Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Disciplinas Interdepartamentais do ICB
 
Disciplina: 0420300 - Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual
Entrepreneurship, innovation and intellectual property

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao aluno uma visão ampla do processo de inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual e despertar uma nova forma de pensar em projetos e novos negócios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
546058 - Andrea Balan Fernandes
3339855 - Julio Cesar Batista Ferreira
2549614 - Luis Carlos de Souza Ferreira
 
Programa Resumido
O programa do curso consiste na abordagem dos principais processos envolvidos nas atividades de inovação e empreendedorismo.
 
 
 
Programa
O curso destina-se aos alunos de graduação em Biomédicas, mas não somente, sendo aberto a alunos de outros cursos de graduação. CONTEÚDO (EMENTA): Conceitos iniciais, características e formas de empreendedorismo, tipos de inovação, o ambiente para a inovação na Universidade e Centros de Pesquisa, identificação de oportunidades, escolha do projeto, definição de mercado. Propriedade Intelectual, importância, fundamentos e objeto, direito Internacional da Propriedade Intelectual e proteção, tipos de contratos, formatação legal de uma patente nos moldes nacional e internacional, estratégias de busca em bancos de dados de patentes nacionais e internacionais, introdução à redação de patentes na área de química, fármacos e biotecnologia, custo do depósito e manutenção de patentes. Biossegurança, avaliação da segurança no estudo de produtos potencialmente terapêuticos segundo legislações vigentes, métodos, boas práticas de laboratório (GLP), boas práticas de manufatura (GMP), Protocolos TPP (Target Product Profile). Formação de empresas, etapas e processos de constituição de uma empresa, estudo de viabilidade, plano de negócios, análise de mercado, seleção da equipe, busca por financiamento (publico e privado).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos deverão apresentar um briefing de projeto ao final do curso.
Critério
O aluno deverá obter nota superior a cinco para ser considerado aprovado na disciplina, e ter frequência mínima de 75%.
Norma de Recuperação
OBSERVAÇÃO: Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89), exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
- A Practical Guide to Drug Discovery Development in Academia – The SPARK approach. Springer, Mochly-Rosen D and Grimes K. 2012. - Desenvolvimento de Medicamentos no Brasil – Evolução e cenário atual. Editora Nelpa. Silva C.R e Buranello S. M. 2016.
 

Clique para consultar os requisitos para 0420300

Clique para consultar o oferecimento para 0420300

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP