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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
 
Disciplina: 0410513 - Pesquisa em Biologia
Research in Biology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 10
Carga Horária Total: 360 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação: 14/07/2019

Objetivos
Dar ao aluno a oportunidade de: (a) fazer treinamento em método científico; (b) planejar e executar um projeto de pesquisa; (c) fazer levantamentos bibliográficos; (d) redigir relatório científico
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5493601 - Adriana Maria Zanforlin Martini
2937176 - Maíra Batistoni e Silva
2378106 - Merari de Fatima Ramires Ferrari
2792356 - Paulo Takeo Sano
1968673 - Rosana Louro Ferreira Silva
 
Programa Resumido
O conteúdo programático varia de acordo com a área escolhida pelo aluno, mas deve:
- desenvolver a observação, a experimentação e o raciocínio indutivo e dedutivo, bem como contemplar a redação do trabalho científico e os deveres do pesquisador como mestre;
- empregar as regras aplicadas a qualquer questão não resolvida que, segundo Descartes, são "o não reconhecer como verdadeiro senão o evidente; dividir cada dificuldade em quantas partes seja preciso para melhor atacá-la; começar a análise pelo exame dos objetos mais simples e mais fáceis de serem compreendidos para remontar gradualmente ao conhecimento dos mais complexos".
 
 
 
Programa
O conteúdo programático varia de acordo com a área escolhida pelo aluno, mas deve:
- desenvolver a observação, a experimentação e o raciocínio indutivo e dedutivo, bem como contemplar a redação do trabalho científico e os deveres do pesquisador como mestre;
- empregar as regras aplicadas a qualquer questão não resolvida que, segundo Descartes, são "o não reconhecer como verdadeiro senão o evidente; dividir cada dificuldade em quantas partes seja preciso para melhor atacá-la; começar a análise pelo exame dos objetos mais simples e mais fáceis de serem compreendidos para remontar gradualmente ao conhecimento dos mais complexos".
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desenvolvimento das diferentes etapas da pesquisa, mediante cronograma prévio e supervisão de orientador. Apresentação pública dos resultados finais da pesquisa, sob a forma de pôster ou apresentação oral, perante uma comissão avaliadora. Produção de um relatório final sobre a pesquisa desenvolvida. Produção de um resumo da pesquisa, que comporá uma publicação (Caderno de Resumos).
Critério
- A apresentação pública do trabalho, em formato de pôster ou apresentação oral, será avaliada com base em: a) síntese das principais etapas da pesquisa realizada (referências teóricas, objetivos e justificativa, metodologias utilizadas, resultados e conclusões); b) domínio conceitual e metodológico sobre a pesquisa apresentada; c) clareza de comunicação; d) utilização adequada do formato de apresentação utilizado. - O cumprimento da pesquisa planejada, bem como o relatório final da pesquisa serão avaliados por critérios definidos pelo orientador. A nota da comissão avaliadora da apresentação valerá peso 1 na nota final e a avaliação do processo e do relatório pelo orientador valerá peso 2.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Básica
Chalmers, A. F. 1997. O que é ciência afinal? Trad. de Raul Fiker. 2ª. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1997.
FAPESP. 2014. Código de Boas Práticas Científicas. São Paulo: FAPESP.
Garcia, Othon M. 2007. Comunicação em Prosa Moderna. Atualizada com a Nova Ortografia. 26ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.
Rosenberg, A.; McShea's, D. 2008. Philosophy of Biology: A contemporary introduction. New York: Routledge.
USP, SIBI. 2016. Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses da USP. 3ª. Ed. revista, ampliada e modificada. São Paulo: SIBI/USP.
Referências indicadas pelo orientador, conforme cada área de pesquisa.

Complementar
Allchin, D. 2013. Teaching the Nature of Science: Perspectives and Resources. Saint Paul: SHiPS Education Press.
ELSEVIER. 2017. Gender in the Global Research Landscape: Analysis of research performance through a gender lens across 20 years, 12 geographies, and 27 subject areas. Dordrecht: Elsevier. Disponível em: https://www.elsevier.com/__data/assets/pdf_file/0008/265661/ElsevierGenderReport_final_for-web.pdf.
Godfrey-Smith, P. 2003. Theory and Reality: An Introduction to the Philosophy of Science. Chicago: University of Chicago Press.
Kuhn, T. [1962] 2017. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz Vianna Doeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva.
Latour, B.; Woolgar, S. [1979] 1997. A vida de Laboratório: A Construção dos Fatos Científicos. Trad. Angela Maria Ramalho Vianna. São Paulo: Relume Dumará.
Nersessian, N.J. 2008. Creating Scientific Concepts. Cambridge: MIT Press.
Nola, R.; Sankey, H. 2007. Theories of Scientific Method: An Introduction. Stocksfield: Acumen.
Okasha, S. 2016. Philosophy of Science: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.
Popper, K. [1935] 1974. A lógica da descoberta científica. Trad. Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix.
Sober, E. 2008. Evidence and Evolution: The logic behind the science. Cambridge: Cambridge University Press.
Volpato, G. L. (2013). Ciência: da filosofia à publicação (6a ed.). São Paulo: Cultura Acadêmica.
 

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