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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
 
Disciplina: 0410403 - Biologia e Cidadania
Biology ano Citizenship

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
1. Confrontar a formação obtida nas disciplinas do núcleo básico com o perfil profissiográfico, no que se refere à formação de profissionais:
a) generalistas, críticos, éticos, e cidadãos com espírito de solidariedade e
b) comprometidos com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
2. Sistematizar os conceitos de ética, cidadania, solidariedade e sociedade, relacionando-os à sua atuação no âmbito pessoal e profissional (pesquisa e ensino);
3. Diferenciar os conceitos de ética e moral;
4. Discutir a conduta do professor em sala de aula como modelo para a formação de cidadãos;
5. Pesquisar conceitos da Biologia que sejam mais propícios para mostrar sua interrelação com a cidadania;
6. Analisar a ética na condução das pesquisas biológicas;
7. Analisar a ética nas relações interpessoais e com as demais espécies;
8. Analisar os conceitos de biodiversidade, preservação e conservação relacionando-os aos aspectos não específicos da área apresentados no perfil profissiográfico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
62581 - Ana Lucia Brandimarte
92783 - Deborah Yara Alves Cursino dos Santos
 
Programa Resumido
Perfil profissiográfico do Biólogo. Conceitos de ética, cidadania, solidariedade, sociedade e moral. Papel do educador e do pesquisador.
 
 
 
Programa
Perfil profissiográfico do biólogo segundo o MEC
Perfil profissiográfico do biólogo segundo o projeto político pedagógico do Curso de Ciências Biológicas do IBUSP
Conceitos de ética, cidadania, solidariedade e sociedade
Conceito de moral
Conceitos de biodiversidade, preservação e conservação
Papel do educador e do pesquisador
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussão de textos; registros seriados; Elaboração de memorial; Estudo de caso; Levantamento e discussão de conteúdos de ensino fundamental e médio propícios para estimular a formação do cidadão.
Critério
A nota final será calculada através da média das notas de todas as atividades pontuadas em escala de 0 a 10. Pesos diferentes à cada atividade serão divulgados, se necessário, no início da disciplina. O aluno será aprovado quando a nota final for igual ou superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
Anastasiou, L.G.C. 2001. Metodologia de ensino na universidade brasileira: elementos de uma trajetória. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (Eds) Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, Ed. Papirus.
Araújo, U.F. 2006. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. In: Ética e Cidadania. Brasília, TV Escola Salto para o Futuro Ministério da Educação. p. 3-11.
Barchifontaine, C.P. 2006. Ética, cidadania e educação. Cadernos Centro Universitário São Camilo, 12: 33-43.
Carvalho, J.S.F. 2006. Educação e direitos humanos: formação de professores e práticas escolares. In: Ética e Cidadania. Brasília, TV Escola Salto para o Futuro, Ministério da Educação. p. 19-26.
Cequier-Manzini, M.L. 2010. O que é cidadania. 4ª. ed. São Paulo, Brasiliense.
CNE/CES. 2001. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Ciências Biológicas. Brasília, Conselho Nacional de Educação / Câmara de Ensino Superior.
Gatti, B.A.; Barreto, E.S.S. 2009. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, UNESCO.
IB/USP. Projeto Pedagógico do curso de Ciências Biológicas: habilitações: bacharelado e/ou licenciatura. São Paulo, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
La Taille, Y. de. 2006. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas.Porto Alegre, Artmed.
Leite, E.A.P.; Silva, E.L. 2008. Educação, ética e cidadania: a contribuição da atual instituição escolar. Revista Eletrônica de Educação, 2. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br/index.php?option=com_content&task=view&id=47&Ite mid=48 (acesso em 10/08/2009)
Lodi, L.H.; Araújo, U.F. 2006. Escola, democracia e cidadania. In: Ética e Cidadania. Brasília, TV Escola Salto para o Futuro, Ministério da Educação. p. 39-45.
Pereira, O. 2009. O que é moral. São Paulo, Brasiliense.
 

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