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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
 
Disciplina: 0410403 - Biologia e Cidadania
Biology ano Citizenship

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
1. Confrontar a formação obtida nas disciplinas do núcleo básico com o perfil profissiográfico, no que se refere à formação de profissionais:
a) generalistas, críticos, éticos, e cidadãos com espírito de solidariedade e
b) comprometidos com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
2. Sistematizar os conceitos de ética, cidadania, solidariedade e sociedade, relacionando-os à sua atuação no âmbito pessoal e profissional (pesquisa e ensino);
3. Diferenciar os conceitos de ética e moral;
4. Discutir a conduta do professor em sala de aula como modelo para a formação de cidadãos;
5. Pesquisar conceitos da Biologia que sejam mais propícios para mostrar sua interrelação com a cidadania;
6. Analisar a ética na condução das pesquisas biológicas;
7. Analisar a ética nas relações interpessoais e com as demais espécies;
8. Analisar os conceitos de biodiversidade, preservação e conservação relacionando-os aos aspectos não específicos da área apresentados no perfil profissiográfico;
9. Aprimorar a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
62581 - Ana Lucia Brandimarte
92783 - Deborah Yara Alves Cursino dos Santos
 
Programa Resumido
Perfil profissiográfico do Biólogo. Conceitos de ética, cidadania, solidariedade, sociedade e moral. Papel do educador e do pesquisador.
 
 
 
Programa
Perfil profissiográfico do biólogo segundo o MEC
Perfil profissiográfico do biólogo segundo o projeto político pedagógico do Curso de Ciências Biológicas do IBUSP
Conceitos de ética, cidadania, solidariedade e sociedade
Conceito de moral
Conceitos de biodiversidade, preservação e conservação
Papel do educador e do pesquisador
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussão de textos; Abordagem dialética de conceitos com registros seriados; Elaboração de memorial; Análise postura do professor e do aluno quanto ao atendimento do conteúdo relativo aos conceitos não específicos da área apresentados no perfil profissiográfico; Estudos de caso; Levantamento e discussão de conteúdos de ensino fundamental e médio propícios para estimular a formação do cidadão.
Critério
Acompanhamento da evolução do aluno através dos registros seriados, avaliando seus avanços quanto à sistematização do conteúdo; Leitura dos memoriais, avaliando as percepções pessoais de cada aluno quanto ao conteúdo e seu comprometimento na disciplina; Participação do aluno nas discussões, avaliando a compreensão do conteúdo e a comunicação verbal em língua portuguesa; Resenha dos conceitos da Biologia que sejam mais propícios para mostrar sua interrelação com a cidadania, avaliando a capacidade de relacionar Biologia e cidadania; Proposta de solução de um problema a partir de estudo de caso sugerido pelos professores, avaliando a exequibilidade e originalidade da solução apresentada, além da capacidade de comunicação verbal em língua portuguesa; Monografia final, baseada em um estudo de caso proposto pelos alunos, avaliando sua capacidade de transpor os temas discutidos na disciplina para problemas reais, além da capacidade de comunicação verbal e escrita em língua portuguesa.
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
Anastasiou, L.G.C. 2001. Metodologia de ensino na universidade brasileira: elementos de uma trajetória. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (Eds) Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, Ed. Papirus.
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Lodi, L.H.; Araújo, U.F. 2006. Escola, democracia e cidadania. In: Ética e Cidadania. Brasília, TV Escola Salto para o Futuro, Ministério da Educação. p. 39-45.
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Severino, A.J. 2001. Educação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico. Revista São Paulo em Perspectiva, 14: 65-71.
Valls, A.L.M. 2010. O que é ética. 9ª. ed. São Paulo, Brasiliense.
 

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