Dar ao aluno a oportunidade de: (a) fazer treinamento em método científico; (b) planejar e executar um projeto de pesquisa; (c) fazer levantamentos bibliográficos; (d) redigir relatório científico
O conteúdo programático varia de acordo com a área escolhida pelo aluno, mas deve:- desenvolver a observação, a experimentação e o raciocínio indutivo e dedutivo, bem como contemplar a redação do trabalho científico e os deveres do pesquisador como mestre;- empregar as regras aplicadas a qualquer questão não resolvida que, segundo Descartes, são "o não reconhecer como verdadeiro senão o evidente; dividir cada dificuldade em quantas partes seja preciso para melhor atacá-la; começar a análise pelo exame dos objetos mais simples e mais fáceis de serem compreendidos para remontar gradualmente ao conhecimento dos mais complexos".
Básica Chalmers, A. F. 1997. O que é ciência afinal? Trad. de Raul Fiker. 2ª. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1997. FAPESP. 2014. Código de Boas Práticas Científicas. São Paulo: FAPESP. Garcia, Othon M. 2007. Comunicação em Prosa Moderna. Atualizada com a Nova Ortografia. 26ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. Rosenberg, A.; McShea's, D. 2008. Philosophy of Biology: A contemporary introduction. New York: Routledge. USP, SIBI. 2016. Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses da USP. 3ª. Ed. revista, ampliada e modificada. São Paulo: SIBI/USP. Referências indicadas pelo orientador, conforme cada área de pesquisa. Complementar Allchin, D. 2013. Teaching the Nature of Science: Perspectives and Resources. Saint Paul: SHiPS Education Press. ELSEVIER. 2017. Gender in the Global Research Landscape: Analysis of research performance through a gender lens across 20 years, 12 geographies, and 27 subject areas. Dordrecht: Elsevier. Disponível em: https://www.elsevier.com/__data/assets/pdf_file/0008/265661/ElsevierGenderReport_final_for-web.pdf. Godfrey-Smith, P. 2003. Theory and Reality: An Introduction to the Philosophy of Science. Chicago: University of Chicago Press. Kuhn, T. [1962] 2017. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz Vianna Doeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva. Latour, B.; Woolgar, S. [1979] 1997. A vida de Laboratório: A Construção dos Fatos Científicos. Trad. Angela Maria Ramalho Vianna. São Paulo: Relume Dumará. Nersessian, N.J. 2008. Creating Scientific Concepts. Cambridge: MIT Press. Nola, R.; Sankey, H. 2007. Theories of Scientific Method: An Introduction. Stocksfield: Acumen. Okasha, S. 2016. Philosophy of Science: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press. Popper, K. [1935] 1974. A lógica da descoberta científica. Trad. Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix. Sober, E. 2008. Evidence and Evolution: The logic behind the science. Cambridge: Cambridge University Press. Volpato, G. L. (2013). Ciência: da filosofia à publicação (6a ed.). São Paulo: Cultura Acadêmica.