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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Disciplinas Interdepartamentais do ICB
 
Disciplina: 0420301 - Divulgação e Comunicação Científica: História, Conceitos, Métodos e Práticas
Science Journalism

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
- Propor reflexões a respeito da importância da aproximação e do diálogo entre Ciência e Sociedade;
- Compreender o percurso histórico do desenvolvimento da divulgação científica no Brasil e no mundo;
- Levar os estudantes a compreender os conceitos, técnicas e práticas que envolvem a comunicação dos assuntos relacionados aos avanços científicos e tecnológicos;
- Habilitar os estudantes na produção de textos de divulgação científica voltados a diferentes canais midiáticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1485640 - Maria Luiza de Morais Barreto de Chaves
 
Programa Resumido
1) Conceitos Básicos (Comunicação Científica, Divulgação Científica, Disseminação Científica, entre outros).
2) Divulgação, ciência e tecnologia no mundo contemporâneo: reflexões sobre o compromisso social e outros interesses. Divulgar ciência é um dever do cientista?
3) Ciência e tecnologia no século XXI: os novos paradigmas.
4) A política de ciência, tecnologia e de divulgação do conhecimento científico no Brasil: compromisso social em diferentes mídias e variações estruturais e de linguagem.
5) Divulgação Científica e Comunicação Científica: métodos e práticas.
6) Novos paradigmas em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e seus conceitos fundamentais.
7) Principais mídias brasileiras de ciência e tecnologia: práticas de Divulgação Científica e de Comunicação Científica.
8) Jornalismo Científico em sites e blogs: Divulgação Científica versus Comunicação Científica.
9) Os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) e os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs): papel de suas estruturas de comunicação para o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) brasileiro.
10) Jornalismo Científico, Divulgação Científica e Comunicação Científica: estudos de casos.
 
 
 
Programa
Do latim divulgatĭo, divulgação é realizar e entregar conhecimento de maneira a promovê-lo a públicos específicos ou gerais. É democratizar o acesso ao conhecimento científico e criar condições para que os cidadãos tenham a capacidade de discutir assuntos que impactam de alguma forma na sociedade, mas que poderiam ficar restritos aos especialistas, devido a termos e conceitos pouco conhecidos. 
Na divulgação científica, o foco é da ciência. Neste contexto, a ciência vem ocupando cada vez mais espaço no debate público, assumindo assim um protagonismo inédito. No entanto, ao mesmo tempo, a sociedade, impaciente, não compreende o processo científico e cobra resultados rápidos. Assim, a importância da disciplina decorre da necessidade de contribuirmos para a sistematização dos estudos sobre a divulgação e a comunicação científica, em suas práticas e desafios contemporâneos, sobretudo em um contexto onde os mesmos passaram a uma necessidade, reconhecida, inclusivamente, nos principais editais lançados pelas agências financiadoras de recursos no país, que passaram a estabelecer a obrigatoriedade da realização dessas atividades.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Elaboração de ATIVIDADES COMPLEMENTARES (resenhas, relatórios e textos de divulgação científica) a serem desenvolvidos ao longo do curso, além da realização de uma pesquisa (ATIVIDADE FINAL) sobre um dos temas do programa do curso.
Critério
As ATIVIDADES COMPLEMENTARES terão peso 3,0 no cálculo final da avaliação e a ATIVIDADE FINAL terá peso 7,0, resultando em 10,0 pontos finais. Serão aprovados os alunos que obtiverem uma pontuação final de 5,0 ou mais pontos e pelo menos 70% de frequência.
Norma de Recuperação
Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89), exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
- BUENO, Wilson da Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. DOI: 10.5433/1981-8920.2010v15nesp.p1 Inf. Inf., Londrina, v. 15, n. esp, p. 1 - 12, 2010.
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- SILVA, A. C. M.; MARTINS, L. R. Agência Universitária de Notícias (AUN/USP): ensino de jornalismo, ciência, tecnologia, cultura e inovação. In: Benedito Dielcio Moreira e Aclyse de Matos. (Org.). Educomunicação e Transmídia: um encontro na Escola dos Medias, Ciência e Saberes Populares. 1ªed.Cuiabá: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2019, p. 282-292.
- XAVIER, Jhonatan Luan de Almeida; GONÇALVES, Carolina Brandão. Estratégias de divulgação científica para crianças através de desenhos animados da TV. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, 01 de junho de 2017, Vol.3(5).
- BONNANO, Lucas Pondaco. Os bastidores do jornalismo científico: critérios de noticiabilidade que determinam a circulação da informação à sociedade. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública, 2015.
 

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