Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre tal temática e promovendo sua capacitação em serviço. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições da educação básica, preferencialmente públicas; tal estágio entendido como a imersão no cotidiano escolar, acompanhando as atividades docentes, bem como planejando e executando intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia.
Subsídios teóricos sobre formação de professores e realidade escolar. Levantamento de demanda da escola. Elaboração e aplicação de plano de trabalho. Reflexão sobre o processo desenvolvido.
Subsídios teóricos sobre necessidades e desafios da realidade escolar. Levantamento de demandas por parte da instituição escolar, integrando as ações a serem desenvolvidas pelo estagiário com a proposta pedagógica dessa instituição. Elaboração de plano de trabalho (incluindo acompanhamento de atividades escolares, planejamento e execução de intervenção). Reflexão sobre o processo desenvolvido, evidenciando a importância do estágio na formação docente.
CALDEIRA, A. M. A.; ARAUJO, E. S. N. N. (Orgs.). Introdução à Didática da Biologia. São Paulo: Escrituras, 2010.CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000.KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2004. MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.USP/PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Programa de formação de professores. São Paulo, 2004.