Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Disciplinas Interdepartamentais do ICB
 
Disciplina: 0420120 - Estágio Laboratorial II
Laboratory Training II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 15
Carga Horária Total: 510 h ( Estágio: 510 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno nas atividades práticas em ciências biomédicas, por meio do desenvolvimento de um projeto científico supervisionado. Nessa etapa, o aluno precisa concluir um trabalho científico, com autonomia e apresentado na forma de trabalho de conclusão de curso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3185016 - Eliana Hiromi Akamine
3048086 - Enrique Mario Boccardo Pierulivo
 
Programa Resumido
Atividades de estágio (práticas) onde o aluno, sob supervisão, deverá ser capaz de elaborar, executar, discutir e concluir seu trabalho de conclusão de curso. A carga horária comprovada de 510 horas utilizada no desenvolvimento das atividades práticas dessa disciplina poderá ser utilizada para requerer a habilitação profissional na área de especialidade em que o projeto se insere.
 
 
 
Programa
Desenvolvimento na prática de um projeto científico em Biomedicina, por meio de estágio supervisionado em laboratório de pesquisa, na USP ou fora da USP (com aprovação dos coordenadores da disicplina). Nesta etapa o aluno deverá ganhar autonomia na realização de seus experimentos, desenvolver raciocínio e método científicos. A carga horária de 510 horas será desenvolvida no decorrer de um semestre, respeitando o máximo de 6 horas por dia e não ultrapassando 30 horas por semana, conforme determina a Lei 11.788 de Estágios.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O aluno deverá entregar relatórios de acompanhamento ao longo do semestre e, ao final da disciplina, um relatório contendo: 1) fundamentação científica do estudo e sua hipótese, 2) metodologia empregada, 3) resultados obtidos, 4) discussão dos mesmos, 5) conclusão e 6) referência bibliográfica. O relatório final deverá ser entregue juntamente com um parecer emitido pelo supervisor, além da indicação da área de habilitação que se pretende, conforme relação das habilitações do biomédico segundo o Conselho Federal de Biomedicina. O aluno também fará uma apresentação oral, seguida por arguição por uma banca avaliadora. Os relatórios e a apresentação oral deverão seguir as diretrizes e o cronograma apresentados pelos coordenadores no início da disciplina.
Critério
. O supervisor atribuirá uma nota sobre o relatório científico e desempenho do aluno no laboratório. A banca avaliadora atribuirá notas para o relatório escrito, a apresentação oral e a arguição do estudo. A nota final será composta pela média aritmética das quatro notas. Para ser aprovado na disciplina, o aluno precisará ter obtido pelo menos nota cinco e cumprido pelo menos 70% da carga horária da disciplina. . Por sua vez, para a obtenção da declaração da área de habilitação pretendida, que foi indicada pelo aluno e o supervisor, a mesma deverá ser confirmada pela banca no momento da avaliação. Caso a banca avaliadora entenda que a área de habilitação indicada não é adequada, indicará a nova área. Além disso, a carga horária mínima necessária de 500 horas, como determinado pelos Conselhos Federal e Regional de Biomedicina, deverá ser comprovada mediante ficha de presença.
Norma de Recuperação
Não será oferecida prova de recuperação. Justificativa: Esta é uma disciplina totalmente prática e, em caso de reprovação, o aluno deverá obrigatoriamente cursá-la desde o início.
 
Bibliografia
     
Como se trata de uma disciplina com perfil bastante amplo, não será indicada uma bibliografia específica para esta disciplina. Caberá a cada supervisor de estágio e ao aluno buscar a bibliografia mais adequada para o aprofundamento no tema do estágio e melhor formação do aluno interessado.
 

Clique para consultar os requisitos para 0420120

Clique para consultar o oferecimento para 0420120

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP