Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Disciplinas Interdepartamentais do ICB
 
Disciplina: 0420123 - Modelos Animais para a Pesquisa Biomédica
Animal Models in Scientific Testing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é fornecer as bases e atualidades da experimentação animal com especial ênfase ao conhecimento dos modelos animais, conduta ética e legislação pertinente a esta utilização
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
• Introdução à ciência em Animais de laboratório
• Ética e Biosegurança em experimentação animal
• Legislação e aspectos relacionados
• Biotérios de criação e experimentação
• O camundongo como organismo modelo
o Biologia geral do animal de laboratório
o Nutrição e alimentação
o Padronização genética, camundongos mutantes e geneticamente modificados
o Modelos de doenças humanas
o Modelos em imunologia, genética e fisiologia
• Outros modelos animais
• Bem-estar animal
• Patologia do animal de laboratório e influência na experimentação
• Padronização microbiológica e gnotobiológica
• Verificação do estado de saúde e prevenção de doenças
• A segurança no trabalho com animais infectados
• Riscos sanitários para o investigador/manipulador
• Métodos de anestesia e analgesia. Seleção do agente anestésico.
• Procedimentos experimentais básicos
• Face pós-experimental: Eutanásia
• Modelos complementares:
o Modelos “in-vitro” e cultivos celulares/tíssulares
o Modelos matemáticos
• Análise estatística e design experimental
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias pedagógicas
Serão ministradas algumas aulas teóricas introdutórias ou sobre tópicos específicos. Sempre que possível serão realizadas demonstrações e treinamento prático, de acordo com autorização prévia do Comitê de Ética em Experimentação Animal do ICB-USP. As aulas deverão ser finalizadas com discussões gerais sobre o tópico abordado.

Atividade pedagógica complementar
Para alguns tópicos os alunos apresentarão seminários ou painéis. Com a finalidade de obter maior participação e envolvimento dos alunos com a disciplina, no início da mesma são distribuídos artigos científicos publicados em revistas internacionais de grande divulgação cujo tema esteja relacionado com o uso de animais na pesquisa biomédica. A classe será dividida em grupos e em dia pré-estabelecido haverá também um mini-Simpósio onde os alunos deverão expor seus painéis aos docentes da Disciplina e convidados especialistas da área. Serão incentivadas discussões sobre o conteúdo do artigo e as possíveis implicações da pesquisa em questão, em relação ao uso do modelo biológico escolhido. Esta atividade será incorporada à avaliação dos alunos na Disciplina.

Material de apoio
Utilizaremos livros didáticos, sistema multimeios consistindo de data show, microcomputador ligado à internet, leitor de DVD, vídeo-cassete e atividades práticas
Aulas/Demonstrações práticas
Esta disciplina incluirá visitas, demonstrações e treinamento prático sempre que cabível e possível (manipulação correta dos animais, administração de drogas, preparação das condições necessárias para acomodação animal, organização de um biotério, esterilização de material para manutenção de linhagens animais especiais, eutanásia, etc...). Um questionário objetivo sobre cada tópico orientará o estudo do aluno. Este roteiro também conterá os seguintes itens: Critérios da Disciplina, Bibliografia recomendada, Cronograma de aulas e Roteiro das demonstrações práticas.
Critério
O aluno deverá assistir às aulas teóricas, participar das demonstrações práticas e estudar o tópico correspondente em livros texto ou outro material escolhido para discussão. Elaborar seminários ou painéis e participar do mini-simpósio.
Norma de Recuperação
OK
 
Bibliografia
     
Guide for the Care and Use of Laboratory Animals. Institute for Laboratory Animal Research (1996).

Amphibians: Guidelines for the Breeding, Care and Management of Laboratory Animals. Subcommittee on Amphibian Standards, Institute of Laboratory Animal Resources. Nac. Acad. Press (1974).

Laboratory Animals in Research and Teaching: Ethics, Care, and Methods Ed: Chana K. Akins, Sangeeta Panicker, Christopher L. Cunningham, Hardcover (2004).
ACRED, P.; HENNESSEY, T.D.; MACARTHUR-CLARK, J.A.; MERRIKIN, D.J.; RYAN, D.M.; SMULDERS, H.C.; TROKE, P.F.; WILSON, R.G.; STRAUGHAN, D.W. Guidelines for the welfare of animals in rodent protection tests. Lab. Anim. 28: 13-18, 1994.
BALL, D.J.; ARGENTIERI, G.; KRAUSE, R.; LIPINSKI, M.; ROBINSON, R.L.; STOLL,R.E.; VISSCHER, G.E. Evaluation of a microchip implants system used for animal identification in rats. Lab. Anim. Sci. 41: 185-86, 1991.
BATTLES, A. H.; KNAPKA, J.T.; LEWIS, L.; LANG, M.T.; GRUENDEL, D.J. High-moisture diet for laboratory rats: nutrient analysis, growth, and organ weights. Lab. Anim. Sci. 41: 237-41, 1991.
BAUMANS, V.; VAN DE WEERD, H. A. Enrichment of laboratory animal housing: Basic need or luxury? Sacnd. J. Lab. Anim. Sci., 23: 93-106, 1996.
CORNING, B.F. & LIPMAN, N.S. A comparison of rodent caging systems based on microenvironmental parameters. Lab. Anim. Sci. 41: 498-503, 1991.
DANNEMAN, P. J.; STEIN, S.; WALSHAW, S. O. Humane and practical implications of using carbon dioxide mixed with oxygen for anesthesia or euthanasia of rats. Lab. Anim. Sci., 47: 376-85, 1997.
FIELD, K.J.; WHITE, W.J.; LANG, M. Anaesthetic effects of chloral hydrate, pentobarbitone and urethane in adult male rats. Lab. Anim. 27: 258-69, 1993.
GUR, E. & WANER, T. The variability of organ weight background data in rats. Lab. Anim. 27: 65-72, 1993.
LIPMAN, N.S.; CORNING, B.F.; SAIFUDDIN, M.D. Evaluation of isolator caging systems for protection of mice against challenge with mouse hepatitis virus. Lab. Anim. 27: 134-40, 1993.
MANN, M.D.; CROUSE, D.A.; PRENTICE, E.D. Appropriate animal numbers in biomedical research in light of animal welfare considerations. Lab. Anim. Sci. 41: 6-14, 1991.
MENDONZA, S.P. Sociophysiology of well-being in nonhuman primates. Lab. Anim. Sci. 41: 344-49, 1991.
ROSE, M.R.; NUSBAUM, T.J.; FLEMING, J.E. Drosophila with postponed aging as a model for aging research. Lab. Anim. Sci. 42: 114-18, 1992.
RUIVEN, R. V.; MEIJER, G. W.; ZUTPHEN, L. F.; RITSKES-HOITINGA, J. Adaptation period of laboratory animals after transport: a review. Scand. J. Lab. Anim. Sci., 23: 185-90, 1996.
TONHASCA JR., A. The three “capital sins” of statistics used in biology. Ciência e Cultura 43: 417-22, 1991.
VOSS, R.S.; HEIDEMAN, P.D.; MAYER, V.L.; DONNELLY, T.M. Husbandry, reproduction and postnatal development of the neotropical muroid rodent Zygodontomys brevicauda. Lab. Anim. 26: 38-46, 1992.
WOLFENSOHN, S. E. Brief review of scientific studies of the welfare implications of transporting primates. Lab. Anim., 31: 303-5, 1997.
 

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