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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Biociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
 
Disciplina: 0410515 - Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia
Supervised Internship in Biology Teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 120 h , Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 31/12/2013

Objetivos
Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre tal temática e promovendo sua capacitação em serviço. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições da educação básica, preferencialmente públicas; tal estágio entendido como a imersão no cotidiano escolar, acompanhando as atividades docentes, bem como planejando e executando intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
176390 - Alessandra Fernandes Bizerra
958610 - Hamilton Haddad Junior
1452726 - Maria Elice de Brzezinski Prestes
2792356 - Paulo Takeo Sano
1944096 - Suzana Ursi
 
Programa Resumido
Subsídios teóricos sobre formação de professores e realidade escolar. Levantamento de demanda da escola. Elaboração e aplicação de plano de trabalho. Reflexão sobre o processo desenvolvido.
 
 
 
Programa
Subsídios teóricos sobre necessidades e desafios da realidade escolar. Levantamento de demandas por parte da instituição escolar, integrando as ações a serem desenvolvidas pelo estagiário com a proposta pedagógica dessa instituição. Elaboração de plano de trabalho (incluindo acompanhamento de atividades escolares, planejamento e execução de intervenção). Reflexão sobre o processo desenvolvido, evidenciando a importância do estágio na formação docente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação nas atividades ao longo do curso (presenciais e à distância). Apresentação oral inicial do plano de trabalho. Apresentação oral final sobre o processo desenvolvido. Apresentação da Ficha de Estágio preenchida segundo os dispositivos legais que regem essa atividade.
Critério
Entrega de todas as atividades propostas, pontualidade, qualidade dos trabalhos apresentados (profundidade de reflexão, aproximação com referenciais teóricos, clareza nas formas de apresentação oral e escrita).
Norma de Recuperação
Não tem.
 
Bibliografia
     
CALDEIRA, A. M. A.; ARAUJO, E. S. N. N. (Orgs.). Introdução à Didática da Biologia. São Paulo: Escrituras, 2010.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2004.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
USP/PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Programa de formação de professores. São Paulo, 2004.
 

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