Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Geociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Geociências
 
Disciplina: 0440222 - Geomorfologia e Fotogeologia
Geomorphology and Photogeology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
O curso tem como objetivo familiarizar os alunos no estudo das formas do relevo e da influência da litologia, estrutura geológica e clima na sua geração e desenvolvimento. Serão apresentados e discutidos os critérios para o reconhecimento dos diferentes tipos de feições geomorfológicas em fotografias aéreas, imagens orbitais pancromáticas, de radar e modelos de terreno, e os prováveis significados geológicos dessas feições. Serão ainda analisadas as relações das diferentes formas de relevo com a litologia, estrutura e processos tectônicos para fins de mapeamento geológico e geomorfológico.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
- A Geomorfologia e seu objeto de estudo. As relações da Geomorfologia com outras ciências, em particular a Geologia. A Fotogeologia como técnica de reconhecimento e de associação das diferentes formas de relevo com seus prováveis condicionantes litológicos e estruturais. A Fotogeologia como ferramenta auxiliar no mapeamento geológico e geomorfológico.
- Processos endógenos e formas do relevo. Morfologia global e tectônica. Teorias geomorfológicas. Pediplano, peneplano, etchplano.
- Formas de relevo em limites de placas e em contexto intraplaca. Orógenos colisionais e intraplaca, plateaus, grandes zonas de falhas transcorrentes e feições associadas, rifts continentais, bacias cratônicas interiores e marginais e sua expressão fotografias aéreas, imagens orbitais pancromáticas, de radar e modelos de terreno.
- Formas de relevo relacionadas com a atividade magmática intrusiva e extrusiva. Morfologias vulcânicas, de lavas (ácidas, intermediárias e básicas), de diques, de intrusões de rochas graníticas, alcalinas e básico-ultrabásicas, e sua expressão fotografias aéreas, imagens orbitais pancromáticas, de radar e modelos de terreno.
- Processos exógenos e formas do relevo. Formas de relevo resultantes do intemperismo físico e químico. Reconhecimento de formas e relevo resultantes de intemperismo em fotografias aéreas, imagens orbitais pancromáticas, de radar e modelos de terreno.
- Processos em encostas, seus produtos, formas de relevo associadas e sua expressão em fotografias aéreas, imagens orbitais pancromáticas, de radar e modelos de terreno.
- Processos fluviais, morfologias fluviais, padrões de drenagem e seus reconhecimentos em fotografias aéreas, imagens orbitais pancromáticas, de radar e modelos de terreno.
- Processos eólicos, morfologias associadas e seu reconhecimento em fotografias aéreas, imagens orbitais pancromáticas, de radar e modelos de terreno.
- Processos glaciais e periglaciais, morfologias associadas e seu reconhecimento em fotografias aéreas, imagens orbitais pancromáticas, de radar e modelos de terreno.
- Processos costeiros, morfologias associadas e seu reconhecimento em fotografias aéreas, imagens orbitais pancromáticas, de radar e modelos de terreno.
- Mudanças climáticas globais, sua influência nas formas de relevo. Infuência antrópica nas mudanças das formas de relevo.
- Tectônica, soerguimento e denudação. Evolução de longo prazo do relevo. Reconhecimento de superfícies aplainadas em fotografias aéreas, imagens orbitais pancromáticas, de radar e modelos de terreno.
- Geomorfologia planetária. O uso de imagens orbitais e de radar no reconhecimento de feições morfológicas em planetas exteriores e interiores.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso será desenvolvido com base em aulas teóricas e práticas.
Critério
A avaliação do desempenho do aluno na disciplina será feita mediante a aplicação de provas.
Norma de Recuperação
A Nota final será calculada conforme a seguinte fórmula: Nf = (Ma + Nr)/2;
Ma = média final da disciplina; Nr = nota da prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Lillesand, T. M. & Kiefer, R. W., 1987. Remote sensing and image interpretation. John Wiley & Sons (2nd ed). New York, 721p.
Summerfield, M.A., 1991. Global Geomorphology. Harlow, Longman, 537p.
 

Clique para consultar os requisitos para 0440222

Clique para consultar o oferecimento para 0440222

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP