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Instituto de Biociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
 
Disciplina: 0410117 - Filosofia para Ciências Biológicas
Philosophy of Biological Sciences

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
O objetivo desta disciplina é estimular a compreensão e avaliação crítica dos métodos, conceitos e teorias da área de Ciências Biológicas e suas relações com o Ensino de Ciências por meio da:
(1) discussão dos pressupostos e limites da explicação, do conhecimento e da compreensão científica,
(2) instrumentação dos alunos para a avaliação de teorias e suas relações com observações,
(3) discussão sobre as relações entre a natureza da ciência e o ensino de ciências,
(4) distinção entre explicações causais mecanicistas e teleológicas dos fenômenos naturais e, especificamente, biológicos,
(5) discussão da aplicabilidade de raciocínios indutivo e dedutivo em ciências biológicas e no ensino de ciências em geral,
(6) introdução a conceitos de ética e de teorias da moral,
(7) discussão de temas de ética aplicada à atuação do biólogo e do professor de biologia e ciências,
(8) investigação da relação entre ciência e valores nas atividades científica e docente.
Finalmente, tendo em vista a formação de professores, o curso visa aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa por meio do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de textos em diferentes gêneros e do uso de outras linguagens, como imagens, vídeos, blogs, etc.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5676880 - João Figueiredo Nobre Brito Cortese
 
Programa Resumido
1- Introdução à Filosofia das Ciências Naturais.
2- Limites e pressupostos da investigação, do conhecimento e da compreensão científica nas Ciências Biológicas.
3- Natureza da Ciência e suas implicações para o Ensino.
4 - Introdução à Ética e a Moral.
5 - Ética na Biologia e no Ensino.
 
 
 
Programa
Introdução à Filosofia das Ciências. O alcance do conhecimento científico. Características que distinguem a indagação científica de outros tipos de investigação e conhecimento. Racionalismo e empirismo na ciência moderna. Objetividade e subjetividade do discurso científico. Causa e causalidade do conhecimento científico. Indução e dedução: o sucesso do modelo hipotético-dedutivo nas ciências biológicas. Limites e pressupostos da investigação do conhecimento e da compreensão científica nas Ciências Biológicas. Introdução a conceitos de ética e teorias da moral. Ética aplicada à atuação do biólogo e do professor.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas; apresentação de seminários; leitura, interpretação e produção de textos e diferentes gêneros; discussões e debates em sala de aula; além de trabalhos semanais realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Moodle).
Critério
Assiduidade e pontualidade; participação nas atividades ao longo do curso (presenciais e à distância); qualidade dos trabalhos apresentados (profundidade de reflexão, aproximação com referenciais teóricos, clareza nas formas de apresentação oral e escrita, apropriação da elaboração de diferentes gêneros textuais e TICs).
Norma de Recuperação
A nota da recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e a nota obtida no trabalho de recuperação.
 
Bibliografia
     
Cachapuz A et al. (2005) A necessária renovação do ensino das ciências. Editora Cortez.
Carvalho AMP (org.) (2013) Ensino de ciências por investigação. Editora Cengage Learning.
Carvalho AMP & Gil-Pérez D (2000) Formação de professores de ciências. Editora Cortez.
Chalmers AF (2007) O que é ciência afinal? Editora Brasiliense.
Chauí M (2002) Introdução à história da filosofia. Editora Companhia das Letras.
Comte-Sponville A (2005) A filosofia. Editora Martins Fontes.
Darwin C (2002) A origem das espécies. Editora Itatiaia.
Dennet D (1998) A perigosa ideia de Darwin. Editora Rocco.
Descartes R (1995) O discurso do método. Editora Martins Fontes.
Jamieson D (2008) Ética e filosofia ambiental: uma introdução. Editora Senac.
Japiassu H (1995) Francis Bacon, o profeta da ciência. Editora Letras e Letras.
Kuhn T (2003) A estrutura das revoluções científicas. Editora Perspectiva.
Mayr E (1998) O desenvolvimento do pensamento biológico. Editora UnB.
Mayr E (2005) Biologia, ciência única. Editora Companhia das Letras.
Platão (2000) A república. Editora UFPa.
Perrenoud P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegra. Artmed, 2000.
Popper K (2000) A lógica da pesquisa científica. Editora Cultrix.
Pozo JI & Crespo MAG (2009) A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Editora Artmed.
Rachels R & Rachels S (2013) Elementos da filosofia moral. Editora AMGH.
Singer P (1998) Ética prática. Editora Martins Fontes.
 

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