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Instituto de Biociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
 
Disciplina: 0411206 - Introdução ao Ensino de Biologia
Introduction to Biology Teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação: 14/07/2021

Objetivos
A disciplina tem como principais objetivos que os estudantes: (1) reflitam criticamente sobre a prática docente, aproximando-se de diferentes realidades do sistema de ensino, incluindo currículo e políticas públicas; (2) compreendam pontos fundamentais do histórico do campo de Biologia, estabelecendo paralelos com o história da educação; (3) compreendam aspectos introdutórios sobre aprendizagem e os relacionem aos processos de ensino (4) desenvolvam noções básicas sobre elaboração de estratégias didáticas e formas de avaliação da aprendizagem, focando-se em exemplos conceituais do escopo da Biologia; (5) Compreender os conhecimentos docentes necessários à formação do Professor; (6) reconheçam o Ensino de Ciências e Biologia como um campo promissor de atuação profissional que integra a atividade docente com a prática da pesquisa; (7) compreendam aspectos básicos das finalidades e metodologias utilizadas na pesquisa em Educação, aproximando-se principalmente da pesquisa em Ensino de Ciências. Tendo em vista a formação de professores, a disciplina visa ainda aprimorar competências e habilidades relacionadas à interpretação e à produção de textos em diferentes gêneros, bem como o uso de outras linguagens, como imagens, vídeos, aplicativos, estimulando-se o uso e produção no âmbito das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Ao priorizar o envolvimento com pesquisas científicas que colaboram para melhor construção de estratégias e instrumentos didáticos voltados para a comunidade externa, a disciplina busca promover a articulação pesquisa/docência/extensão, característica da função social da universidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
176390 - Alessandra Fernandes Bizerra
1944096 - Suzana Ursi
 
Programa Resumido
História do Ensino de Biologia e suas relações com a História da Educação e da Educação em Ciências. Currículos na Educação em Ciências. Políticas públicas atuais em Educação e seus reflexos no Ensino de Ciências e Biologia. Natureza da Ciência e Ensino. Ensino de temas controversos em Biologia. Processos de ensino-aprendizagem: Teorias da Aprendizagem, Estratégias didáticas e Tendências no Ensino de Ciências e Biologia; Avaliação. Divulgação científica e Educação Não Formal. Pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia.
 
 
 
Programa
História do Ensino de Biologia e sua contextualização em relação à História da Educação e da Educação em Ciências. Políticas públicas atuais em Educação e seus reflexos no Ensino de Ciências e Biologia. Natureza da ciência. Questões sociotécnicas e o ensino de temas controversos ou polêmicos em Biologia (tema específico a ser escolhido pelos estudantes em cada oferecimento). Introdução aos processos de ensino-aprendizagem; Elaboração e reflexão sobre estratégias didáticas; Avaliação da aprendizagem (finalidades e metodologias). Princípios de Divulgação científica e aspectos da Educação Não Formal. Pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia: escopo, metodologias e contribuições para a prática docente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desenvolve-se avaliação formativa e processual, com instrumentos individuais e coletivos, incluindo processo de autoavaliação. Os trabalhos em grupo envolvem: (1) desenvolvimento de mídia para o Ensino-aprendizagem de Biologia e /ou Divulgação Científica; (2) Entrevista com um pesquisador (área de Ensino de ciências). As avaliações individuais compreendem: (1) Entrevista com professor da educação básica; (2) Elaboração de estratégia didática, incluindo metodologia de avaliação.
Critério
Variam de forma especifica em cada atividade. De forma geral: entrega das atividades propostas, pontualidade, qualidade dos produtos apresentados (profundidade de reflexão, aproximação com referenciais teóricos, coerência entre objetivos propostos, desenvolvimento e produto gerado, clareza nas formas de apresentação oral e escrita, apropriação da elaboração de diferentes gêneros textuais e TICs) e do processo vivenciado para sua produção (participação durante os momentos reservados para os trabalhos em grupo em sala de aula, pontualidade na entrega de tarefas intermediárias). Critérios listados pelos próprios estudantes na autoavaliação de sua participação nos trabalhos em grupo.
Norma de Recuperação
A nota da recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e a nota obtida na prova/trabalho de recuperação. Os instrumentos serão uma prova individual abordando todo o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
ANASTASIOU, L.G.C., ALVES L.. Processos de Ensinagem na Universidade – pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2009. BIZERRA, A.F, URSI, S. Introdução aos Estudos da Educação 1. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em Ciências. UNIVESP. Edusp. 2014. (Capítulos: 2-História das ideias pedagógicas: destaque do panorama mundial e brasileiro; 5-Estratégias didáticas; 6-Teorias da Aprendizagem: Influencias da Psicologia Experimental; 7-Ampliando a concepção de aprendizagem) BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1, 18 de fevereiro de 2002. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2, 19 de fevereiro de 2002. BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei 9.394, 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2017. BRANSFORD, J. D.; BROWN, A, L.; COCKING, R. R. Como as pessoas aprendem. Cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Editora Senac, 2007. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. BRASIL. Plano Nacional de Educação. Lei 13.005, 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm BELL, J. Projeto de Pesquisa. Guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Artmed, Porto Alegre, 2008 CACHAPUZ A., GIL-PEREZ D., CARVALHO A. M. P., PRAIA J., VILCHES A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. FERNANDEZ, CARMEN. REVISITANDO A BASE DE CONHECIMENTOS E O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 500-528, 2015. GARCIA, O. M. Comunicação em Prosa Moderna. Atualizada com a Nova Ortografia. 26ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2004. LANKSHEAR C., KNOBEL M. Pesquisa pedagógica. Do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008. MARANDINO, M., SELLES, S.E., FERREIRA, M.S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez Editora, 2009. NURSE, P. The Importance of Biology Education. Journal of Biological Education, v. 50, n.1, p. 7-9, 2016. PERRENOUD P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. SÃO PAULO. Plano Estadual de Educação. LEI Nº 16.279, DE 08 DE JULHO DE 2016. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2016/lei-16279-08.07.2016.html STRAUSS A., CORBIN J. Pesquisa qualitativa. Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Artmed, 2008. KRASILCHIK M. Práticas de Ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP, 2004. VIALI, L. et al. (Orgs) Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.
 

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