Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Disciplinas Interdepartamentais do ICB
 
Disciplina: 0420200 - Gestão de Projetos em Inovação
Project Management Innovation

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivo fornecer aos estudantes de graduação do curso de Ciências Biomédicas conhecimentos básicos sobre as atividades de gestão de projetos relacionados às áreas de pesquisa e desenvolvimento na indústria, com foco na área de inovação. Além de abordar as ferramentas e processos mais comumente empregados na gestão de projetos, esta disciplina também tem por objetivo discutir as possibilidades de aplicação do conhecimento técnico-científico proveniente de pesquisas básicas no desenvolvimento de novos produtos, serviços e conceitos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5610006 - Gabriela Placoná Diniz
3339855 - Julio Cesar Batista Ferreira
 
Programa Resumido
O programa do curso consiste na abordagem dos principais processos envolvidos nas atividades de gestão de projetos em inovação.
 
 
 
Programa
O aumento da demanda da indústria brasileira por profissionais técnicos capacitados associada às intensas atividades de pesquisa desenvolvidas nas universidades, institutos de pesquisa e empresas no Brasil, tem fomentado a necessidade de uma mudança no perfil de formação dos profissionais da área biomédica. Considerando que o conhecimento dos alunos de graduação do curso de Ciências Biomédicas sobre os processos envolvidos no gerenciamento de projetos é muito incipiente, justifica-se a criação de uma disciplina que forneça conceitos básicos sobre gestão de projetos e que paralelamente amplie a possibibilidade de atuação profissional do futuro profissional biomédico. Nesse sentido, o curso irá abordar o seguinte conteúdo: 1. O que são projetos; 2. Gerenciamento de projetos ( ciclo de vida do projeto, processos da gestão de projetos); 3. Estrutura organizacional; 4. Funções de gerenciamento ( líder, time do projeto, impacto organizacional, comunicação, problemas entre gestor e o colaborador); 5. termo de abertura do projeto; 6. Escopo do projeto; 7. Estrutura analítica de projetos (work breakdown structure - WBS); 8. Cronograma; 9. Orçamento; 10. Análise e gestão de riscos em projetos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os métodos a serem utilizados serão aulas expositivas , seminários e discussões de grupos. Atividades Discentes Os estudantes deverão elaborar e apresentar um briefing de projeto ao final do curso.
Critério
Será ministrada uma prova dissertativa, além disso os alunos deverão apresentar um briefing de projeto ao final do curso. O aluno deverá obter nota superior a 5,0 ( cinco), considerando a soma da nota da prova ( peso 3) e da apresentação do briefing do projeto ( peso 7) para ser considerado aprovado na disciplina e ter frequência minima de 75%.
Norma de Recuperação
Será oferecida prova de recuperação ( Res. COC3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1º semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2º semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 ( cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
1. Project Risk Managemen. Decond edition. Crhris Chapman and Stephen Ward, Jonh Wiley & Sons Ltd, 2003. 2. Projet Management - A Systems Approach to Planning, Schedulling and Controlling. Harold Kerzner, John Wiley & Sons Inc, 10 Ed. , 2009. 3. Um Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK).
 

Clique para consultar os requisitos para 0420200

Clique para consultar o oferecimento para 0420200

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP