A disciplina tem como principais objetivos que os estudantes: (1) reflitam criticamente sobre a prática docente, aproximando-se de diferentes realidades do sistema de ensino, incluindo currículo e políticas públicas; (2) compreendam pontos fundamentais do histórico do campo de Biologia, estabelecendo paralelos com o história da educação; (3) compreendam aspectos introdutórios sobre aprendizagem e os relacionem aos processos de ensino (4) desenvolvam noções básicas sobre elaboração de estratégias didáticas e formas de avaliação da aprendizagem, focandose em exemplos conceituais do escopo da Biologia; (5) compreendam os conhecimentos docentes necessários à formação do Professor; (6) reconheçam finalidades e metodologias básicas da pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia, valorizando sua integração à pratica dos professores. Tendo em vista a formação de professores, a disciplina visa ainda aprimorar competências e habilidades relacionadas à interpretação e à produção de textos em diferentes gêneros, bem como o uso de outras linguagens, como imagens, vídeos, aplicativos, estimulando-se o uso e produção no âmbito das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Ao estimular a construção de estratégias didáticas e materiais de divulgação fundamentado em pesquisas da área de ensino de ciências e voltados para a comunidade externa, a disciplina busca promover a articulação pesquisa/docência/extensão, característica da função social da universidade.
História do Ensino de Biologia e relações com História da Educação e da Educação em Ciências. Políticas públicas em Educação e seus reflexos no Ensino de Ciências e Biologia. Aprendizagem. Estratégias didáticas. Avaliação da aprendizagem. Tendências no Ensino de Ciências e Biologia. Divulgação científica e Educação Não Formal. Abordagens e temas específicos do Ensino de Biologia a serem escolhidos pelos estudantes em cada oferecimento.
História do Ensino de Biologia e sua contextualização em relação à História da Educação e da Educação em Ciências. Políticas públicas brasileiras em Educação e seus reflexos no Ensino de Ciências e Biologia. Natureza da ciência e sua relação com o Ensino de Biologia. Introdução aos processos de ensino-aprendizagem, enfocando Teorias de aprendizagem; Elaboração e reflexão sobre estratégias de ensino; Avaliação da aprendizagem (finalidades e metodologias). Tendências no Ensino de Ciências e Biologia (ex. Metodologias de Aprendizado ativo, abordagem CTSA Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, abordagem STEM Ciência-Tecnologia-Engenharia-Matemática etc). Princípios de Divulgação científica e aspectos da Educação Não Formal. Abordagens e temas específicos do Ensino de Biologia a serem escolhidos pelos estudantes em cada oferecimento.
BIZERRA, A.F, URSI, S. Introdução aos Estudos da Educação 1. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em Ciências. UNIVESP. Edusp. 2014. (Capítulos: 2-História das ideias pedagógicas: destaque do panorama mundial e brasileiro; 5-Estratégias didáticas; 6-Teorias da Aprendizagem: Influências da Psicologia Experimental; 7-Ampliando a concepção de aprendizagem) BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1, 18 de fevereiro de 2002. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2, 19 de fevereiro de 2002. BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei 9.394, 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2017. BRANSFORD, J. D.; BROWN, A, L.; COCKING, R. R. Como as pessoas aprendem. Cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Editora Senac, 2007. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. BRASIL. Plano Nacional de Educação. Lei 13.005, 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm BELL, J. Projeto de Pesquisa. Guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Artmed, Porto Alegre, 2008 FERNANDEZ, CARMEN. REVISITANDO A BASE DE CONHECIMENTOS E O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 500-528, 2015. GARCIA, O. M. Comunicação em Prosa Moderna. Atualizada com a Nova Ortografia. 26a ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4a ed. São Paulo: Edusp, 2004. MARANDINO, M., SELLES, S.E., FERREIRA, M.S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez Editora, 2009. NURSE, P. The Importance of Biology Education. Journal of Biological Education, v. 50, n.1, p. 7-9, 2016. PERRENOUD P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.