Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Disciplinas Interdepartamentais do ICB
 
Disciplina: 0420136 - Integrado Microbiologia, Imunologia e Parasitologia
Integrado Microbiologia, Imunologia e Parasitologia

Créditos Aula: 12
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Introduzir ao aluno:
I) Conceitos básicos de imunologia na saúde e na doença.
II) Biologia do vírus, bactérias, fungos, protozoários, metazoários e artrópodes causadores de doenças, com uma visão integrada da relação patógeno-hospedeiro.
III) Técnicas básicas de microbiologia com importância em diagnósticos ou na indústria.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
422731 - Alexandre Alarcon Steiner
3009335 - Anderson de Sá Nunes
214461 - Andréa Cristina Fogaça
7691112 - Carsten Wrenger
436264 - Claudio Romero Farias Marinho
9061374 - Daniel Youssef Bargieri
65135 - Gabriel Padilla Maldonado
8494239 - Giuseppe Palmisano
8224860 - Kelly Ishida
63672 - Marcelo Urbano Ferreira
 
Programa Resumido
Ministrar conhecimentos básicos de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia para o desempenho de atividades profissionais em saúde pública, pesquisa básica e laboratório clínico.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais sobre as atividades do sistema imune e os componentes que neles participam.
Apresentar ao aluno conceitos sobre doenças não infecciosas, como autoimunidade e imunodeficiências.
Integrar a imunologia com a biologia de microrganismos causadores de doenças para oferecer uma visão integrada da relação patógeno-hospedeiro e patogenia.
Introduzir ao estudante técnicas básicas laboratoriais que servirão como base para aplicação nas áreas de atuação industriais, laboratoriais, ambientais e na pesquisa científica.
 
 
 
Programa
A. Estudo sobre as células e órgãos do sistema imune. Imunidade Inata e reconhecimento de microrganismos. Inflamação. Sistema complemento, complexo principal de histocompatibilidade (MHC). Processamento e apresentação de antígenos. Estrutura, funções e genética das imunoglobulinas. Desenvolvimento de linfócitos T e B. Ativação de linfócitos. Mecanismos efetores de imunidade celular e humoral. Resposta imune a infecções e tumores. Imunorregulação. Hipersensibilidades. Tolerância e autoimunidade. Imunodeficiências primárias e secundárias. Vacinas. Anticorpos como fármacos.

B. Conhecimentos básicos da estrutura, classificação e replicação de vírus de interesse médico; morfologia (estruturas e funções), reprodução, fisiologia, metabolismo, antimicrobianos, mecanismos de patogenicidade de bactérias e fungos. Controle de crescimento microbiano por agentes físicos e químicos. Técnicas básicas laboratoriais no campo da microbiologia e de diagnóstico laboratorial. Aplicação nas áreas de atuação industriais, laboratoriais, ambientais e também na pesquisa científica.

C. Considerações sobre vida associada. Parasitismo. Distribuição geográfica das parasitoses do homem. Estudo da morfologia e da biologia de protozoários, helmintos e artrópodes parasitos do homem. Estudo da patogenia, dos métodos de diagnóstico laboratorial, do tratamento, da epidemiologia e da profilaxia das parasitoses humanas, com especial destaque as que ocorrem no Brasil. Estudo da morfologia e da biologia de artrópodes transmissores de agentes etiológicos de doenças humanas.
D. Prática: Normas de biossegurança. Técnicas de assepsia. Ação de desinfetantes e antimicrobianos. Colorações. Semeadura para isolamento e contagem de microrganismos. Curva de crescimento de microrganismos. Identificação de bactérias por provas bioquímicas. Princípios de genética (transformação, conjugação, transdução). Isolamento e cultura de fungos, identificação macro e micro morfológica de fungos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Métodos de Ensino: Aulas expositivas ( diapositivos e equipamentos multimídia). Estudos dirigidos. Estudos de casos. Aulas de laboratório. Seminários. Questionários de avaliação. Grupos de discussão. 2) Métodos de Avaliação: Provas escritas, práticas e participação nos estudos dirigidos e seminários. Entrega de relatórios e exercícios.
Critério
Nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequencia mínima de 70%. Alunos com média inferior ou com frequencia inferior a 70% serão reprovados automaticamente. Não serão provas substitutivas.
Norma de Recuperação
Prova escrita sobre todo o programa para alunos com nota final de 3,0 a 4,9 e frequencia minima de 70%. A prova de recuperação será dissertativa e com conteúdo cumulativo, devendo ser realizada no mesmo semestre letivo da disciplina. A média final (MF) será composta pela média aritmética entre a média obtida ao longo do semestre (MS) e a nota da prova de recuperação (PR) - MF=(MS +PR)/2.
 
Bibliografia
     
Básica:
Imunologia Celular e Molecular - Abbas, Lichtman & Pillai - 7ª edição.
Imunologia de Janeway - Murphy - 8ª edição.
Imunologia - Calich & Vaz - 2ª edição
Microbiologia - Trabulsi L. R., Alterthum F., Atheneu Ed. , 6ª ed.
Microbiologia de Brock - Madigan M., Martinco J., Parker J., Prentice Hall Ed. , 14ª ed.
Medical Microbiology - Patrick R. Murray, Ken S. Rosenthal, Michael A. Pfaller - 8ª ed.
Bases da Parasitologia Médica - Luis Rey - Ed. Guanabara Koogan , 3ª ed.
Fondations of Parasitology - L. Roberts & J. Janovy Jr, 8ª ed.
Parasitologia Contemporânea - M. U. Ferreira - 1ªed.
Artigos científicos diversos.
 

Clique para consultar os requisitos para 0420136

Clique para consultar o oferecimento para 0420136

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP