Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Geociências
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Geociências
 
Disciplina: 0440494 - Modelos Aplicados em Exploração Mineral
Applied Models in Mineral Exploration

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Transmitir ao aluno a conceituação teórica e prática sobre a utilização de modelos de diversos tipos aplicados aos trabalhos de exploração mineral em todas as suas fases. Modelos metalogenéticos / conceituais, modelos descritivos e exploratórios usados para dar sustenção a tomadas de decisão individual ou corporativa, com vista a descoberta de novos depósitos minerais. Assim como ministrar conceitos sobre modelos de negócios em mineração.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74257 - Colombo Celso Gaeta Tassinari
 
Programa Resumido
Conceitos de Modelos, Classificação de depósitos minerais e distribuição nos ambientes tectônicos e no tempo geológico. Aplicação de modelos em Exploração Mineralo, Modelos descritivo, conceitual, numéricos. Utilização de atributos geológicos e geoquímicos (elementais e isotópicos) na construção de modelos exploratórios. Uso de modelos em avaliação de jazidas e modelos negociais em mineração.
 
 
 
Programa
1. Introdução teórica sobre modelos, definições, usos e aplicações. Fases de empreendimento de mineração. 2. Classificação de depósitos minerais. 3. Distribuição de depósitos minerais no espaço e tempo, ambientes tectônicos e litológicos. 4. Modelos descritivo, conceitual e numérico. 5. Uso de atributos geoquímicos elementais e isotópicos na construção de modelos exploratórios. 6. O negócio de mineração. Modelos e conceitos. 7. Uso e elaboração de mapas metalogenéticos e previsionais e avaliação de potencial metalogenético regional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
aulas teórica, aulas práticas e trabalhos individuais.
Critério
A avaliação será feita através de apresentação de seminário, apresentação de trabalhos teórico-práticos individuais e de participação nas discussões dos tópicos abordados.
Norma de Recuperação
A notal final de recuperação será feita através da somatória da nota final obtida no curso com a nota da prova de recuperação dividida por dois.
 
Bibliografia
     
COX, D.P. & SINGER, D.A. (1992), Mineral deposit models USGS Bulletin, 1693, 379p. -Referências adicionais serão fornecidas a cada aula ministrada.
 

Clique para consultar os requisitos para 0440494

Clique para consultar o oferecimento para 0440494

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP