O objetivo desta disciplina é estimular a compreensão e avaliação crítica dos métodos, conceitos e teorias da área de Ciências Biológicas e suas relações com o Ensino de Ciências por meio da:(1) discussão dos pressupostos e limites da explicação, do conhecimento e da compreensão científica,(2) instrumentação dos alunos para a avaliação de teorias e suas relações com observações,(3) discussão sobre as relações entre a natureza da ciência e o ensino de ciências,(4) distinção entre explicações causais mecanicistas e teleológicas dos fenômenos naturais e, especificamente, biológicos,(5) discussão da aplicabilidade de raciocínios indutivo e dedutivo em ciências biológicas e no ensino de ciências em geral,(6) introdução a conceitos de ética e de teorias da moral,(7) discussão de temas de ética aplicada à atuação do biólogo e do professor de biologia e ciências,(8) investigação da relação entre ciência e valores nas atividades científica e docente.Finalmente, tendo em vista a formação de professores, o curso visa aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa por meio do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de textos em diferentes gêneros e do uso de outras linguagens, como imagens, vídeos, blogs, etc.
1- Introdução à Filosofia das Ciências Naturais.2- Limites e pressupostos da investigação, do conhecimento e da compreensão científica nas Ciências Biológicas.3- Natureza da Ciência e suas implicações para o Ensino.4 - Introdução à Ética e a Moral.5 - Ética na Biologia e no Ensino.
Introdução à Filosofia das Ciências. O alcance do conhecimento científico. Características que distinguem a indagação científica de outros tipos de investigação e conhecimento. Racionalismo e empirismo na ciência moderna. Objetividade e subjetividade do discurso científico. Causa e causalidade do conhecimento científico. Indução e dedução: o sucesso do modelo hipotético-dedutivo nas ciências biológicas. Limites e pressupostos da investigação do conhecimento e da compreensão científica nas Ciências Biológicas. Introdução a conceitos de ética e teorias da moral. Ética aplicada à atuação do biólogo e do professor.
Cachapuz A et al. (2005) A necessária renovação do ensino das ciências. Editora Cortez.Carvalho AMP (org.) (2013) Ensino de ciências por investigação. Editora Cengage Learning.Carvalho AMP & Gil-Pérez D (2000) Formação de professores de ciências. Editora Cortez.Chalmers AF (2007) O que é ciência afinal? Editora Brasiliense.Chauí M (2002) Introdução à história da filosofia. Editora Companhia das Letras.Comte-Sponville A (2005) A filosofia. Editora Martins Fontes.Darwin C (2002) A origem das espécies. Editora Itatiaia.Dennet D (1998) A perigosa ideia de Darwin. Editora Rocco.Descartes R (1995) O discurso do método. Editora Martins Fontes.Jamieson D (2008) Ética e filosofia ambiental: uma introdução. Editora Senac.Japiassu H (1995) Francis Bacon, o profeta da ciência. Editora Letras e Letras.Kuhn T (2003) A estrutura das revoluções científicas. Editora Perspectiva.Mayr E (1998) O desenvolvimento do pensamento biológico. Editora UnB.Mayr E (2005) Biologia, ciência única. Editora Companhia das Letras.Platão (2000) A república. Editora UFPa.Perrenoud P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegra. Artmed, 2000.Popper K (2000) A lógica da pesquisa científica. Editora Cultrix.Pozo JI & Crespo MAG (2009) A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Editora Artmed.Rachels R & Rachels S (2013) Elementos da filosofia moral. Editora AMGH.Singer P (1998) Ética prática. Editora Martins Fontes.