Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Disciplinas Interdepartamentais do ICB
 
Disciplina: 0420117 - Prática Laboratorial II
Laboratory Practice II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 240 h ( Estágio: 240 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina optativa eletiva tem por objetivo introduzir o aluno à pesquisa científica em área afins à Ciências Biomédicas, em laboratórios de pesquisa da USP ou externo à USP, por meio de atividades práticas próprias do aluno, supervisionadas por um orientador, a fim de possibilitar a execução do raciocínio científico, o aprendizado dos métodos em ciências biomédicas e a realização dos experimentos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4788149 - Carlos Pelleschi Taborda
3665004 - Luciana Venturini Rossoni
 
Programa Resumido
Introduzir o aluno a atividade práticas de pesquisa científica, onde o aluno será o protagonista dos experimentos, sob supervisão. Com essa disciplina, o aluno colocará em prática o raciocínio e o método científico que ele começou a entrar em contato com a disciplina 0420113 - Elaboração do Projeto Científico.
 
 
 
Programa
Criar bases práticas para que o aluno comece a desenvolver um projeto de pesquisa na área Biomédica. Desenvolvimento de habilidades profissionais na prática biomédica. Aplicar as regras de Boas Práticas Científicas, Biossegurança e os princípios éticos que regem a experimentação em modelos animais e em humanos. A carga horária de 240 horas será desenvolvida no decorrer de um semestre, em média 16 horas/ por semana no laboratório, com horário que deverá ser decidido em comum acordo com o orientador. Lembrando que deve ser respeitado o máximo de 6 horas/ dia, não ultrapassando 30 horas por semana, conforme determina a Lei 11.788 de Estágios.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O aluno deverá entregar ao final da disciplina relatório contendo: 1) fundamentação do estudo e sua hipótese, 2) metodologia empregada, 3) resultados e discussão dos mesmos, 4) conclusão e 5) referência bibliográfica, em 10 a 15 páginas (letra Arial 11, espaçamento 1,5, justificado).
Critério
A média final da disciplina será composta pela avaliação do orientador, o qual fará uma apreciação quanto ao relatório científico e quanto a dedicação e o desempenho acadêmico do(a) aluno(a) no laboratório durante o semestre, e a avaliação do coordenador da disciplina. Para ser aprovado o aluno precisará ter obtido pelo menos nota cinco e cumprido pelo menos 70% da carga horária da disciplina.
Norma de Recuperação
Não será oferecida prova de recuperação. Justificativa: Esta é uma disciplina totalmente prática e, em caso de reprovação, o aluno deverá obrigatoriamente cursá-la desde o início.
 
Bibliografia
     
Vide as informações nas páginas: 1. Escritório de Boas Práticas Científicas - https://ww3.icb.usp.br/escritorio-de-boas-praticas-cientificas/ 2. Comissão de ética no uso dos animais - https://ww3.icb.usp.br/pes/etica-no-uso-dos-animais-ceua/ 3. Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos - https://ww3.icb.usp.br/cepsh/ 4. Comissão de Biossegurança - https://ww3.icb.usp.br/biosseguranca-cibio Além do mais, caberá a cada aluno, sob supervisão do professor, buscar a bibliografia mais adequada para o aprofundamento no tema do estágio. Lista de Requisitos da Disciplina: 0420113 - Elaboração do Projeto Científico
 

Clique para consultar os requisitos para 0420117

Clique para consultar o oferecimento para 0420117

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP