Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Disciplinas Interdepartamentais do ICB
 
Disciplina: 0420138 - Fundamentos Quantitativos para Ciências da Saúde
Quantitative Foundations for Health Sciences

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Fornecer as bases matemáticas necessárias a uma sólida formação de estudantes de graduação em ciências da saúde, enfatizando os fundamentos conceituais e, sobretudo, suas aplicações em diversas disciplinas que compõem essa área do conhecimento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1266597 - Marcelo Nicolas Muscara
55850 - Marcus Vinicius Chrysostomo Baldo
 
Programa Resumido
Conjuntos numéricos Grandezas escalares e vetoriais Noções de probabilidades Funções e representações gráficas Fundamentos de cálculo diferencial Fundamentos de cálculo integral Noções de equações diferenciais
 
 
 
Programa
CONCEITOS: Conjuntos numéricos: números naturais, inteiros, racionais, reais e complexos. Grandezas escalares e vetoriais: princípios de álgebra vetorial. Noções de probabilidades: evento e espaço amostral; regras da soma e multiplicação; probabilidades condicionais; teorema de Bayes; distribuições de probabilidades. Funções e representações gráficas: funções de uma ou mais variáveis e suas representações gráficas; funções polinomiais, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas; limites de uma função. Fundamentos do cálculo diferencial: taxas de variação e sua interpretação gráfica; a derivada de uma função; derivadas de funções polinomiais, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas; regras de derivação; máximos e mínimos de uma função; derivadas parciais. Fundamentos do cálculo integral: o significado geométrico de uma área; a interpretação da área sob uma curva; a primitiva de uma função; integrais indefinidas e definidas; o teorema fundamental do cálculo; noções de técnicas de integração. Noções de equações diferenciais: equações diferenciais ordinárias de 1ª e 2ª ordem; noções de sistemas de equações diferenciais. APLICAÇÕES: Os conceitos matemáticos serão sempre apresentados em estreito paralelismo a aplicações e exemplos oriundos das ciências biológicas e da saúde, tais como abordados, por exemplo, em disciplinas de Bioquímica, Genética, Biofísica, Fisiologia e Farmacologia, dentre outras.
 
 
 
Avaliação
     
Método
MÉTODOS UTILIZADOS: Aulas teóricas Aulas práticas ATIVIDADES DISCENTES: Simulações em computador Resolução de listas de exercícios
Critério
Listas de exercícios Prova final
Norma de Recuperação
Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1o semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2o semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
Básica: BATSCHELET, E. Introdução à Matemática para Biocientistas. Rio de Janeiro: Interciência; São Paulo: EDUSP, 1978. STEWART, J. Cálculo (7ª ed). São Paulo: Cengage Learning, 2014. STEWART, J. & DAY, T. Biocalculus - Calculus for the Life Sciences. Boston: Cengage Learning, 2015. Complementar: KLEPPNER, D. & RAMSEY, N. Quick Cauculus (2nd ed.). New York: John Wiley & Sons, 1985. HOPPENSTEADT, F. C. & PESKIN, C. S. Mathematics in Medicine and the Life Sciences. New York: Springer-Verlag, 1992. BURTON, R. F. Physiology by Numbers. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
 

Clique para consultar os requisitos para 0420138

Clique para consultar o oferecimento para 0420138

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP