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Instituto de Biociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
 
Disciplina: 0411206 - Introdução ao Ensino de Biologia
Introduction to Biology Teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação: 14/07/2019

Objetivos
A disciplina tem como principais objetivos reconhecer o Ensino de Ciências e Biologia como um campo promissor de atuação profissional que integra a prática da pesquisa com a atividade docente. Busca refletir criticamente sobre aspectos introdutórios relacionados à práxis docente, promovendo a aproximação do futuro professor com diferentes realidades do sistema de ensino. Tendo em vista a formação de professores, a disciplina visa aprimorar competências e habilidades relacionadas à interpretação e à produção de textos em diferentes gêneros e do uso de outras linguagens, como imagens, vídeos, aplicativos e blogs. Tem como foco, ainda, negociar subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento, execução e apresentação de um projeto de pesquisa em Ensino de Ciências. Ao priorizar o envolvimento com pesquisas científicas que colaboram para melhor construção de estratégias e instrumentos didáticos voltados para a comunidade externa, a disciplina busca promover a articulação pesquisa/docência/extensão, característica da função social da universidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
176390 - Alessandra Fernandes Bizerra
1944096 - Suzana Ursi
 
Programa Resumido
Nesta disciplina são desenvolvidos, articuladamente, três eixos: "Ensino de Biologia", "Aprendizagem" e "Pesquisa em ensino/aprendizagem". A partir desses eixos, os alunos são constantemente convidados à interação, por meio de diferentes instrumentos e estratégias didáticas, como aulas expositivo-dialogadas, painéis integrados, recursos multimídia (e.g., softwares e vídeos), leitura e interpretação de textos, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Por meio desses instrumentos e estratégias são trabalhados os temas: (a) atividade docente (concepção de "bom professor" e "professor reflexivo", saberes docentes, estratégias gerais de ensino-aprendizagem, avaliação); (b) objetivos do Ensino de Biologia; (c) documentos norteadores da educação básica; (d) temas integradores da Biologia; (e) principais teorias de aprendizagem; (f) linhas de pesquisa em Ensino de Ciências; (g) subsídios básicos para a construção de projeto de pesquisa em Ensino de Ciências; (h) metodologias de pesquisa em educação, com ênfase em abordagens qualitativas.
 
 
 
Programa
Nesta disciplina são desenvolvidos, articuladamente, três eixos: "Ensino de Biologia", "Aprendizagem" e "Pesquisa em ensino/aprendizagem". A partir desses eixos, os alunos são constantemente convidados à interação, por meio de diferentes instrumentos e estratégias didáticas, como aulas expositivo-dialogadas, painéis integrados, recursos multimídia (e.g., softwares e vídeos), leitura e interpretação de textos, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Por meio desses instrumentos e estratégias são trabalhados os temas: (a) atividade docente (concepção de "bom professor" e "professor reflexivo", saberes docentes, estratégias gerais de ensino-aprendizagem, avaliação); (b) objetivos do Ensino de Biologia; (c) documentos norteadores da educação básica; (d) temas integradores da Biologia; (e) principais teorias de aprendizagem; (f) linhas de pesquisa em Ensino de Ciências; (g) subsídios básicos para a construção de projeto de pesquisa em Ensino de Ciências; (h) metodologias de pesquisa em educação, com ênfase em abordagens qualitativas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desenvolve-se avaliação formativa e processual, com instrumentos individuais e coletivos, incluindo processo de autoavaliação. O trabalho em grupo consiste no desenvolvimento de mídia para o Ensino-aprendizagem de Biologia e /ou Divulgação Científica. As avaliações individuais compreendem: (1) Entrevista com professor da educação básica; (2) Elaboração de estratégia didática, incluindo metodologia de avaliação; (3) Atividades variadas no moodle.
Critério
Variam de forma especifica em cada atividade. De forma geral: entrega das atividades propostas, pontualidade, qualidade dos produtos apresentados (profundidade de reflexão, aproximação com referenciais teóricos, coerência entre objetivos propostos, desenvolvimento e produto gerado, clareza nas formas de apresentação oral e escrita, apropriação da elaboração de diferentes gêneros textuais e TICs) e do processo vivenciado para sua produção (participação durante os momentos reservados para os trabalhos em grupo em sala de aula, pontualidade na entrega de tarefas intermediárias). Critérios listados pelos próprios estudantes na autoavaliação de sua participação no trabalho em grupo.
Norma de Recuperação
A nota da recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e a nota obtida na prova/trabalho de recuperação. Os instrumentos serão uma prova individual abordando todo o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
BIZERRA, A.F, URSI, S. Introdução aos Estudos da Educação 1. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em Ciências. UNIVESP. Edusp. 2014.
(Capítulos: 2-História das ideias pedagógicas: destaque do panorama mundial e brasileiro; 5-Estratégias didáticas; 6-Teorias da Aprendizagem: Influências da Psicologia Experimental; 7-Ampliando a concepção de aprendizagem)
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1, 18 de fevereiro de 2002.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2, 19 de fevereiro de 2002.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei 9.394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2017.
BRANSFORD, J. D.; BROWN, A, L.; COCKING, R. R. Como as pessoas aprendem. Cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Editora Senac, 2007.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
BRASIL. Plano Nacional de Educação. Lei 13.005, 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm
BELL, J. Projeto de Pesquisa. Guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Artmed, Porto Alegre, 2008
FERNANDEZ, CARMEN. REVISITANDO A BASE DE CONHECIMENTOS E O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 500-528,
2015.
GARCIA, O. M. Comunicação em Prosa Moderna. Atualizada com a Nova Ortografia. 26a ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4a ed. São Paulo: Edusp, 2004.
MARANDINO, M., SELLES, S.E., FERREIRA, M.S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
NURSE, P. The Importance of Biology Education. Journal of Biological Education, v. 50, n.1, p. 7-9, 2016.
PERRENOUD P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
 

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