Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Geociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Geociências
 
Disciplina: 0440203 - Leitura crítica de artigos científicos em Geociências
Critical Reading of Scientific Paper in Geosciences

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
O objetivo principal da disciplina é promover oportunidades para que estudantes de graduação melhorem suas habilidades de leitura e compreensão crítica de importantes artigos científicos na área de Geociências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
295480 - Denise de La Corte Bacci Toledo
1032978 - Lucelene Martins
 
Programa Resumido
Criar situações de aprendizagem que permitam aos estudantes de graduação ler e compreender criticamente artigos científicos.
 
 
 
Programa
Compreender a linguagem, estrutura e organização de um artigo científico; identificar os autores dos artigos científicos; descobrir, anotar e compartilhar as informações mais relevantes dos artigos científicos; discutir o papel das revistas científicas, dos fatores de impacto e das revisões por pares; acessar as perguntas e respostas suscitadas nos artigos; avaliar a relação entre os artigos científicos e os de divulgação científica; 
produzir informação a partir da leitura crítica dos artigos científicos; discutir como divulgar informações científicas para um público mais amplo (ler, compreender e informar). Aulas teóricas dialogadas, baseadas em discussões em grupo sobre artigos científicos previamente selecionados e práticas focadas na aprendizagem ativa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será baseada em participação nas discussões em sala de aula e entrega de atividades e textos relacionados com as leituras e discussões.
Critério
50% da nota será dada pela entrega de atividades (individual ou em grupo) 50% da nota será dada pela participação nas discussões
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
AQUINO, I. S. Como Ler Artigos Científicos. São Paulo: Editora Saraiva. 3ª edição, 2010. 

FAULSTICH, E.L.J. Como ler, entender e redigir um texto. Editora Vozes, 27ª edição. 2014. 

A bibliografia será complementada durante o curso, abrangendo artigos que serão atualizados anualmente.
 

Clique para consultar os requisitos para 0440203

Clique para consultar o oferecimento para 0440203

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP