Promover reflexões sobre temas pertinentes à formação do professor que atuará em Ciências para o Ensino Fundamental e Biologia para o Ensino Médio. Desenvolver no aluno habilidades como criatividade, organização e senso crítico para planejamento, execução e avaliação de seqüências didáticas utilizando instrumentos práticos e lúdicos, bem como para atividades de campo e outros tipos de excursões didáticas apropriadas para tais segmentos educacionais.
Introdução às estratégias didáticas e a metodologia dialética de ensino. Utilização de material biológico em sala de aula. Planejamento de laboratórios de Ciências e excursões. Planejamento e elaboração de instrumentos didáticos. Realização de aulas simuladas. Espaços não formais de ensino.
Programa Teórico- Introdução às estratégias didáticas- Introdução à metodologia dialética de ensino- Utilização de material biológico em sala de aula- Feiras de Ciências e o ensino por investigação- Direitos autorais e criação de instrumentos didáticos - Planejamento de laboratório de Ciências- Planejamento de excursões didáticas- Museus e suas possibilidades no ensino de Ciências Programa Prático- Planejamento e elaboração de instrumentos didáticos, realização de aulas simuladas utilizando tais instrumentos, elaboração de roteiros explicativos e realização de avaliações críticas sobre tais aulas. - Elaboração de roteiro para visita didática a um museu de ciência e para trabalho de campo em um local apropriado para excursão didática (ex. Jardim Botânico, Zoológico, Aquário, Parque)
Básica: ANASTASIOU, L.G.C., ALVES L. Processos de Ensinagem na Universidade – pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2009. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999 BRASIL. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologia. Brasília: MEX/SEMTEC, 2002. CACHAPUZ, A, GIL-PEREZ, D., CARVALHO, AM.P., PRAIA, J, VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez. 2005. PERRENOUD P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. KRASILCHIK M. Práticas de Ensino de Biologia, Editora UFMG. 2004. Complementar CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 9-100, 2003. SANTOS, W.L.P. D. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n.36, p.474-491. 2007 SASSERON, L.H. E CARVALHO, A.M.P.D. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, p. 333-353. 2008. URSI, S. Elaboração de relatórios científicos: informações básicas para jovens investigadores dos ensinos fundamental e médio. São Paulo: Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, 2008.