Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Biociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
 
Disciplina: 0410513 - Pesquisa em Biologia
Research in Biology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 10
Carga Horária Total: 360 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Dar ao aluno a oportunidade de: (a) fazer treinamento em método científico; (b) planejar e executar um projeto de pesquisa; (c) fazer levantamentos bibliográficos; (d) redigir relatório científico
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
92783 - Deborah Yara Alves Cursino dos Santos
4847197 - Fernando Portella de Luna Marques
2378106 - Merari de Fatima Ramires Ferrari
94868 - Ricardo Pinto da Rocha
90482 - Sergio Rosso
2071567 - Zulma Felisbina da Silva Ferreira
 
Programa Resumido
O conteúdo programático varia de acordo com a área escolhida pelo aluno, mas deve:
- desenvolver a observação, a experimentação e o raciocínio indutivo e dedutivo, bem como contemplar a redação do trabalho científico e os deveres do pesquisador como mestre;
- empregar as regras aplicadas a qualquer questão não resolvida que, segundo Descartes, são "o não reconhecer como verdadeiro senão o evidente; dividir cada dificuldade em quantas partes seja preciso para melhor atacá-la; começar a análise pelo exame dos objetos mais simples e mais fáceis de serem compreendidos para remontar gradualmente ao conhecimento dos mais complexos".
 
 
 
Programa
O conteúdo programático varia de acordo com a área escolhida pelo aluno, mas deve:
- desenvolver a observação, a experimentação e o raciocínio indutivo e dedutivo, bem como contemplar a redação do trabalho científico e os deveres do pesquisador como mestre;
- empregar as regras aplicadas a qualquer questão não resolvida que, segundo Descartes, são "o não reconhecer como verdadeiro senão o evidente; dividir cada dificuldade em quantas partes seja preciso para melhor atacá-la; começar a análise pelo exame dos objetos mais simples e mais fáceis de serem compreendidos para remontar gradualmente ao conhecimento dos mais complexos".
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, aulas práticas, aulas de campo, laboratório e seminários.

Critério
Avaliação da participação/desempenho do aluno
- Avaliação do relatório
- Apresentação do projeto e resultados a uma comissão indicada pela Comissão de Graduação
- Outros, a critério do docente responsável
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
- Bronowsky J Ciência e valores humanos. EDUSP, São Paulo, 1979
- Dewey J Como pensamos. Ed. Nacional, São Paulo, 1979.
- Ianni O O professor como intelectual. Cultura e dependência. In: "Universidade, Escola e formação de professores". Brasiliense, São Paulo, 1986
- Moreno Marimon M Ciencia y construccion del pensamiento. Ensenãnza de las Ciencias 4(1):57-63, 1986
- Novaes A (Org.) Ética. Cia. das Letras, São Paulo, 1994
- Piaget J Biologia e Conhecimento. Rés Editora, Lisboa, 1976.
- Popper K A lógica da investigação científica. Coleção "Os Pensadores". Abril Cultural, São Paulo, 1980.
- Ramon Y Cajal S Regras e Conselhos sobre a investigação científica. T. A. Queiroz/EDUSP, São Paulo, 1976
- Trabalhos científicos relacionados à área em que o aluno desenvolve suas atividades


 

Clique para consultar os requisitos para 0410513

Clique para consultar o oferecimento para 0410513

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP