Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre educação científica e promovendo sua formação a partir de discussões sobre as relações entre teorias pedagógicas e realidade escolar. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições públicas da educação básica em que há a possibilidade de planejamento, discussão, aplicação e avaliação de sequências didáticas investigativas (para isso, o licenciando precisa disponibilizar 4 horas presenciais por semana para as aulas da disciplina, mais 4 horas semanais para a realização de estágio em escola de educação básica ao longo do semestre, além de aproximadamente 2,5 horas semanais para a realização de leituras e atividades extraclasse).
Subsídios teóricos sobre formação de professores e realidade escolar. Diagnóstico das características e demandas da escola. Elementos do Ensino por Investigação e possibilidades de sua aplicação em sala de aula. Elaboração e aplicação de sequências didáticas investigativas. Reflexão sobre o processo desenvolvido.
O estágio é entendido como a imersão no cotidiano escolar, acompanhando as atividades docentes, bem como planejando e executando intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia, com o objetivo de aproximar a teoria relacionada com formação de professores e pesquisa em ensino de ciências com a prática docente em sala de aula. A aproximação teórica será realizada por meio da leitura e discussão de textos da área de pesquisa em ensino de ciências e biologia, aprofundando aspectos do Ensino por Investigação. Para o planejamento e execução das intervenções, serão estimuladas a produção de diferentes gêneros de textos e a utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação, conduzidas em diálogo com a compreensão do contexto no qual as intervenções serão realizadas. O registro, a comunicação e a análise crítica das experiências vivenciadas no âmbito escolar serão o fio condutor dos processos avaliativos da disciplina. Para atingir esses objetivos, a disciplina abordará os seguintes temas e ações: - Subsídios teóricos sobre necessidades e desafios da realidade escolar. - Levantamento de demandas por parte da instituição escolar, integrando as ações a serem desenvolvidas pelo estagiário com a proposta pedagógica dessa instituição. - Ensino por Investigação e objetivos do ensino de ciências. - Análise das Diretrizes Curriculares, projetos de curso e de materiais didáticos. - Análise de diversas estratégias didáticas e sua adequação aos contextos de ensino. - Análise de processos de avaliação. - Elaboração de plano de intervenção (incluindo acompanhamento de atividades escolares, planejamento, execução e avaliação da intervenção). - Reflexão sobre o processo desenvolvido, evidenciando a importância do estágio na formação docente.
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