAIA, J, VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez. 2005.
PERRENOUD P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
KRASILCHIK M. Práticas de Ensino de Biologia, Editora UFMG. 2004.
Complementar
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 9-100, 2003.
SANTOS, W.L.P. D. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n.36, p.474-491. 2007
SASSERON, L.H. E CARVALHO, A.M.P.D. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, p. 333-353. 2008.
URSI, S. Elaboração de relatórios científicos: informações básicas para jovens investigadores dos ensinos fundamental e médio. São Paulo: Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para 0410111

Clique para consultar o oferecimento para 0410111

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP