Capacitar o estudante a: (a) Compreender a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e suas potencialidades na educação científica; (b) Analisar questões sociocientíficas (QSC); (c) Reconhecer as potencialidades da abordagem QSC na educação científica em diferentes contextos; (d) Planejar ações educativas utilizando QSC para promover a Alfabetização Científica (AC).
1. CTSA e QSC na educação científica: fundamentos teóricos e metodológicos; 2. As relações entre QSC e AC; 3. O uso de QSC em salas de aula de ciências; 4. QSC na educação científica: análise de temáticas atuais selecionadas coletivamente; 5. QSC na educação científica: elaboração e análise de materiais didáticos que utilizem QSC para a promoção da Alfabetização Científica; 6. Práticas de leitura e escrita de textos; 7. Práticas de discussão pautadas em argumentação com base em evidências.
1. CTSA e QSC na educação científica: fundamentos teóricos e metodológicos; 2. As relações entre QSC e AC; 3. As pesquisas sobre o uso de QSC em salas de aula de ciências; 4. QSC na educação científica: análise de temáticas atuais selecionadas coletivamente (exemplos: aquecimento global / mudanças climáticas, obesidade, tuberculose, vacinação, consumo de alimentos convencionais e orgânicos, endemias tropicais, resistência aos antibióticos, mortalidade infantil, doenças psicológicas, etc.); 5. QSC na educação científica: elaboração e análise de materiais didáticos que utilizem QSC para a promoção da Alfabetização Científica; 6. Práticas de leitura e escrita de textos; 7. Práticas de discussão pautadas em argumentação com base em evidências.
CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas sociopolíticas. 1a edição. Salvador: EDUFBA, 2018. 570p. European Project PARRISE (Promoting Attainment of Responsible Research and Innovation in Science Education). www.parrise.eu FENSHAM, P. J. Preparing citizens for a complex world: the grand challenge of teaching socio-scientific issues in science education. In: ZEYER, A.; KYBURZGRABER, R. (Ed.). Science, environment, health: towards a renewed pedagogy for science education. Dordrecht: Springer, 2012. p. 7-29. GALIETA, T. Temáticas Sociocientíficas na Formação de Professores. 1a edição. São Paulo: Livraria da Física, 2021. KEEFER, M. W. Moral reasoning and case-based approaches to ethical instruction in science. In: ZEIDLER, D. L. (Org.). The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in science education. Dordrecht: Kluwer Academic Press, 2003. p. 241- 259. KRASILCHIK, M., MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2a ed.São Paulo: Editora Moderna, 2007, 87p. LEE, Y. C. Socio-scientific issues in health contexts: treading a rugged terrain. International Journal of Science Education, v. 34, n. 3, p. 459-483, 2012. NASCIMENTO, T.G.; LINSINGE, I.von. Articulações entre o enfoque CTS e a Pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergencia, v. 13, n. 42, p. 95-116, 2006. SADLER, T. D. Socio-scientific Issues in the Classroom: Teaching, Learning and Research (Contemporary Trends and Issues in Science Education Book 39). Springer, 2011. SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001. SANTOS, W. P. dos; MORTIMER, E. F. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, 2002. SIMONNEAUX, L. Questions Socialement Vives and Socio-scientific Issues: New Trends of Research to Meet the Training Needs of Postmodern Society. In: Bruguière, C., Tiberghien, A., Clément, P. (eds) Topics and Trends in Current Science Education. Contributions from Science Education Research, vol 1. Springer, Dordrecht, 2014.