O objetivo principal da disciplina é promover oportunidades para que estudantes de graduação melhorem suas habilidades de leitura e compreensão crítica de importantes artigos científicos na área de Geociências.
Criar situações de aprendizagem que permitam aos estudantes de graduação ler e compreender criticamente artigos científicos.
Compreender a linguagem, estrutura e organização de um artigo científico; identificar os autores dos artigos científicos; descobrir, anotar e compartilhar as informações mais relevantes dos artigos científicos; discutir o papel das revistas científicas, dos fatores de impacto e das revisões por pares; acessar as perguntas e respostas suscitadas nos artigos; avaliar a relação entre os artigos científicos e os de divulgação científica; produzir informação a partir da leitura crítica dos artigos científicos; discutir como divulgar informações científicas para um público mais amplo (ler, compreender e informar). Aulas teóricas dialogadas, baseadas em discussões em grupo sobre artigos científicos previamente selecionados e práticas focadas na aprendizagem ativa.
AQUINO, I. S. Como Ler Artigos Científicos. São Paulo: Editora Saraiva. 3ª edição, 2010. FAULSTICH, E.L.J. Como ler, entender e redigir um texto. Editora Vozes, 27ª edição. 2014. A bibliografia será complementada durante o curso, abrangendo artigos que serão atualizados anualmente.