Introduzir os conhecimentos sobre origem, constituição e funcionamento do planeta, na perspectiva da Terra como um sistema dinâmico. Refletir sobre os conceitos da dinâmica do Sistema Terra no contexto do ensino de ciências.
Apresentação. Pensamento geológico, introdução ao Tempo Geológico; Origem do Universo e Sistema Solar, Terra e estrutura interna da Terra; Materiais terrestres - dos elementos às rochas; Minerais - propriedades físicas, identificação e classificação; Ciclo das rochas I; Dinâmica interna e Tectônica Global (vulcões, terremotos, tectônica global); Rochas ígneas - minerais e magmas (fusão, cristalização, série de Bowen), tipos e ocorrência; Introdução à dinâmica externa - introdução aos sistemas geosfera-atmosfera-hidrosfera; Intemperismo; Agentes geológicos- processos, erosão, transporte; Rochas sedimentares - introdução, minerais detríticos e diagenéticos, processos sedimentares; Aula prática de campo, com aulas de campo aos sábados e domingos. A cada tema trabalhado há aulas práticas associadas, voltadas para a prática docente no ensino destes conteúdos nas escolas de educação básica.
Apresentação. Pensamento geológico, introdução ao Tempo Geológico; Origem do Universo e Sistema Solar, Terra e estrutura interna da Terra; Materiais terrestres - dos elementos às rochas; Minerais - propriedades físicas, identificação e classificação; Ciclo das rochas I; Dinâmica interna e Tectônica Global (vulcões, terremotos, tectônica global); Rochas ígneas - minerais e magmas (fusão, cristalização, série de Bowen), tipos e ocorrência; Introdução à dinâmica externa - introdução aos sistemas geosfera-atmosfera-hidrosfera; Intemperismo; Agentes geológicos- processos, erosão, transporte; Rochas sedimentares - introdução, minerais detríticos e diagenéticos, processos sedimentares; Aula prática de campo, com aulas de campo aos sábados e domingos. A cada tema trabalhado há aulas práticas associadas, voltadas para a prática docente no ensino destes conteúdos nas escolas de educação básica. CARGA HORÁRIA TOTAL DAS AULAS DE CAMPO: 15 HORAS.
Carvalho A.M.P., Gil-Pérez D. 2011. Formação de Professores de Ciências — tendências e inovações. Questões da nossa época, vol. 28. São Paulo: Cortez Editora, 127 p. Compiani M. (org.) 2013. Ribeirão Anhumas na Escola: Projeto de Formação Continuada, Elaborando Conhecimentos Escolares relacionados à Ciência, à Sociedade e ao Ambiente. Curitiba: Editora CRV, 248 p. Teixeira, W.; Fairchild, T.R.; Toledo, M.C.M. de; Taioli, F. 2000. Decifrando a Terra. Oficina de Textos, 557p. (2ª edição, 2009) Pontuschka N.N., Paganelli TI, Cacete N.H. 2007. Para ensinar e aprender Geografia. Docência em formação Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez Editora, 383 p. Press, F.; Siever, R.; Grotzinger, J.; Jordan, T. 2006. Para entender a Terra. Bookman, 656p. Pomerol, C. Lagabrielle, Y.; Renard, M.; Guillot, S. 2013. Princípios de Geologia, Bookman, 1052p.