A disciplina tem como principais objetivos reconhecer o Ensino de Ciências e Biologia como um campo promissor de atuação profissional que integra a prática da pesquisa com a atividade docente. Busca refletir criticamente sobre aspectos introdutórios relacionados à práxis docente, promovendo a aproximação do futuro professor com diferentes realidades do sistema de ensino. Tendo em vista a formação de professores, a disciplina visa aprimorar competências e habilidades relacionadas à interpretação e à produção de textos em diferentes gêneros e do uso de outras linguagens, como imagens, vídeos, aplicativos e blogs. Tem como foco, ainda, negociar subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento, execução e apresentação de um projeto de pesquisa em Ensino de Ciências. Ao priorizar o envolvimento com pesquisas científicas que colaboram para melhor construção de estratégias e instrumentos didáticos voltados para a comunidade externa, a disciplina busca promover a articulação pesquisa/docência/extensão, característica da função social da universidade.
Nesta disciplina são desenvolvidos, articuladamente, três eixos: "Ensino de Biologia", "Aprendizagem" e "Pesquisa em ensino/aprendizagem". A partir desses eixos, os alunos são constantemente convidados à interação, por meio de diferentes instrumentos e estratégias didáticas, como aulas expositivo-dialogadas, painéis integrados, recursos multimídia (e.g., softwares e vídeos), leitura e interpretação de textos, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Por meio desses instrumentos e estratégias são trabalhados os temas: (a) atividade docente (concepção de "bom professor" e "professor reflexivo", saberes docentes, estratégias gerais de ensino-aprendizagem, avaliação); (b) objetivos do Ensino de Biologia; (c) documentos norteadores da educação básica; (d) temas integradores da Biologia; (e) principais teorias de aprendizagem; (f) linhas de pesquisa em Ensino de Ciências; (g) subsídios básicos para a construção de projeto de pesquisa em Ensino de Ciências; (h) metodologias de pesquisa em educação, com ênfase em abordagens qualitativas.
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